Não Entristeçais o Espírito Santo | Estudo Bíblico parte 5

Não Entristeçais o Espírito Santo! Essa é a última parte do nosso estudo, que visa conhecer melhor o Espírito Santo de Deus. É o que muitos não percebem, querem ser cheios, querem ser batizados, mas não se dão conta de que estão constantemente entristecendo o Espírito Santo.

Você pode acompanhar as mensagens em vídeo pelo nosso canal, como também pelo Telegram. E ainda conferir as mensagens anteriores, aqui no site:

Não Entristeçais o Espírito Santo

Não Entristeçais o Espírito Santo

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30).

Se queremos conhecer o Espírito Santo, se queremos ter maior experiência com Ele, precisamos aprender a se relacionar com Ele, para que possamos nos aproximar e desfrutar de sua doce presença em nossa vida.

Assim como tudo nessa vida tem um “preço”, o relacionamento com o Santo Espírito de Deus também requer de nós que renunciemos a tudo aquilo que possa entristecer o Espírito Santo de Deus.

Pois ele sendo uma pessoa, ao se entristecer, significa que irá se afastar de nós pouco a pouco. Davi sabia disso, logo rogou ao Senhor, não retires de mim teu Espírito Santo (Sl 51:11).

Você acha que é possível receber o batismo com Espírito Santo, ao mesmo tempo que você vive entristecendo o Espírito e afastando ele de você?

Seguindo todo o contexto de Efésios 4; Podemos entristecer (e consequentemente afastar) o Espírito Santo quando:

  • Andamos como os gentios (4:17-19),
  • Deixamos o velho homem dominar nossa vida (4:22-24),
  • Falamos mentiras (4:25),
  • Deixamos a raiva crescer em nós (4:26-27),
  • Pegamos algo que não nos pertence (4:28),
  • Falamos palavras torpes (4:29),
  • Quando temos amargura (4:31),
  • Quando não perdoamos os que nos ferem (4:32),
  • Quando cometemos imoralidade sexual (5:3-5).

Fica claro, que entristecer o Espírito Santo é agir de uma forma pecaminosa, quer seja em pensamento e ação, ou em pensamento apenas.

E na bíblia, vimos homens que fizeram isso, até ao ponto em que o Espírito Santo se retirou da vida deles, como Sansão (Jz 16:20) e Saul (1Sm 16:14), no caso do rei Saul, o Espírito se retirou dele para sempre, pois não houve da parte dele humilhação e arrependimento. Diferente de Sansão, que se humilhou e se arrependeu, porém, ele precisou chegar ao fundo do poço para tal.

Veja que Saul foi cheio do Espírito Santo (1Sm 10:6), e por vezes, deixou ser guiado pelo Espírito de Deus (1Sm 11:6). Mas o que fica evidente, é que o Espírito Santo não nos obriga a nada, nem nos força a fazer a vontade do Senhor. Ele é manso e suave, apenas nos mostrando o caminho para o centro da vontade de Deus, porém, mesmo assim, nós temos a opção de não ouvir nem obedecer a voz do Espírito, assim como fez o rei Saul (1Sm 13:13).

Se você quer ter experiências com o Espírito Santo de Deus, precisa deixar com que Ele guie sua vida! Se quando pecamos, entristecemos o Espírito, então quando acertamos, alegramos o Espírito!

Faça o que é reto, o que é bom, justo e honesto, e o Espírito Santo ficará alegre, e que se cumpra em você, a palavra que diz: A alegria do Senhor é a vossa força! Ne 8:10.

Amém.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com