O Cristão e as Finanças – Estudo Bíblico

O Cristão e as Finanças

A bênção do Senhor é que enriquece; e não acrescenta dores. (Provérbios 10:22)

Uma vez sendo seguidores de Cristo, recebemos de Deus muitas bênçãos, começando pelas espirituais e indo até as bênçãos materiais. (Sl 112:1-3).

Somos abençoados começando pela salvação e chegando até a cura de enfermidades (Is 53:4), desde os dons espirituais e chegando até aos talentos seculares. (Dn 1:17).

E uma das áreas onde Deus também nos abençoa é a financeira. (1Re 3:13. 2Sm 6:11. Ex 23:25. Is 1:19).

  •  Você Não pode ter medo de ser abençoado financeiramente.
  •  Você Não pode ter inveja de quem Deus abençoa financeiramente.
  •  Você Não pode julgar pecador todos aqueles que são abençoados financeiramente.

Devemos lembrar-nos de Jó, o homem mais rico e o mais temente a Deus (Jó 1:1-3). Ou mesmo Abraão, homem muito rico e cheio de fé em Deus, tanto que é chamado pai da fé.

Devemos lembrar-nos de José, que Deus tirou da escravidão, depois tirou da prisão e o fez assentar entre os príncipes e o enriqueceu, e não somente isto; Deus ainda multiplicou suas riquezas abundantemente e ele comprou toda a terra do Egito para Faraó, mesmo em meio a uma grande fome. Enquanto todos empobreciam por causa da fome, José prosperava, porque o Senhor era com ele. (Gn 47:20).

É importante reconhecer que tudo é de Deus. (Sl 24:1). Incluindo o dinheiro que passa por nós, é dom de Deus para nós. Como disse Davi: Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos. (1 Crônicas 29:14).

Sendo assim, temos a responsabilidade de cuidar bem das coisas que Deus nos dá, porque não são nossas, mas são de Deus e por isso devem ser bem cuidadas.

  •  Você precisa cuidar bem da sua casa.
  •  Você precisa cuidar bem do seu trabalho.
  •  Você precisa cuidar bem de tudo que tem, desde objetos, eletrônicos e até os móveis da sua casa.

Porque somos como mordomos de Deus. (Lc 12:42). Deus com toda certeza, quer te abençoar financeiramente. (Gn 12:3. Dt 28:1,2. 2Co 9:8-10).

Pois não há um único caso na bíblia, de alguém que foi empobrecido por Deus até o fim de seus dias. Pelo contrário, temos muitos casos de pessoas que foram de várias formas, enriquecidas por Deus, porque andavam com Ele.

E até mesmo Jó, a quem Deus permitiu o inimigo destruir tudo que tinha, o próprio Deus fez questão de lhe dar tudo em dobro;
E não somente isto, mas deu também muitos anos de vida a Jó para que ele desfrutasse da riqueza dobrada. (Jó 42:10,16).

Logo, sim, podemos afirmar, nas palavras de Paulo, que é vontade de Deus, isto é, vontade permissiva, que você cresça financeiramente para poder abençoar mais e mais a obra de Deus.

Veja: Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça; (2 Coríntios 9:10).

Paulo diz que Deus multiplicará a vossa sementeira, isto é, Deus abençoará o vosso trabalho para que vocês tenham melhores condições para contribuir mais e mais. Isto é o princípio ensinado em Malaquias 3:10, sobre a bênção do dízimo.

Paulo fala disso resumidamente aos Efésios dizendo: Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade. (Efésios 4:28)

Quer dizer, TRABALHE! Para não ser um necessitado. TRABALHE! Para ter condições de ajudar os necessitados. Porém, isto é da vontade permissiva de Deus. Ou seja, Deus permite que você cresça financeiramente.

Significa que se você quiser crescer e melhorar um pouco mais de vida, o teu Deus não vai impedir, pelo contrário, Ele vai te ajudar. Você só não cresce se não quiser. E para que essa vontade permissiva de Deus seja válida na sua vida, você precisa fazer a sua parte, que se resume em 3 coisas:

1. Colocar Deus em primeiro lugar em tudo na vida e em todas as áreas. Manter um relacionamento com Deus, onde Deus é o foco. (Mt 6:33).

2. Cuidar de tudo que Deus te dá. Bens, dons e talentos. Sabendo que prestará contas depois. (Mt 25:19. Rm 14:12).

3. Trabalhar honestamente, lembrando que Deus deu ao homem apenas 1 dia pra descansar que é o sábado, e 6 dias para trabalhar.

Pois Deus não se agrada de preguiça. (Pv 6:6). A pergunta é: Você quer crescer financeiramente? Se queres, então deve se lembrar que Deus te abençoa financeiramente com um propósito! É para que você ajude o próximo e contribua mais com a obra de Deus.

  • E se queres crescer financeiramente. Temos 3 perguntas:
  •  Você tem colocado Deus em primeiro lugar na tua vida?
  •  Você tem cuidado bem de tudo que Deus te dá?
  •  Você trabalha honestamente ou vive falando mal da empresa e trabalhando mal para se vingar do patrão?

Coloque Deus em primeiro lugar, Trabalhe muito, e cuide de tudo que você tem, pois vem de Deus. Procure aprender a cuidar do dinheiro que Deus te dá.

Cuidar do dinheiro não se resume a gastar com consciência. Mas sim, procurar aprender um pouco mais de finanças, economia doméstica, para ser mais educado financeiramente e multiplicar os talentos que Deus te deu.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies