Deus Não Revela Tudo ao Profeta! | Amós 3.7

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Amós 3:7).

Deus Não Revela Tudo ao Profeta!

Quantas vezes você já ouviu alguém citar esse versículo para dar credibilidade a algum profeta, no sentido de que você é obrigado a esperar no profeta, pois Deus vai revelar tudo para ele?

A verdade é que, nem tudo Deus revela aos seus profetas. Se assim fosse, muitas coisas não fariam sentido, por exemplo;

  • Pra quê buscar resposta de Deus na oração, se é só esperar o profeta revelar?
  • Pra quê buscar resposta de Deus na leitura bíblica ou na pregação, se é só esperar o profeta revelar?
  • Pra quê buscar resposta na igreja, no culto, no louvor, se é só esperar o profeta falar?
  • E pra quê buscar a Deus a quem não vemos e não ouvimos audivelmente? É melhor e mais fácil buscar o profeta a quem vemos e ouvimos.

Quer ver exemplos bíblicos?

Deus revelou a Abraão que lhe daria um filho, mas não disse quando isso iria acontecer. Abraão teve que esperar em Deus 25 anos.

Deus revelou a José que ele iria governar, mas não revelou que seria vendido como escravo e depois ficaria na prisão injustamente, também não revelou que seria governador após interpretar o sonho do Faraó.

Deus revelou a Davi pelo profeta Samuel que ele seria rei, mas não disse quando, nem como, nem onde! Imagina se Davi perdesse a fé quando foi ungido rei apenas em Judá? Dizendo coisas como: eu pensei que seria rei de todo o Israel, mas o Senhor me fez rei apenas de uma cidade. (2Sm 2).

Você tem promessa de Deus? Já sabe quando vai acontecer? Como? Onde? Já sabe o que terá que enfrentar, quais gigantes derrubar, e como irá conquistar essa promessa? Então, Deus não revelou tudo a você. (Dt 29:29).

Afinal, então do quê o profeta Amós esta falando quando diz: Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Am 3:7).

Ora, veja o contexto e entenderá que ele fala do juízo, da punição e do mal que virá a cidade por causa dos pecados deles. Ou seja, tem a ver com o amor e a bondade de Deus, assim;

  • Quanto ás bênçãos de Deus, umas você sabe, mas outras Deus te surpreende! Porque ELE É BOM.
  • Porém, quanto ás punições, disciplinas e juízos de Deus, por amor, ele sempre te avisa, para que você tenha chance de se converter antes que aconteça. Porque ELE É BOM.

A maior alegria do pai e da mãe é fazer surpresas aos filhos, para ver aquele sorriso feliz no rosto deles. Assim também Deus, não revela tudo, para te fazer surpresas.

Porém, quanto aos juízos, ele sempre avisa, sempre revela, para que você tenha chance de mudar o seu futuro! Quando você vai no caminho errado, Deus sempre revela, sempre adverte, sempre avisa! (Am 4:6-12).

A pregação de Amós começa dizendo:

De todas as famílias da terra só a vós vos escolhi; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades. (Amós 3:2).

Isto quer dizer: Eu escolhi vocês, e isto é um privilégio que outros não tiveram, mas como vocês não deram valor a esta bênção, então serão punidos. E daí em diante, ele continua dizendo:

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Quer dizer, como posso andar com vocês, se não estão de acordo com minha lei e nem fazem a minha vontade? Ao mesmo tempo que vocês não andam com Deus, o profeta esta com o Senhor, ele não poderia profetizar se não estivesse de acordo com Deus.

Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua voz, se nada tiver apanhado? Entendam, se Deus esta rugindo bravo como Leão, é porque os apanhou, vocês se tornaram a presa Dele.

Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa? Ao ouvirem o barulho do laço saberão que uma ave caiu nele, se o laço foi levantado da terra, é porque pegou a ave. Quer dizer, o profeta é o aviso de que a armadilha funcionou, uma ave foi pega, esta ave é Israel, e uma vez presa ao laço de Deus, será julgada. Em outras palavras, quer dizer: Se eu estou aqui profetizando, é porque de fato o juízo esta próximo.

Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito? Vocês são o povo do Senhor, que ele escolheu, por isso, quem vos julga é o Senhor, todo mal que vier sobre esta cidade, vem de Deus, mas a boa notícia é:

Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. (Amós 3:3-7).

Enfim, Deus não revela tudo, com relação as bênçãos, mas sobre o juízo ele avisa sempre! Por isso, se você esta sendo avisado, cobrado, advertido por Deus de alguma coisa, saiba que é porque esta perto!

Volte-se do seu mal caminho o mais rápido possível. Pois o Senhor é Fiel no que diz, Mas também misericordioso. (Sl 30:5).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies