O Dízimo Garante a Bênção de Deus? | Malaquias 3.11

E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. (Malaquias 3:11).

O Dízimo Garante a Bênção de Deus?

Se você congrega em uma igreja que prega o dízimo, já deve estar cansado de ouvir, que ao entregar o dízimo, Deus irá abençoar sua vida. O problema é: Isto não é fazer troca com Deus?

Vivemos dias, onde muitos saíram da igreja, por causa do dízimo. E elas podem dar a desculpa que quiserem; pode falar que é culpa do pastor, da administração, etc e etc.

Mas o motivo é sempre o mesmo: Deixaram a avareza dominar seus corações e decidiram servir a mamom. E não rejeite essa palavra agora, pois a bíblia diz:

Pobreza e afronta virão ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. (Pv 13:18).

E Sim, é esse o motivo de sempre. Pois se você saiu da igreja porque suspeitou que lá tinha roubo, ok, mas se não fosse avarento, teria procurado uma igreja correta para continuar honrando ao Senhor com seus bens. (Jr 17:9. 1Tm 6:10. Pv 3:9).

Ou seja, se aproveitou que na sua igreja tinha um erro, e esta usando isto como desculpa até hoje para não ser membro em igreja nenhuma, e não ter a responsabilidade de ser dizimista.

Em outras palavras, seu problema não é com dízimo, nem com igreja, nem com pastor… Mas sim com sua avareza que te faz fugir de qualquer responsabilidade que mexa com seu dinheiro.

Você seria capaz de doar um rim, só para não dar 10% do seu salário.

E muitos que usam o dízimo como desculpa, porque na verdade, pensaram que ser dizimista é ganhar na loteria, e só entregaram o dízimo com o objetivo de ter atendidos seus desejos, que não são de Deus, como diz Tiago:

Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4:3)

Ou seja, você orou, fez campanha, e Deus não atendeu. Porque seu desejo é mal ou porque você é tão infantil que não aceita não como resposta, ou ainda tão desocupado que não consegue esperar o tempo de Deus.

Então você apelou para o dízimo, e também não recebeu. E agora fica aí, criticando todo mundo e blasfemando.

E tudo isso você fez, porque esta sendo guiado pela avareza, e por isso saiu da igreja, e finge ser cristão em casa. (Sl 122:1. Mt 16:18. Mt 18:17. At 3:1).

E outros ainda dizem que ao invés de dar na igreja, ajudam os pobres com seu dízimo, mas Deus esta te vendo rebelde. (Nm 18:21. Pv 15:3. 2Pe 3:16).

Tudo isso é por causa da sua avareza, você se entregou a ela, e servindo a mamom luta contra Deus, luta contra a palavra, luta contra os pastores e morre de raiva do Malaquias. Já dizia Jesus:

Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. (Lucas 12:15). E Paulo diz que avareza é idolatria, porque é servir a mamom. (Cl 3:5).

Olhe para dentro de si, se é que tens coragem. E veja se não é nos bens materiais que seu coração esta focado. Ah se você soubesse que este é o motivo da prosperidade nunca chegar para ti. Como a bíblia diz:

Uns dão com generosidade e têm cada vez mais; outros retêm mais do que é justo e acabam na pobreza. (Provérbios 11:24)

Agora responderei a pergunta que me fizeram: Pregador Manassés, porque às vezes damos o dízimo e parece que não somos abençoados? Afinal, o dízimo garante a bênção ou não? Como funciona?

É simples. O ato de devolver o dízimo não é uma garantia de bênção imediata! Porque isto seria claramente uma compra, ou uma troca. E assim:

  • Ninguém seria dizimista por honra ao Senhor;
  • Ninguém seria dizimista por amor a obra de Deus;
  • Ninguém seria dizimista por temor e obediência a santa palavra;

Mas todos seriam dizimistas, por interesse, e a igreja não passaria de um bando de materialistas que colocam o dinheiro acima de Deus, pois com ele podem comprar as bênçãos do Senhor.

Pois a avareza nada mais é, do que o desejo dos prazeres, do conforto dos bens, na tentativa de fazer da vida uma festa, alguém que só pensa nessa terra e esquece o céu. E a bíblia diz:

O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá. (Provérbios 21:17)

Mas Deus esta dizendo que vai abençoar, e aí? (Ml 3:11). Sim, porém é preciso entender a bênção de Deus, pois o que Ele promete é:

  • Abrir as janelas do céu
  • Repreender o devorador, para que não consuma os produtos da terra,
  • Não deixar que as suas videiras nos campos fiquem sem frutos, (Ml 3:10,11).

Todas essas coisas, os homens não podem fazer. A bênção de Deus sobre a vida do dizimista é: O SENHOR irá agir naquilo que você não pode fazer! O impossível.

Agora, aquilo que você pode fazer, faça, trabalhe! (Pv 6:10,11. Ec 9:10).

Afinal, quem controla a chuva? Quem controla o devorador? Quem controla a quantidade de frutos? E isso tudo era literal para eles nos dias de Malaquias, mas hoje, para nós, é espiritual.

Abrir a janela do céu é chuva.

Chuvas falam de tempos e estações, é a providência de Deus no tempo certo para tua vida.

Então para de ser bobo, pensando que ao devolver o dízimo hoje, já vai chover amanhã. Pois quem controla a chuva é Deus e não você!

E é por isso, que dízimo é um ato de fé. Só devolve quem tem fé que Deus vai cumprir sua palavra e no tempo certo mandar as chuvas de providência.

Qual o exemplo do pai da fé? Ao entregar seu filho, que não tem nada a ver com dízimo, mas o princípio de entrega ao Senhor é o mesmo.

Ele disse: Deus proverá (Gn 22:8). Porque ele tinha fé na providência de Deus. E por isso disse: “e havendo adorado, tornaremos a vós.” (Gn 22:5). Ele sabia pela fé que Isaque voltaria com ele. (Hb 11:18,19).

Repreender o devorador,

No caso de Israel, tratava-se de um gafanhoto que destruía tudo. Mas no nosso caso, é espiritual. E qual a base para saber que é espiritual? Ora, a bíblia toda é proveitosa para nós. (2Tm 3:17).

Veja como Paulo mostra nas escrituras, que tudo é para nós, mesmo algo sobre bois, é para nós. (1Co 9:9,10). Veja também: (Rm 4:23,24. Rm 15:4. Lc 24:45. 1Co 10:11).

E para nós, o devorador é uma entidade maligna, cujo único objetivo é destruir nossa vida financeira, pois faz parte dos planos do inimigo, enquanto Deus quer lhe dar uma vida abundante. (Jo 10:10).

Deus usa essa linguagem quando diz que vai acabar com a prosperidade de Nínive. (Naum 3:16).

Pois a opinião de satanás sobre o homem, ainda que este seja santo, honesto e justo como Jó, é:

Não é verdade que tu mesmo puseste uma cerca ao redor dele, da sua casa e de tudo o que ele tem? Abençoaste a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicaram na terra.
Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele tem, para ver se ele não blasfema contra ti na tua face. (Jó 1:10,11)

Para satanás não importa quem você é. Ele alega que você só serve a Deus em troca de alguma coisa. Por isso, para provar, ele vai atacar sua vida financeira, para provar que você não serve a Deus de coração.

Sendo assim, repreender o devorador quer dizer que Deus irá frustrar os planos de satanás, para que ele não destrua o fruto do seu trabalho. Porém, você só terá fruto se realmente trabalhar dignamente, ou seja, se você é assalariado, a bíblia diz:

Quanto a vocês, servos, obedeçam a seus senhores aqui na terra com temor e tremor, com sinceridade de coração, como a Cristo,
não servindo apenas quando estão sendo vigiados, somente para agradar pessoas, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus. (Efésios 6:5,6)

Ser dizimista não te dá liberdade de ferir outros princípios da palavra de Deus. Pois quando há pecado, o Senhor costuma bloquear a chuva. (Dt 11:16,17. 1Re 17:1).

Mas ser dizimista fiel, prova que você não serve ao dinheiro e nem serve a Deus por trocas, mas de coração, e por isso o Senhor irá te abençoar, como ele mesmo diz que honrará aos que lhe honram. (1Sm 2:30. Pv 10:22. Ag 1:9).

Não deixar que o fruto da vide seja estéril.

Significa que o Senhor não vai deixar faltar nada na sua mesa, nem na sua casa. Como diz: encherão os teus celeiros. (Pv 3:9. Mt 6:31-33. Fl 4:18,19).

Enfim, o dízimo garante a bênção de Deus? Com certeza, dentro de algumas condições.

  • Se você entende o que é dízimo e porque esta devolvendo, conforme tudo que te expliquei.
  • Se você tem coração de adorador, e dá com alegria, sabendo que esta honrando ao Senhor. (2Co 9:7).
  • Se você não esta de olho nas bênçãos materiais, como fazem os avarentos, mas confia que Deus irá mandar a chuva quando for preciso. (Mt 6:33).
  • Se você não esta ferindo outros princípios da palavra de Deus, como por exemplo no que diz respeito ao trabalho, ao amor, a justiça, a misericórdia e a fé. (Mt 23:23).
  • Se você entende que não tem autoridade para administrar seu dízimo, mas que o Senhor o deu aos sacerdotes para administrarem. (Nm 18:21).

Os ímpios podem dizer: Sou abençoado e não sou dizimista! Esse tal não entendeu nada. Porque a bênção de Deus não tem nada a ver com aquilo que os ímpios desejam e alcançam pela sua cobiça. (Mq 2:2,3).

Pois o dizimista fiel não é alguém que cobiça tudo nesta terra, antes olha para o céu (Cl 3:1-3), pois os avarentos querem medir o reino de Deus pelo dinheiro e querem pesar os resultados de tudo na vida pelos dízimos e ofertas.

Pois para eles, tudo gira em torno do dinheiro. Tanto é, que não falam de outra coisa sem envolver o seu deus mamom.

Como disse Paulo:

Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. (2 Timóteo 4:3,4)

Que o Senhor liberte os que são seus (2Tm 2:19. Na 1:7. Ml 3:1-4).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies