O Espírito Santo é Quem Distribui dons Espirituais

O Espírito Santo é Quem Distribui dons Espirituais! Esse é o assunto do estudo de hoje, o propósito dessa maratona de estudos bíblicos e mensagens sobre o Espírito Santo de Deus, é justamente aproximar os irmãos da terceira pessoa da trindade, o que vai facilitar a comunhão pelo Espírito e também o batismo com Espírito Santo.

Você pode ver todas as mensagens em vídeo, pelo nosso canal no Youtube, acesse a lista. E ainda também pelo canal no Telegram, aqui. Como também receber pelo zap, adicione esse número: +55 (11) 99574-6723. Você pode adicionar com o nome: Pregador Manassés, ou Clube de Pregadores. Envie um “oi” para receber devocionais. Veja abaixo as partes desse estudo até então:

O Espírito Santo é Quem Distribui dons Espirituais

O Espírito Santo é Quem Distribui dons Espirituais

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. 1 Coríntios 12:7

Você tem algum dom espiritual? Ou tem apenas um dom comum, e pensa que é espiritual? E se você tem dons, como você controla o seu dom para usá-lo?

Paulo ensina com muitas palavras, que é o Espírito Santo quem distribui os dons espirituais pela igreja. (1Co 12:7-11). Porém, Paulo também deixa claro, no verso 11 que isso é conforme o Espírito quer, e não conforme o crente quer!

E até mesmo a utilização desse dom, não esta no controle daquele que o recebe (1Co 12:7). Pois é para o que for útil, ou seja, em situações onde o Espírito Santo não vê utilidade, ele não manifesta o dom em você!

Em Atos vemos isso acontecendo, os apóstolos não curavam todos que eles queriam, caso contrário, fariam também aos da sua casa, amigos e chegados. Por isso, Paulo não poderia por vontade própria curar a enfermidade de Timóteo (1Tm 5:23), nem mesmo seu próprio espinho na carne (2Co 12:7,8).

E devemos lembrar, que até nas enfermidades Deus tem propósito, como no caso de Jó, Ezequias, Mirian, Lázaro e o próprio Paulo.

Algo que você mesmo pode desenvolver, controlar e usar o tempo todo, não é dom espiritual! É habilidade comum, que não só você, mas muitos outros irmãos podem desenvolver se quiserem. E podemos ir mais longe; pular, gritar, fazer um monte de promessas para quase todo mundo em uma reunião, é coisa que qualquer um pode fazer.

Quando Jesus faz a promessa do “poder do alto” (Lc 24:49) entendemos que o batismo com Espírito Santo é apenas o começo, e que após ele, podemos receber muito mais do Espírito de Deus, a manifestação dos dons espirituais.

Como é visto na igreja primitiva, somente após o batismo com Espírito Santo, os apóstolos e até quem não era apóstolo como Felipe, (At 8:6), são usados por Deus com sinais. Veja também At 8:16,17. E o Senhor assegurou que os sinais seguirão os que creem (Mc 16:17).

Devemos buscar os dons espirituais? Sim, mas com sabedoria, se for vaidade certamente não receberá nada. Pois o Espírito dá para o que for útil (1Co 12:7). E como a bíblia é sempre atual, Paulo exorta a buscar os dons (1Co 12:31), o que me faz perceber que as manifestações do Espírito Santo são para hoje, só precisamos crer!

Não podemos fazer confusão, todo aquele que se arrependeu dos seus pecados, recebe o perdão de Cristo e o Espírito Santo em sua vida (2Co 7:10. 2Co 12:13. Lc 13:3. At 2:38). E a partir daí, terá uma vida que pende a vontade do Espírito, de maneira que irá produzir naturalmente através do seu comportamento, sua maneira de viver, o fruto do Espírito Santo (Gl 5:22).

Logo, o que devo fazer para buscar dons espirituais? Primeiro, entender que isso é dado pelo Espírito para trabalhar na igreja, servir aos propósitos de Deus, e Deus sempre usa homens e mulheres para fazer bem ao próximo, levando glória para Deus!

Se você não suporta a ideia de ajudar o próximo, muito menos a igreja, com seus bens, fica nervoso quando falam de ofertas, então como você poderia ser usado por Deus para fazer algo útil na obra do Senhor? Os dons são para convertidos e não para exibidos.

Embora o inimigo possa copiar e imitar algumas coisas (Mt 24:24), não convém julgar a todos, mas discernir os espíritos e confiar em Deus.

Oremos por um avivamento!

3 respostas para “O Espírito Santo é Quem Distribui dons Espirituais”

  1. Avatar de Romário de oliveira subtil
    Romário de oliveira subtil

    A paz do senhor fico maravilha com estudos realmente depois que comecei a conpanhar estou mas animado a aprender abraços

  2. A Condição para ser Batizado com Espírito Santo – Como Pregar a Palavra de Deus

    […] Parte 3 – Dons Espirituais […]

  3. Como se Manter Cheio do Espírito Santo – Como Pregar a Palavra de Deus

    […] Parte 3 – Dons Espirituais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies