Você Nunca Esteve Entre as 99 Ovelhas

Você Nunca Esteve Entre as 99 Ovelhas

Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la? (Lucas 15:4)

Sempre nos colocamos em uma das duas opções: Ou somos uma das noventa e nove no aprisco, ou somos a ovelha perdida. Porém, o problema é que: Não existem 99 ovelhas no aprisco. Não existem 100 ovelhas. Só existe1 ovelha, uma única que se perdeu. E tenha calma que vou explicar.

Pra começar, o texto se trata de uma parábola, uma narrativa imaginada, uma suposição. Veja como diz: “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas…” Não é uma história real, mas aponta para uma realidade espiritual incrível.

Que nos ensina um pouco sobre o amor do Pai, mostrando até onde Deus é capaz de ir para salvar um pecador! Em outras palavras, essa pequena parábola é um resumo simples do evangelho de Cristo.

A grande chave para entender a parábola, e principalmente o motivo pelo qual não existem as 99 ovelhas, esta nesse versículo: Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. (Lucas 15:7)

Ele chama as 99 ovelhas imaginárias de “justos”. E ainda diz mais: “não necessitam de arrependimento” Existe algum cristão que não necessita de arrependimento? Mesmo os que já estão na igreja, será mesmo que eles não necessitam de arrependimento?

Ora, sabemos que mesmo após andar com Cristo, ainda cometemos pequenas falhas e por causa disso, vivemos um  arrependimento diário. Afinal, quando um cristão verdadeiro que ama a Cristo, faz algo errado, logo se entristece por ter feito o que não agrada ao Senhor.

Então, essa tristeza o leva ao arrependimento, se cumprindo as palavras do Apóstolo Paulo: Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. (2Co 7:10).

E também Jesus falou para as Igrejas da Asia, os irmãos santos, que já conheciam a salvação, já eram crentes em Cristo, porém mesmo assim, Jesus disse para eles: Arrepende-te! (Ap 2:5,16. 3:3,19).

Porque o arrependimento faz parte da vida de todo cristão, uma vez que ainda não somos perfeitos. E por isso, Joãodiz: “…Se alguém pecar temos um advogado… O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado”. (1Jo 1:7 e 2:1).

Portanto, se as 99 ovelhas não necessitam de arrependimento, logo não podem nos representar. E indo mais longe o texto diz: “…noventa e nove justos…”
E sabemos que Justo, há somente um, JESUS CRISTO JUSTO! O cristão não é justo, mas sim justificado por Cristo, como quem recebeu um empréstimo de justiça. Mas por si só não é justo. Por isso diz: Não um justo, nenhum sequer (Rm 3:10)

Logo, o que Jesus esta falando em parábola é: Se houvessem 99 justos, se existissem 99 justos, ainda assim Deus iria atrás de mim de você, pecadores perdidos!

E é por isso que na parábola, o bom pastor não volta atrás dos 99. Porque eles não precisam do pastor, porque já são justos, não necessitam de arrependimento.

E na realidade, isso não existe! Jesus usou a figura de 99 justos, para mostrar que nem mesmo isso anula o amor de Deus por mim e por você. Em outras palavras: Ainda que existissem 99 pessoas mais justas, mais piedosas, mais fervorosas, mais fiéis, mais santas e melhores do que você…

Ainda assim Deus daria seu filho para salvar você!

Ainda assim Jesus desceria nessa terra para morrer por ti!

Ainda assim Deus iria te amar com a potência máxima do seu infinito amor

Nem 99 justos iriam impedir Deus de morrer por você, para te salvar. Pois alguém poderia dizer: Senhor, já tens aqui 99 que são ótimos, são justos do jeito que o Senhor gosta. Então porque perder tempo com aquele pecador?

E Jesus responderia: Porque o amo! E por amor eu irei até lá, pelos vales, montes e desertos e buscarei a minha ovelha até achar, não descansarei enquanto não a achar e a colocar sobre meus ombros, trazê-la para casa comigo e dar uma grande festa.

Esse é o amor de Cristo por ti. Celebremos e nos alegremos nesse amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies