Quem Recebe o Espírito Santo? | Estudo Bíblico Parte 3

Quem recebe o Espírito Santo? Como você sabe que Ele esta em sua vida? Pois se o Espírito Santo esta em sua vida, então porque você ainda não recebeu o batismo com Espírito Santo? Será que é algo só para alguns e outros não? Nessa parte do estudo, vamos tratar exclusivamente dessa questão, quem recebe o Espírito Santo, ou quem tem o Espírito, como ele vem morar em nós?

Você pode conferir todas as mensagens na playlist do canal. Você também pode acompanhar pelo canal no Telegram. Caso tenha perdido os estudos anteriores, veja links abaixo:

Quem é o Espírito Santo. Parte 1. O Espírito Santo é Deus. Parte 2.

quem recebe o Espírito Santo

Quem recebe o Espírito Santo?

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Atos 2:38)

Quem pode receber o Espírito Santo? Ou quando exatamente ele vem habitar em nós? E como saber quem tem o Espírito Santo de Deus na vida? (Jo 20:22)

Devemos lembrar que o Espírito Santo é uma pessoa. Em At 13:2 por exemplo, vemos que o Espírito Santo fala e ordena, ele manda na igreja!

E não somente isto, mas o Espírito Santo é Deus. Em At 5:3,4 vemos claramente que Ananias mentiu ao Espírito Santo, e Pedro diz que ele mentiu para Deus! A conclusão é que o Santo Espírito é Deus!

Assim sendo, não somos nós que “temos” o Espírito Santo, mas é Ele que tem a nós! Você não pode ter mais do Espírito, mas o Espírito pode ter mais de você, e isto é o que Paulo quer dizer, quando declara: “…enchei-vos do Espírito” Ef 5:18.

Então, como posso receber o Espírito Santo em minha vida?

Ao final de sua pregação, Pedro deixa bem claro que a primeira coisa a fazer é se arrepender dos seus pecados! At 2:38. Isso não é simplesmente ficar triste por causa do pecado, mas é sim, ficar indignado com sua vida pecaminosa, ao ponto de DECIDIR MUDAR de uma vez por todas, para viver em santidade! At 2:37.

Jesus disse: Se o teu olho te faz pecar, arranca-o e atira para longe de ti… Mt 18:9. Essa é uma forma de mostrar o que é arrependimento verdadeiro, você fica completamente indignado com o pecado, repudiando-o como quem repudia uma barata, desprezando o pecado, como quem despreza estrume.

Desejando de forma radical ficar longe de tudo que é pecado ou possa te fazer pecar.

Aquele que se arrependeu de verdade, renuncia imediatamente tudo que tiver cheiro de pecado, mesmo que não seja, por amor a Cristo!

Se você esta disposto a mudar sua vida por amor a Cristo, significa que você esta aceitando a Cristo, então receberá o dom do Espírito Santo!

É no exato momento que você aceita a Cristo, que o Espírito Santo vem habitar em você. E muitas vezes, a pessoa aceita a Cristo muitos meses depois de ter levantado a mão em resposta ao apelo! Pois aceitar a Cristo é impossível sem se arrepender dos seus pecados e mudar de vida.

Você pode levantar a mão e dizer que aceita, como também frequentar a igreja, mas se não houver em você essa experiência do arrependimento, significa que você apenas foi convencido pelo homem, mas não foi ainda convertido!

Não podemos esquecer jamais, que o Espírito Santo é Deus, ele tem vontade própria. Ninguém controla o Espírito Santo, pelo contrário, é ele quem controla você!

Portanto, se você de fato aceitou a Cristo, tens já o Espírito Santo controlando sua vida, e está pronto para receber o batismo com Espírito Santo! Pois o Espírito Santo que habita em nós, nos conduz por um caminho de santidade. 1Pe 1:15. 1Co 6:17. Gl 5:25. Jo 3:6.

E o teste é simples; olhe para você mesmo, existe em você preocupação em fazer o que é certo? Ou você faz coisa errada o tempo todo sem nenhum ressentimento? Quem vive despreocupado com santidade, como poderá receber o Espírito SANTO?

O que você acha que Jesus quer dizer quando fala: Arrependei-vos Mt 4:17! Pensou que era só dizer “sim” e pronto, vira membro? Por isso nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no reino! Mt 7:21. Pois não existe arrependimento de palavras, apenas de ações. Mt 3:8 e 7:20.

Se arrepender é como se preparar para mudar de casa, indo morar em outro estado! Você faz as malas, e aceita que ficará longe dos velhos amigos, da velha rotina e terá que fazer novos amigos e nova rotina! 2Co 5:17.

Você quer ser batizado com Espírito Santo? Esteja pronto para se arrepender, e isso é contínuo em nossa vida, a cada novo pecado, um novo arrependimento!

Quem recebe o Espírito Santo? Quem se arrepende. Oremos por uma conversão verdadeira; Como fez Davi Sl 51:10.


Esboço: A Identidade do Espírito Santo

Pregação: Como Ser cheio do Espírito Santo.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

3 Comentários

  1. Pingback: Impossível o Cristão não Produzir o Fruto do Espírito | Estudo Bíblico

  2. Pingback: Fé - Fruto do Espírito que Amadurece - Como Pregar a Palavra de Deus

  3. Pingback: Tornes a Ver e Sejas Cheio do Espírito Santo Atos 9.17 - Como Pregar a Palavra de Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *