A Importância do Batismo nas águas | Marcos 16.16

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. (Marcos 16:16)

A importância do Batismo nas águas

Todo novo convertido se depara com essa decisão. Ser ou não ser batizado nas águas. Afinal, qual a importância disso?

Nas palavras de Jesus no evangelho de Marcos, parece que o batismo coloca em cheque a salvação. Vamos entender isso.

Primeiro, o texto diz: Quem crê! E isso é o mais importante. (Ef 2:8). Pois é pela fé que recebemos a salvação, o perdão de pecados e o Espírito Santo. (Ef 1:13. 1Jo 1:9).

O batismo segue como anexo a fé, ou seja, quem crê, se converteu, abandonou a vida antiga e este certamente decidirá por se batizar. E nessa sequência a salvação esta implícita.

Porém, a condenação não é assim. Em nenhum lugar na bíblia diz: quem não crê e não for batizado já esta condenado. De maneira nenhuma. Mas a bíblia diz algumas vezes isto:

Quem não crê já esta condenado. (Mc 16:16. Jo 3:18. 3:36).

Ou seja, a condenação não vem por falta de batismo, mas vem por falta de fé (Lc 23:40-43). Em outras palavras, o batismo nas águas é um testemunho público de que você crê em Jesus e por causa disto, mudou sua vida, ou seja, se converteu aceitando seguir a Cristo.

Logo, o batismo não é para a salvação, mas para o salvo! O batismo é:

Um rito de passagem para entrar no corpo místico de Cristo, a igreja do Senhor. (Mt 16:18. Cl 1:24. Ef 5:23. 1Co 12:27).

Por que o batismo é importante?

  • Porque é uma ordenança de Jesus Cristo. (Mt 28:19).
  • Porque é símbolo da nossa união com Cristo. (Rm 6:4).

E por que só pode participar da ceia se for batizado?

Porque o cristão realmente convertido a Cristo, aquele que verdadeiramente abandonou sua antiga vida, e de fato, no seu coração, morreu para o mundo… Este cristão certamente irá desejar se batizar nas águas para fazer parte do corpo de Cristo.

Logo, um “cristão” que não quer se batizar, é alguém que não tem certeza ainda de sua conversão total. Portanto, não faz parte do corpo de Cristo, e por isso, não pode ter comunhão (ceia) com o corpo de Cristo que é a igreja.

Aliás, a ceia é a repetição do batismo nas águas. Pois nela lembramos a morte de Jesus, automaticamente, lembramos a nossa morte com Cristo. Como diz o apóstolo Paulo:

Descer nas águas é morrer com Cristo, subir das águas é ressuscitar com Cristo. (Rm 6:3-10).

Outrossim, hoje em dia existem questões cada vez maiores, devido muitos não se converterem totalmente por causa da fraqueza da pregação que ouviram, devido os oradores não se prepararem suficiente; e assim os ouvintes desejam continuar com um ou outro pecado e nisso insistem em se batizar. Como por exemplo;

Não estar casado no papel, ou seja, não é oficial, mesmo assim quer se batizar.

Se você se converteu a Cristo de verdade, assim como Zaqueu, irá desejar concertar sua vida como um todo e o mais rápido possível. Para não escandalizar o evangelho mas sim, servir dando um bom testemunho aos de fora.

Por isso, não podemos ceder a “pressão” de quem não quer mudar sua vida, mas quer se batizar para fazer parte da igreja, como se fosse uma seita.

Não basta ser convencido a igreja, é preciso ser convertido a Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies