Como Acontece o Novo Nascimento – Estudo Bíblico

Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador; (Tito 3:4-6)

Como Acontece o Novo Nascimento

O que é novo nascimento?

  • É a nova criatura da qual fala o apóstolo Paulo em 2Cor 5:17 (Gl 6:15).
  • É o coração de carne (sensível) no lugar do coração de pedra, da qual fala o profeta Ezequiel (Ez 11:19).
  • É a lei de Deus (vontade de Deus) Escrita no coração da qual fala Jeremias. (Jr 31:33).
  • É o nascer da água e do Espírito do qual fala Jesus. (Jo 3:5).
  • É ser nascido de Deus, portanto filho de Deus como explica João. (Jo 1:13. 1Jo 5:1).
  • É nascer da semente incorruptível que é a palavra de Deus como diz Pedro. (1Pe 1:23).

Mas minha explicação favorita é a do apóstolo Paulo a Tito. Ele começa falando da nossa vida pecaminosa, ou seja, a condição do homem antes de nascer de novo, quando é apenas nascido da carne:

Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. (Tito 3:3)

Esta é a natureza normal do homem que ainda não nasceu de novo. E Nicodemos é um exemplo ótimo disso (Jo 3:1-20). Com ele aprendemos que:

  • É possível ser religioso como Nicodemos era fariseu, e não ser nascido de novo.
  • É possível seguir e admirar Jesus e não ter nascido de novo, como Nicodemos.
  • É possível crer em Jesus, saber que Ele vem de Deus, e mesmo assim ainda não ter nascido de novo, igual Nicodemos.
  • É possível ter boa reputação, ser visto como homem santo e irrepreensível pelo povo, como era Nicodemos, e ainda assim não ter nascido de novo.
  • É possível ter conhecimento bíblico, ser mestre e doutor em teologia, como era Nicodemos, e ainda assim não ser nascido de novo.

E qual a importância desse novo nascimento?

Ora, Jesus deixou bem claro isto:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)

Isto quer dizer, que se não nascer de novo, não tem salvação, não entra no céu, não terá vida eterna com Deus. Logo, é um assunto muito sério e de primordial importância para todo cristão.

Você tem certeza de que nasceu de novo? E como poderia saber isso com verdade? Somente aprendendo sobre isso, para ver os sinais em sua vida.

Como acontece o novo nascimento?

Paulo explica em detalhes, o tempo, o motivo, a forma, e o resultado.

Tempo: Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,

O motivo: Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia,

A forma: nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;

O resultado: Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. (Tito 3:4-7).

Explicando cada um…

O tempo é: Quando apareceu a benignidade de Deus, isto é, Jesus Cristo o justo que veio ao mundo.

O motivo é: Segundo a sua misericórdia, ou seja, por causa do grande amor de Deus, usou de misericórdia para com todos nós entregando seu filho em nosso lugar. E isto jamais foi e nunca será pelas obras que fizemos ou ainda vamos fazer.

A forma é: Pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. Ou seja, isto é uma obra do Espírito Santo em nós. E isto é derramado sobre nós pelo Espírito através de Jesus Cristo;

Quer dizer, por causa do que Cristo fez, o Espírito Santo tem total liberdade em tocar os corações para realizar a regeneração. Mas isto se dá, pela pregação e ensino do evangelho. (Rm 10:9-17).

O resultado é: Para que, sendo justificados pela sua graça, ou seja, recebemos a justificação pela graça de Cristo, e assim somos justos diante de Deus, e por isso Deus não nos condena, porque Ele não condena justo, mas nos recebe para si.

E assim somos feitos herdeiros da vida eterna, para vivermos com Deus eternamente no céu, onde Cristo já esta.

Quando Jesus fala que: É necessário nascer da água e do Espírito (Jo 3:5), se refere a 2 coisas.

Então, o novo nascimento acontece em 2 etapas. Primeiro, nascer da água. Segundo, nascer do Espírito.

A água quer dizer o batismo nas águas. Obviamente, Jesus não se refere ao ato do batismo, mas ao motivo do batismo, que é o arrependimento. Esta é a primeira etapa do novo nascimento.

Não é possível nascer de novo sem se arrepender dos seus pecados. E o que é se arrepender dos seus pecados?

É enxergar os seus pecados e considerá-los mais terríveis do que a pobreza, do que doenças, do que a própria morte. E perder toda vontade de viver por causa do pecado.

Se for para estar em pecado, não vale a pena viver.

Logo o arrependimento sente o desejo de pagar a dívida pelos seus pecados, para alcançar remissão. E por mais que ele se esforce com boas obras, nunca consegue se redimir, nunca consegue tirar o peso da culpa de sobre si.

Igual um assassino quando diz: Por mais que eu faça o bem, não consigo esquecer o rosto daqueles que matei, e vivo atormentado com isso!

Assim é também aquele que se arrepende dos seus pecados, antes de conhecer a graça do Senhor Jesus, e sua morte na cruz que pagou o preço por nós!

Eis o nascer do Espírito.

É quando você entende que de fato, Jesus Cristo pagou o preço a Deus, por todos os pecados que você tem, e crendo nisso, finalmente consegue se libertar da dor, da culpa, da agonia do pecado.

E em gratidão a Cristo, que pagou o preço por ti, você naturalmente decide viver par Ele, e somente para Ele. Isto é nascer da água (arrependimento) e do Espírito (se entregar 100% a Cristo).

Não estou falando de entrega parcial, onde você frequenta uma igreja para dizer: Eu sou crente! Mas fora da igreja continua com seus gostos na vida… (Jo 2:23-25).

A entrega total é marcada pelo nojo do pecado, como quem tem nojo de barata. E tudo quanto você for fazer, irá querer saber se agrada a Deus ou não. Pois se suspeitar que não agrada a Deus, então irá ficar longe de tal coisa.

Hoje em dia tem tanto crente na igreja, que vive brigando para que todos aceitem seus gostos e desejos, vivem procurando base bíblica para continuar com sua vida do mesmo jeito.

Devemos refletir se realmente nascemos de novo, se realmente estamos em Cristo. (2Co 13:5).

Assim como tem crentes, que preferem não aprender pesquisar e saber a verdade de seus atos, para terem a desculpa de dizer depois: eu não sabia que isto não agrada a Deus, por isso praticava normalmente.

Nascer de novo é ter um temor tão grande a Deus, um desejo ardente em agradá-lo, que se alguém te forçar a escolher entre cometer pecado ou a morte, então você esquece família, filhos, amigos, posses e simplesmente morre, só para não desagradar aquele que te salvou.

Você realmente nasceu de novo? Caso não, saiba que ainda dá tempo, busque a Deus em oração e procure ouvir, ler e meditar sempre na palavra de Deus, para que o Espírito Santo te transforme a cada dia. (Ef 4:12,13. Gl 4:19).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies