Estudo Bíblico em Sofonias | Sofonias 1.1

Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. (Sofonias 1:1)

Estudo Bíblico em Sofonias

Sofonias significa: O Senhor esconde, ou ainda, o Senhor protege! Profetizou entre 640 a 609 a.C. Ele é o ultimo profeta pré-exílio na sequência dos profetas em nossa bíblia.

Este incrível profeta, exerceu seu ministério nos dias do rei Josias, certamente contribuiu com a reforma religiosa que Josias realizou. (2Cr 34,35).

Ele nasceu durante o reinado de Manassés, e viu a destruição religiosa que ele e Amom fizeram no povo. Mas só iniciou seu ofício profético no reinado de Josias.

Interessante notar que após a morte de Josias, o juízo de Deus começa imediatamente contra Jerusalém, ele morre no final do capítulo 35 e a destruição de Jerusalém acontece no capítulo 36 de 2Crônicas. Ou seja, as profecias de Sofonias se cumpriram muito rápido!

Sofonias vem de uma família abençoada, trazendo uma herança espiritual tremenda. E assim aprendemos a importância da família.

Em sua genealogia, vemos homens de Deus, o grande rei Ezequias, que foi rei fervoroso, cuja oração é uma das mais rápidas que Deus respondeu na bíblia, (2Re 20:3-5).

E Ezequias gerou a Amarias, 1° geração. E Amarias gerou a Gedalias, 2° geração. E Gedalias gerou a Cusi, 3° geração. E este gerou a Sofonias, 4° geração. (Sf 1:1).

Ou seja, a 4° geração de uma família de homens de Deus, é geralmente muito abençoada! Pois foi a quarta geração de Abraão, pai da fé, que saiu do Egito abençoadíssima. (Gn 15:16. Cf 2Re 10:30. 15:12. Jó 42:16. Ex 20:5).

O tema do livro de Sofonias é: O Dia do Senhor! Suas profecias tratam da destruição de Jerusalém, porém elas alcançam um tempo que ainda não chegou, que é o juízo de Deus no mundo inteiro.

Preste atenção nessas palavras, como são abrangentes:

Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor. (Sf 1:2)

Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora! Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus. (Sf 3:1,2)

Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças, a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite. (Sf 3:6)

Porém, ele termina seu livro falando de consolação, como Israel será restaurado e suas palavras apontam para a volta do cativeiro Babilônico, mas também para os dias do reino milenar de Cristo na terra. (Ap 20:6. Sf 3:8,9).

Seu maior ensinamento é: O dia do Senhor é certo!

Seu maior conselho é: Buscai o Senhor, quem sabe não sereis guardados do juízo. (Sf 2:3).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies