Dons Espirituais Estudo Bíblico | Pregador Manasses

Dons Espirituais – Estudo Bíblico

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. (1 Coríntios 12:1)

O que é dom? A palavra dom significa: Graça recebida de uma divindade, poder de realizar algo bom ou ruim, aptidão, habilidade.

O Apóstolo Paulo recomenda que a igreja tenha conhecimento dos dons espirituais. Um grupo de soldados que não sabe que tem armas a sua disposição é fraco.

Assim também a igreja que não faz uso dos dons espirituais por não conhecer. Ou pior, usa tudo errado por não saber o propósito de cada dom.

Todo cristão, seja novo convertido ou não, pode receber dons espirituais da parte de Deus. Porém, não podemos ser egoístas quanto aos dons, querendo ser o único a ter dons, ou ser reconhecido pelos dons, mas não reconhecer ninguém. Por isso diz:

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1 Coríntios 12:7)

Ou seja, se Deus ver que você tem segundas intenções com os dons, como maldade, malícia ou pura vaidade; então você não terá os dons. Pois eles são dados para que tenham utilidade. (1Co 12:7).

A lista dos dons que Paulo fala nos dá um total de 9, assim como são 9 gomos do fruto do Espírito (Gl 5:22).

Estes dons são os famosos dons espirituais. É importante saber que existem dons ministeriais e dons comuns a todo cristão.

Os dons ministeriais conhecidos também como dons de serviço são listados em Efesios 4:11. E os dons comuns a todo cristão estão espalhados pela bíblia:

Estes dons são gerais, todo cristão pode receber e usufruir.

Mas os dons espirituais, que são da responsabilidade do Espírito Santo, portanto uma manifestação do Espírito, são estes:

  1. Palavra de sabedoria
  2. Palavra de conhecimento
  3. A Fé
  4. Dons de curar
  5. Operação de maravilhas
  6. Profecia
  7. Discernimento de espíritos
  8. Variedade de línguas
  9. Interpretação das línguas

Quando analisados, percebemos que são 3 grupos ou 3 classificações, ou ainda 3 categorias. São elas:

1 – Dons de poder:

  • A fé (Dn 3:17,18)
  • Dons de curar (Mt 12:22)
  • Operação de maravilhas (Jo 6:19)

2 – Dons vocais, ou dons da fala:

  • Dom de Profecia (At 21:9. 1Co 14:3)
  • Variedade de línguas (1Co 14:2)
  • Interpretação das línguas (1Co 14:5)

3 – Dons de revelação ou conhecimento

  • Palavra do conhecimento (Gn 41:25-32).
  • Palavra de sabedoria (Gn 41:33-38).
  • Discernimento de espíritos (Jz 6:22. Jo 20:12. At 5:3,4 .At 16:16-18.).

Não podemos querer inventar dons que não estão e nem são ensinados na bíblia. Como por exemplo; dom de visão, dom de sonhos, ou dom da palavra. A bíblia não fala disso, mas amaldiçoa aqueles que tentam acrescentar coisas no texto sagrado. (Ap 22:18,19. Dt 12:32).

Ora, qualquer manifestação do Espírito Santo que é desconhecida, deve ser analisada para ver se ela se encaixa em alguns desses dons espirituais que a bíblia apresenta.

Por isso, não há dom da palavra para pregar. Porque falar ao público é uma habilidade que qualquer pessoa pode adquirir pelo seu próprio esforço.

Quem quiser pregar deve estudar, meditar e aprender para então cumprir a ordem do Senhor de anunciar o evangelho. (1Tm 4:13. Js 1:8. Ex 4:10).

Também não existe dom de sonhos para sonhar, ou para interpretar sonhos. Quem pratica a oniromancia (arte de interpretar sonhos) e colocam significados para quaisquer objetos nos sonhos são os feiticeiros e macumbeiros.

Sobre os dons espirituais, podemos busca-los em oração. A bíblia diz:

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. (1 Coríntios 12:31)

Se você tem compaixão pelos enfermos, e esta indignado com tanta gente boa sofrendo com doenças, então busque a Deus em oração pelo dom da cura. Como Cristo fazia, veja:

A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.
Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. (Lucas 5:15,16)

Veja que as multidões procuravam Jesus para serem curadas. Ele sabendo disso, certamente movido de íntima compaixão, se retirada primeiro para orar a Deus e buscar poder. E então voltava, e este era o resultado, leia:

E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava ali para os curar. (Lucas 5:17)

Que o Senhor te use com poder, que o Espírito Santo manifeste em tua vida através de dons espirituais para glória de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies