O Que É A FÉ – Estudo Bíblico

O Que É A FÉ

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hebreus 11:1)

O que é fé? Antes que você dê uma resposta errada, já afirmo logo que FÉ NÃO É:

  • Acreditar
  • Confiar
  • Ter esperança
  • Ou coisas parecidas

Agora deu um nó na sua cabeça. É importante saber exatamente o que é fé, para que você possa como cristão fazer o uso correto da fé.

Por que a fé não é acreditar e nem confiar? Ora, porque acreditar exige um alvo concreto e tangível. Mas a fé, vai além por crer no que não se vê.

Por que a fé não é esperança? Porque a própria bíblia faz distinção entre ambas, uma coisa é fé, outra coisa é esperança. (1Co 13:13).

O autor aos Hebreus não esta dando uma definição isolada sobre fé em Hb 11:1. Mas ele esta concluindo o raciocínio do capítulo 10.

A pergunta é: Qual foi o raciocínio do capítulo 10?

Ora, ele esta ensinando como o sacrifício perfeito e único de Jesus nos salva e perdoa todos os nossos pecados, de maneira que não é mais necessário nenhum outro sacrifício para tal (Hb 10:14-18).

E nos encoraja a entrar no santo dos santos pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho… Isto é, a ter uma vida de plena comunhão com Deus. Isto é, podemos viver tranquilos quanto a salvação, o perdão, a santificação que recebemos, por isso diz:

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hb 10:23)

E por fim exorta fortemente a não viver em pecado (Hb 10:26-30). E usa como testemunho as tribulações, dificuldades e perseguições que eles passaram, como prova da sua perseverança, a qual deve ser mantida sabendo que Cristo vem. (Hb 10:37).

E não somente isto, mas ele volta ao raciocínio básico, que é guardar a fé na morte de Cristo, que isto nos salva, e se nos salva, devemos viver em novidade de vida;

Não retrocedendo a vida anterior que leva a perdição, mas avançado para esta nova vida com Cristo, para salvação. E isto só é possível pela fé nos resultados que o sacrifício de Jesus causou diante de Deus por nós. Por isso diz:

Nós, porém, não somos daqueles que retrocedem para perdição, mas daqueles que creem para conservação da alma. (Hb 10:38).

E assim fica uma pergunta no ar. Será que alguém conseguiu viver dessa maneira? Quero provas disso!

Então começa o capítulo 11 explicando que a fé é tanto no futuro quanto no passado, por isso os heróis do antigo testamento alcançaram testemunho de fé, porque acreditavam no Messias que viria… Enquanto nós cremos no Messias que já veio.

Ele diz:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,…” (Hb 11:1a)

Isto é, os heróis da fé acreditavam na salvação que o Messias, a semente da mulher, haveria de trazer. Por isso viveram conforme essa fé. Mas ele também diz:

“…e a prova das coisas que se não vêem.” (Hb 11:1b).

Isto é, nós agora devemos crer no Messias que já veio, cujo sacrifício já foi feito, não resta mais oferta pelo pecado, pois este sacrifício foi perfeito e portanto sem repetição.

De maneira que nada muda no caminho da fé, devemos andar como andaram os heróis do antigo testamento.

Eles creram, porém, na sombra, algo que ainda esperavam, mas nós hoje cremos no que não vemos, porque Cristo já subiu ao céu, o túmulo esta vazio. Mas a nossa fé é para nós a prova de que ele morreu e ressuscitou.

Portanto, o que é fé afinal?

Fé é somente em Jesus para salvação. Ou seja, a fé é em Jesus para perdão, santificação, participação no corpo de Cristo, remissão, redenção e expiação, como também comunhão com Deus.

Isto é, fé de que Jesus pela sua morte nos salva. E se nos salva, somos filhos de Deus. E se somos filhos de Deus, participamos das promessas de Deus, e assim a bíblia se torna o livro do Pai (Deus) para seu Filho (Você).

Por isso, tudo que esta neste livro santo, é útil para você, porque vem do seu Pai (Deus) para ti. (2Tm 3:16,17).

E se temos as promessas, somos curados e sarados, porque Cristo é o modelo de Filho de Deus que você deve se tornar pela fé, e se Cristo não tem enfermidades, logo pela fé, você pode alcançar a cura e tudo mais que Cristo, nosso modelo, te dá direito. (Is 53:4).

Assim como Cristo sofreu pelos irmãos por vários motivos, assim também nós, muitas vezes, sofremos porque somos imitadores de Cristo até no sofrimento. (1Jo 3:16).

Isto é fé, a crença somente em Cristo, na sua palavra, no que Ele fez por nós, para receber todos os benefícios que sua morte nos traz, e que são muitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies