Oliveira Verdejante é o que Somos – Devocional

Oliveira Verdejante é o que Somos

Sl 52:8 Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para todo o sempre.

Davi esta comparando sua vida com Doegue, um edomita, que matou a sangue frio 85 sacerdotes e suas famílias. (1Sm 22).

O salmo 52 portanto, é uma comparação do justo e do ímpio conforme suas obras. Ele fala do ímpio muitas coisas terríveis, mas sobre o justo, diz apenas:

“Sou como a oliveira verdejante na casa de Deus”.

Oliveira, é uma das árvores mais importantes para os povos antigos. Pois ela produz azeitona, de onde eles tiram o azeite. Que possui utilidades diversas. Por exemplo, o azeite era usado no alimento, mas também como remédio, e ainda para fabricação de perfumes. E além, era usado para impermeabilizar tecidos. E não somente isso, era utilizado para ungir e consagrar, e também para iluminar afastando as trevas, se tornando o símbolo máximo do Espírito Santo na bíblia.

Por isso, a oliveira é muito útil e importante, não por sua beleza e altura, mas por sua produção, pois o seu fruto é excelente.

E assim também o cristão, não se destaca por beleza ou nível social, mas sim por sua produtividade. O nosso destaque esta nas nossas obras, produzindo frutos de excelência. Como disse Jesus: “Pelo fruto se conhece a árvore” (Mt 12:33).

Assim, você cristão deve ser usado por Deus, para iluminar, afastar as trevas. Alimentar os famintos. Curar os enfermos. Exalar o bom perfume de Cristo. Ser impermeável não deixando pecado entrar. Ungir e consagrar sua vida, sua família para Deus. Vivendo cheio do Espírito Santo.

A Oliveira vive para ajudar outros, sua existência é marcada pela ajuda que presta aos outros e não a si mesma. E a característica principal dela, da qual falou Davi, é Verdejante!

No original hebraico, essa palavra é “ra Ìanan” que significa viçoso e exuberante. E no português, exuberante quer dizer cheio de vigor, animado, abundante na produção.

Pois o Espírito de Deus é o Espírito da Alegria. Pois em nenhum lugar na bíblia o Criador se associa com tristeza, pelo contrário, esta sempre alegre, animado, feliz, exuberante! E assim também os seus filhos levarão essa marca. Somos filhos de Deus, somos exuberantes como nosso pai, somos oliveiras verdejantes.

E o nosso segredo é Deus. Como diz o salmista: “Oliveira verdejante na CASA DE DEUS”.

Você é uma oliveira, mas não esta perdida na floresta ou no bosque. Você esta na casa de Deus, sendo cuidado e tratado por Ele. Pois por Deus foi plantado (Sl 92:13) como diz Isaías:

Is 60:21 E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado.

Sim e sim. Você foi plantado por Deus em seus átrios, para ficar para sempre pertinho do Senhor e ser cuidado por Ele. E o propósito da tua vida é: Para que o Senhor seja glorificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies