O Evangelho em Mefibosete | 2 Samuel 9.7

E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa. (2 Samuel 9:7)

O Evangelho em Mefibosete

Quem não gostaria de ser restituído por Deus? Ter de volta, tudo que foi roubado e perdido. Os calvinistas gostam de exagerar dizendo: Não peça pra Deus restituir o que é seu, porque o que era teu é o inferno! Como eles mesmos dizem: Exagerar em um extremo é heresia!

Assim como Mefibosete foi injustiçado em sua vida, perdendo família, casa, bens, e o futuro brilhante que poderia ter. Assim também acontece na vida de muitos, mas Deus é poderoso para lhe dar o que foi perdido, como também muito além do que antes você tinha, como foi no caso de Jó (Jó 42:12).

Porém, a restituição na vida de Mefibosete é uma ilustração do que acontece em nossas vidas quando aceitamos a Jesus, o Cristo!

Davi faz uma aliança com Jonatas (1Sm 18:3. 20:14-17). E essa aliança entre Davi e Jônatas, conforme o pastor Pagliarin, foi feita com sangue segundo o costume da época. Assim também Deus, o pai, faz uma Aliança com Jesus, o filho, uma aliança de sangue que foi derramado na cruz!

O filho de Jônatas se chamava Meribe-Baal (1Cr 8:34), que significa o Senhor é Advogado. Sendo da realeza, nasceu para brilhar, para ser príncipe e futuro rei! Isto nos lembra o que Deus disse ao homem, Dominai… (Gn 1:28). Da mesma forma é você, foi criado por Deus para coisas grandiosas!

Porém, Meribe-Baal ainda pequeno, sofreu um acidente, ficando aleijado de ambos os pés (2Sm 4:4). A queda do reino de Saul, traz vergonha para Israel, isto nos ajuda a entender o motivo da troca de nomes, Meribe-Baal agora é chamado de Mefibosete, que significa “Aquele que espalha Vergonha”.

Da mesma forma somos nós, que por causa da queda de Adão e Eva (Gn 3), somos envergonhados em nossa natureza pecaminosa, nossos pés foram quebrados de maneira que não podemos andar sem ajuda, o reino (domínio) nos foi tirado e agora fomos exilados do jardim para uma terra distante e esquecida, Lodebar. (2Sm 9:4).

Mefibosete esta em lodebar, mas não é de lá. Ele não nasceu em Lodebar, e não nasceu para ser esquecido. Da mesma forma somos nós, quando estávamos no mundo, e da mesma forma é você; Que ainda esta no mundo, você não nasceu assim, nem foi criado para viver assim no mundo onde jaz o maligno. (1Jo 5:19).

Assim como Davi é fiel a aliança feita, e se lembrou dela para fazer bondade a quem for da casa de Jônatas; Solicitando imediatamente que lhe tragam a sua presença (2Sm 9:5); Jesus também não se esqueceu de você, ele fez uma aliança com Deus na cruz por sua causa! E por isso, ele chama e ordena que você seja levado até sua presença.

Mefibosete não precisou fazer nada para Davi, ele não precisou nem mesmo provar sua descendência, não precisou dizer algo especial sobre Jonatas, nem mesmo fazer alguma tarefa. Davi o abençoou sem exigir dele nada. Da mesma forma, para receber a salvação em Jesus você não precisa fazer nada, apenas aceitar.

Assim como Mefibosete decidiu por conta própria receber essa beneficência de Davi, você também precisa tomar a decisão de aceitar a benção que Cristo te oferece gratuitamente. (Ef 2:8).

Davi mandou que outros fossem até Lodebar, para “pregar” a Mefibosete a mensagem (boas novas) que talvez já tinha até esquecido, que ele nasceu para ser príncipe em Israel. Da mesma forma o Senhor Jesus envia seus servos a pregar o evangelho (boas novas) a toda criatura. (Sl 68:11. Is 47:27. Rm 10:15. Mc 16:15).

A pergunta é: Você Mefibosete vai acreditar na mensagem dos servos do Rei? Por acaso não parece loucura toda essa bondade sem mais nem menos por parte do grande Rei? (1Co 1:21. Is 53:1. Rm 10:16). É sim muita loucura, pois você não fez nada para receber isso. Basta entender que o Rei esta apenas sendo fiel a aliança que ele mesmo fez. (Is 48:11. Ez 16:50. Sl 89:28).

Como disse o profeta: Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro. (Isaías 43:25). Veja também Cânticos 2:4.

Davi deveria matar Mefibosete, pois é isto que ele merece, afinal era costume naquele tempo o rei da nova dinastia matar os sobreviventes da antiga. Da mesma forma o que nós merecemos é o inferno (Gn 2:17. Ez 4:4. Rm 6:23. Mc 16:16. Jo 3:18).

Porém Davi decidiu por salvar Mefibosete resgatando ele de Lodebar, e da mesma forma o Senhor Jesus decidiu por nos salvar. (At 17:30).

Davi adotou Mefibosete como filho (2Sm 9:13). O rei comia a mesa junto com todos os seus filhos, e Mefibosete agora é um deles. Da mesma forma o Senhor Jesus nos adota para Deus, ele nos dá o poder de sermos chamados filhos de Deus (Jo 1:12).

Sentar-se a mesa é comunhão, o que Jesus pretende fazer conosco (Ap 3:20. Jo 14:26).

Davi trouxe Mefibosete para viver em Jerusalém, onde ele poderia ter acesso ao Rei quando quisesse. Da mesma forma Jesus, nos abriu o caminho para a total comunhão com Deus. (Ef 3:12. Hb 10:19-20).

Ziba, significa Aproveitador. E este mesmo vive para acusar a Mefibosete perante o rei. (2Sm 16:1-3). Ziba diz que Mefibosete só se preocupa com o que é material, com riqueza e bens.

Da mesma forma Satanás vive par anos acusar. Assim como acusou Jó de que ele só era fiel por causa das riquezas deste mundo, assim também acusa a mim e a você, alegando que só queremos as bênçãos de Deus.

Porém, a forma como Mefibosete faz as palavras de Ziba caírem por terra, é mostrando sua lealdade ao Rei, que esta acima de bens materiais (2Sm 19:27-30).

Mefibosete rejeita os bens e mostra que sua prioridade é a presença do Rei. Assim também os servos fiéis a Jesus Cristo, mostram sua lealdade quando tiram do seu coração toda idolatria ás riquezas desse mundo e passam a valorizar a presença de Jesus em suas vidas acima de tudo. (Salmos 23:6. 27:4. 65:4. 84:10. 122:1).

O dia do Juízo chegou para Mefibosete, e isto aconteceu porque o antepassado de Mefibosete cometeu um grande erro. (2Sm 21:1-6). Assim também o juízo virá para nós, porque Adão cometeu um grande erro deixando o pecado entrar. (Rm 5:18-19. Mt 12:36. Rm 2:5. 2Pe 2:9).

Mas o Rei Davi poupou a Mefibosete desse juízo, (2Sm 21:7) e o motivo foi a aliança que ele tinha feito com Jônatas. Não é por motivo de merecimento, mas sim pela Aliança! Da mesma forma, o Senhor Jesus no dia do juízo irá poupar os que creram nele, não por merecimento, mas por causa de sua aliança. (Rm 2:9. Is 45:17. At 4:12. Jo 15:6. Ap 20:15. Mt 13:50. Mt 25:32- 34).

Sendo assim, só podemos crer na mensagem dos servos do rei, de que ele nos quer bem e nos salvará no dia do juízo. Como diz:

Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hebreus 2:3)

Oremos por um avivamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies