Qual é a Lei que Rege a sua Vida? | Romanos 7.16

E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. (Romanos 7:16)

Qual é a Lei que Rege a sua Vida?

Tem coisas que você faz, mas que na verdade não queria fazer? Existe algum pecado que você cometeu e vez ou outra, volta a cometer, mas que na verdade não gostaria de cometer? E sempre que você comete esse erro, você fica nervoso, fica bravo, e briga e fala mal a si mesmo porque novamente fez o que não devia e não queria fazer.

Como entender o apóstolo Paulo nas suas declarações esquisitas de fazer o que não quero, e não fazer o que quero? (Rm 7:19).

O que Paulo esta dizendo é simples, e para entender Paulo, primeiro precisamos saber: Qual é a lei que rege a sua vida?

Isto é importante, porque dependendo da lei que guia você, suas atitudes são sempre boas, sempre ruins ou algumas boas e outras ruins.

Por exemplo, um psicopata não tem lei. Para ele matar uma formiga e matar uma pessoa é a mesma coisa, não muda nada!

Isso porque para ele não existe lei. Agora, outras pessoas são regidas por uma mistura, um pouco de lei moral e um pouco de lei liberal.

E essas pessoas regidas assim, são aquelas que entendem que trair e adulterar é errado, mas aceitam o homossexualismo. Elas entendem que os pais merecem honra, mas somente quando a vontade deles não atrapalha seus interesses pessoais.

Elas aceitam que Deus existe e tudo pode fazer, mas não acreditam que precisamos ter um relacionamento com Ele, igreja, bíblia, orações e comunhão.

Qual é a Lei que Rege sua Vida?

Hoje existem religiosos que são regidos em parte pela lei de Deus, em parte pela sua própria lei. Eles honram a Deus com seus lábios, mas não honram com seus bens. Eles adoram a Deus com as mãos, mas o escandalizam com suas roupas.

Qual é a Lei que Rege sua Vida? No caso do Apóstolo Paulo, ele é regido pela lei de Deus, somente a lei de Deus! E sendo assim, Paulo imagina que esta falando com cristãos que também são regidos pela lei de Deus, somente e exclusivamente a lei de Deus.

E é por saber e conhecer a lei de Deus, que automaticamente identificamos nossos erros. Temos certeza do que é errado, porque a lei de Deus diz que é! Então Paulo diz:

E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. (Rm 7:16). A pergunta é: Por que você não quis fazer?

Ora, você não quis fazer, porque sabe que é errado, e só sabe que é errado porque a lei de Deus o diz! E se você não quer cometer esse erro, é porque concorda com a lei de Deus, que é boa! Por isso Paulo diz:

De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. (Rm 7:17). É simples, se você não quer fazer, é porque concorda com a lei de Deus, e procura ser regido por ela, assim não é você que faz, mas quem faz é o pecado que habita em você.

Por isso a conclusão de Paulo é: Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. (Rm 7:25)

Portanto: Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; (Colossenses 3:5).

Fazendo morrer a carne, ela não poderá servir a lei do pecado. Sobra apenas o entendimento para servir a lei de Deus. E por isso Paulo diz:

Portanto agora, nenhuma condenação há, para os que estão em Cristo Jesus! Que não andam segundo a (lei da) carne, mas segundo o (lei do) Espírito. (Rm 8:1).

Paulo vivia guiado pela lei de Deus a tal ponto, que ele chegou a dizer:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20).

Não seja guiado pela lei dos homens, não seja guiado pela sua própria lei, não invente leis para guiar você, seja guiado somente pela lei de Deus, viva pela Fé, viva cheio do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies