Livro de Lamentações de Jeremias – Estudo Bíblico

Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. (Lamentações 3:21).

Livro de Lamentações de Jeremias – Estudo Bíblico

Lamentações de Jeremias traz para nós 5 poemas que expressam a dor do profeta Jeremias, o quanto ele chorou por Jerusalém. Este livro é também chamado de poemas de dor, e ainda, Pentateuco da dor.

Os poemas são todos acrósticos com exceção do capítulo 5. Isso significa que cada parágrafo começa com uma letra do alfabeto hebraico, seguindo a ordem. Este alfabeto possui 22 letras, por isso, os capítulos 1,2 e 4 possuem todos 22 versos igualmente.

Para mim, este livro deveria estar entre os poéticos da bíblia sagrada, ao lado de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos. O capítulo 5 não é um acróstico, é uma oração, embora tenha também 22 versos.

O capítulo 3 também é acróstico, mas não possui 22 e sim 66 versos. Ele começa com uma letra do alfabeto a cada 3 versos na nossa bíblia. E isto acontece por falta de atenção ou para não deixar os versos enormes. 22×3=66.

Jeremias escreveu 5 poemas, porque me parece que é um costume judeu equalizar as coisas com a lei do Senhor, que possui 5 partes. Assim como os 5 nomes de Deus (Is 9:6), as 5 pedras que Davi pegou (1Sm 17:40), como os Salmos possui 5 divisões, os 5 ministérios de Cristo (Ef 4:11) entre tantas outras coisas que são 5, lembrando o Pentateuco.

Foi em 9 de Abib do ano 586 a.C que a Babilônia destruiu Jerusalém, nesta mesma data, 9 de Abib, o general Tito destruiu Jerusalém novamente no ano 70 d.C e por isto, todos os anos nesta data, muitos judeus fazem a leitura do livro de lamentações de Jeremias.

·         O capítulo 1, fala da tristeza de Jerusalém.

·         O capítulo 2, fala do castigo de Jerusalém.

·         O capítulo 3, fala de arrependimento e esperança.

·         O capítulo 4, narra o sofrimento do cerco.

·         O capítulo 5, é uma oração pedindo misericórdia ao Senhor.

 Para entender melhor o livro, é importante ler na bíblia a história de como Babilônia destruiu Jerusalém em 3 fases, levando judeus cativos em cada fase, chamados na bíblia de deportação para a babilônia ou exílio. (Mt 1:12,17).

No livro de 2Reis 24, podemos ver com clareza as investidas da Babilônia.

·         1° Deportação para a Babilônia . 2Re 24:1-7 trata do primeiro ataque a Jerusalém e a primeira leva de Judeus.

·         2° Deportação para a Babilônia . 2Re 24:8-17 trata do segundo ataque a Jerusalém e a segunda leva de Judeus e utensílios da casa do Senhor.

·         3° Deportação para a Babilônia . 2Re 25:1-7 trata do terceiro e ultimo ataque a Jerusalém e a terceira leva de Judeus.

 Após a 3° deportação, Jeremias ainda ficou na cidade, Gedalias foi colocado como governador, porém foi morto por Ismael, um judeu fanático, e assim o povo pediu orientação a Jeremias para saber o que fazer, eles queriam fugir para algum lugar, o profeta os orientou a ficar na cidade, mas eles insistiram em fugir para o Egito, mesmo sob aviso do profeta de que morreriam lá, e levaram Jeremias com eles para o Egito, onde ainda profetizou mais algum tempo até sua morte. (Jr 39-43).

Alguns dizem que o livro de Lamentações foi escrito no Egito, porém acredito que tenha sido escrito quando o profeta ainda estava em Jerusalém olhando a situação da cidade.

Texto central e chave do livro:

Quero trazer a memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:21-23).

Jeremias esta dizendo que não é bom continuar pensando no que aconteceu com Jerusalém, para que sua alma não se perca em meio a tristeza e angústia, é melhor pensar no que traz esperança, e agora, nossa esperança é a misericórdia do Senhor.

O profeta confia que Deus terá ainda misericórdia da santa cidade. Assim também nós, em temos difíceis, devemos confiar no Senhor, ainda que tenha sido ele mesmo que nos abateu.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies