Como Usar a Fé – Estudo Bíblico Tiago 2.15 ao 17

Como Usar a Fé

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:15-17)

Tiago de forma muito simples, porém fantástica, explica sobre como usar a fé. Medite no texto e você irá chegar nestas conclusões:

  • Tiago usa o exemplo de uma situação cotidiana. A fé no dia a dia.
  • Tiago mostra em seu exemplo, a fé sendo utilizada em favor do próximo, no caso irmãos.
  • Tiago mostra que o uso da fé naquilo que é útil. A fé produz obras boas e úteis, proveitosas.
  • Tiago mostra que a forma correta de usar a fé é obedecendo a palavra de Deus que diz: Ame o próximo!
  • Tiago mostra que ao usar a nossa fé, produzimos fé nos outros, que irão certamente louvar a Deus por nossas boas obras.
  • Tiago abre nossos olhos para enxergar que a fé flui, emana de nós para abençoar o próximo, pois fé para receber até o mais avarento ateu tem, mas fé para doar e abençoar só o Cristão generoso e grato a Deus possui.

Fé no dia a dia.

Cometemos o gravíssimo erro de achar que a fé é somente para situações de emergência, para conquistas de grandes coisas.

E assim nos decepcionamos, pois se não usar a fé nas pequenas coisas, que fé terá para grandes coisas?

E com pequenos gestos todo dia que vamos usando nossa fé exercitando-a.

Fé em Favor do Próximo

A fé é muito mais para dar do que para receber.

No que diz respeito a receber, Jesus diz para não se preocupar, mas apenas buscar o reino de Deus e a sua justiça, isto é, preocupe-se em obedecer à palavra do Senhor e viver conforme a vontade de Deus. (Mt 6:25-33).

No exemplo de Tiago, a fé esta sendo utilizada em favor de irmãos, isto é, devemos nos ater a ajudar nossa família cristã. A pergunta é: Quantas pessoas da sua igreja você já ajudou?

Ficar ajudando pessoas que são de fora da sua comunidade cristã, ao mesmo tempo que nem conhece direito os irmãos da sua igreja, é um grande equívoco.

O ditado que diz: Fazer o bem sem olhar a quem, não é bíblico! A bíblia sempre nos ensina a ajudar nossos irmãos, família em casa e família na igreja. (Gl 6:2,10. 1Tm 5:3-8. 1Pe 4:9. Ef 4:32. At 2:42,46. Hb 11:7).

Assim como Noé, pela fé, praticou as obras que eram segundo a vontade de Deus e salvou sua família. (Hb 11:7).

Fé Produz Boas Obras

As boas obras não são apenas palavras, são ações que realmente beneficiam o próximo. Exemplos;

Não profetizes um sapato ao irmão que esta descalço, faça melhor, use sua fé e dê um par de sapatos a ele.

Não ores para que o Senhor dê condições ao irmão de pagar pela roupa da festividade. Use sua fé e pague para ele, abençoando-o para que ele participe.

Como diz a bíblia: Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. (Hebreus 7:7).

Fé que Obedece a palavra de Deus

Sempre que você toma uma atitude com objetivo de obedecer a palavra de Deus, esta usando sua fé. Por exemplo;

Seu pastor não é perfeito, mas você o respeita e obedece. Fé (Hb 13:7,17).

Seus pais não conseguem acertar todas, e as vezes falham. Mas você os obedece. Fé (Ef 6:1).

Nem todo mundo na igreja é legal o suficiente, alguns ainda precisam amadurecer um pouco mais. Mesmo assim você os ama. Fé (J 15:17).

Você vê seu irmão errando e falhando, e mesmo sabendo que aconselhá-lo irá te dar muito trabalho, ainda assim você investe esse tempo para ajuda-lo. Fé (1Ts 5:11).

Fé que produz fé no próximo

No exemplo de Tiago, você ajudaria os irmãos que estão precisando de roupas. A pergunta é: Como eles irão se sentir? E a quem irão louvar e agradecer?

Certamente a Deus. Como disse Jesus: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16)

E isto faz com que eles passem a acreditar mais em Deus. Por que?

Porque todos nós, oramos e pedimos ajuda a Deus, quando estamos com problemas e necessidades.

E quando a ajuda chega, através de algum irmão, reconhecemos que foi Deus quem o enviou, e assim nossa fé é consolada.

Um novo sentido para o que Paulo diz sobre o evangelho: Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. (Romanos 1:17)

Fé para doar e abençoar é maior do que fé para receber

Fé para receber coisas é desnecessária para aquele que tem fé para abençoar.

Se tivermos fé para abençoar, é porque cremos no sustento de Deus, e ao mesmo tempo estamos tão satisfeitos com o que temos, que não sentiremos falta daquilo que doamos ao próximo.

E doamos, ajudamos, abençoamos pela fé, sabendo que Deus nos acrescentará muito mais. (Dt 15:7,10).

Tendo fé para abençoar os outros, não precisaremos de fé para receber nada, seja um carro, uma casa, um emprego. Pois simplesmente não teremos falta dessas coisas, uma vez que estamos satisfeitos em Deus, mas ainda assim receberemos muitas bênçãos de Deus cada bênção no seu tempo certo. (Dt 28:1,2).

Porque a fé para receber é uma fé desesperada, de quem vive em agonia em busca do que deseja. E muitas vezes são pessoas que querem algo a todo custo, e não confiam que Deus sabe o que é melhor para elas.

Isso é tipo do pobre, necessitado, novo convertido desesperado que ainda não conhece Jesus. Por isso sua fé desesperada para receber algo o transtorna e não o deixa dormir a noite.

Mas a fé para abençoar é a fé saudável, pura e santa. E você abençoe sem perder a paz que Cristo dá.

  • Você ajuda porque Deus te ajuda
  • Você abençoa porque Deus te abençoa
  • Você não tem medo de ficar sem, nem de faltar algo, porque conhece a riqueza do teu Deus.

Então exercite a tua fé, comece a praticar a fé para doar e abençoar. E não tenha medo, descanse teu coração em Deus, lançando sobre ele toda ansiedade, e não se desespere, porque ele cuida de ti. (1Pe 5:7. Sl 37:4,5).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies