O Fruto do Espírito Santo – Estudo Bíblico parte 4

O Fruto do Espírito Santo! Esse é o tema de hoje, onde o objetivo é mostrar ao Cristão como isso funciona em nossas vidas, como ele pode identificar o fruto do Espírito Santo em sua vida. E ainda qual a condição para que seja evidente o fruto do Espírito Santo no cristão.

Você pode acompanhar nossos estudos aqui pelo site, pelo canal no Telegram, em vídeos pelo Youtube e ainda pelo WhatsApp +55 (11) 99574-6723. Veja também as partes anteriores desse estudo bíblico:

O Fruto do Espírito Santo | Estudo Bíblico

Fruto do Espírito Santo

(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Efésios 5:9

Você tem o fruto do Espírito Santo? Já aconteceu de fazer algo que agrada ao Senhor em um minuto, mas no momento seguinte você fez algo que não agradou ao Senhor? De maneira que fica muito difícil saber se tem ou não o fruto do Espírito!

Afinal, o que é fruto do Espírito? Paulo explica isso em Gl 5:22. Dando a lista de 9 virtudes que fazem parte do fruto do Espírito. Em outras palavras, o fruto do Espírito, é o resultado prático na vida do salvo em quem o Espírito habita.

Significa, que quando o cristão deixa ser guiado pelo Espírito, todos ao seu redor, ímpios e crentes, verão a diferença que ele faz, e confirmarão dizendo: Este é verdadeiramente servo do Deus altíssimo! Por causa das virtudes do fruto do Espírito que serão vistas em seu comportamento. (2Re 4:9).

Em Efésios 5, Paulo fala muito das obras da carne, exorta a santidade, dizendo aos irmãos para ficarem longe de todo tipo de pecado, e ele faz uma lista completa de tudo aquilo que é obra da carne!

Mas espere um pouco! Os Efésios não eram convertidos? Não eram santos? Qual a necessidade de falar de pecado, com uma igreja que não tem pecado?

Dessa forma, entendemos que por mais que os irmãos em Éfeso, fossem convertidos, a luta da carne contra o espírito continua. Ele fala mais sobre luta da carne e espírito também em Rm 8.

O que significa, que mesmo tendo se arrependido dos seus pecados, mesmo tendo sido lavado e perdoado pelo sangue de Cristo, mesmo tendo já seu nome no livro da vida… Você ainda pode cair em tentação, cometer pecados, caso não tome cuidado!

Por isso, a bíblia diz coisas como: Quem esta em pé, cuidado que não caia (1Co 10:12)! Quem é santo, santifique-se mais ainda (Ap 22:11)! Porque esta em nós o poder de decisão. Mesmo tendo o Espírito Santo habitando em você, é possível decidir por conta própria, fazer coisas que não agradam a Deus.

Pois o Espírito Santo não possui as pessoas para controla-las, quem faz isso são demônios, o Espírito Santo é amigo nosso! (Jo 15:14).

Por isso, o apóstolo fala que devemos nos sacrificar/renunciar para ceder à vontade de Deus (Rm 12:1-2), e renunciando, fica fácil ceder a vontade do Espírito Santo. E o Espírito de Deus nos guiará em toda bondade, justiça e verdade.

Conforme analisamos a palavra, percebemos que isso é crescente em nossas vidas. Pouco a pouco, o cristão vai aprendendo a andar no Espírito (Rm 8:5).

Isso é visto nos próprios discípulos que largaram tudo para seguir a Cristo, mas no caminho ainda cometiam erros, porém, com o tempo seus erros vão diminuindo cada vez mais. E ainda em Atos 8:13-24 vemos o erro de Simão, o mágico, que ao aceitar a fé, ainda não entendia as coisas, por isso foi repreendido por Pedro.

Seus erros te entristecem? Suas falhas te acusam? Tenha calma, é com o tempo que vamos aprendendo a andar no Espírito. Porque só é possível aprender a andar no Espírito, ouvindo cada vez mais a palavra de Deus. Ez 37:4-10.

Oremos por um avivamento!


Veja mais estudos bíblicos e mensagens sobre o Espírito Santo.

4 respostas para “O Fruto do Espírito Santo – Estudo Bíblico parte 4”

  1. O que é o Batismo com Espírito Santo – Estudo Bíblico | Pregador Manassés

    […] Parte 4 – O Fruto do Espírito Santo […]

  2. Evidências do Batismo com Espírito Santo – Estudo Bíblico

    […] Parte 4 – O Fruto do Espírito Santo […]

  3. O Efeito do Poder de Deus na Igreja | Pregador Manassés

    […] Parte 4 – O Fruto do Espírito Santo […]

  4. Como se Manter Cheio do Espírito Santo | Pregação Evangélica

    […] Parte 4 – O Fruto do Espírito Santo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies