Porque NÃO Devemos CANTAR na Tristeza

Após ler a carta de Tiago, perguntei a Deus: Por que não devemos cantar na Tristeza? E procurei mais sobre isso na bíblia, pra entender melhor essa situação. E hoje, quero compartilhar aqui no site o resultado disso.

porque não devemos cantar na tristeza segundo a biblia

Porque NÃO Devemos CANTAR na Tristeza

Todo mundo gosta de cantar quando esta triste, quando esta emocionalmente ativo, com algum sentimento baixo e negativo. E quando começo nesse assunto, sempre alguém diz: quem canta seus males espanta! Ora,, se importa se eu te contrariar um pouquinho? Espero que não. Você Canta quando Esta Aflito ? Você consegue Louvar na Aflição?

Se sim, Parabéns, você é mais um alienado com a mídia gospel e esta totalmente fora da bíblia. Ei calma, não fique nervoso comigo. Eu também estava alienado e concordava com tudo que pregam e cantam por aí.

Quem nunca ouviu alguém dizendo: Louva na prova que Deus dá vitória! Mas onde na bíblia vemos respaldo satisfatório para isso? Quer dizer, basta louvar e pronto? Onde fica a obediência, a santidade, a fé e tantas outras coisas da palavra de Deus?

A pergunta é: Você esta preparado para admitir que você esta errado? Tem muito crente que sabe muito pouco de bíblia e se comporta como se já soubesse tudo. Esse tipo de pessoa não dá pra ensinar, pois eles não querem aprender.

Por isso a pergunta: Você esta preparado pra admitir que esta errado? Só assim é possível aprender coisas novas.

Pois existem coisas na bíblia que vão contra tudo que você sempre acreditou desde pequeno. Isso acontece porque as letras dos nossos louvores não são fiéis a bíblia e nossos hinos não são fiéis as escrituras porque nós não entendemos e não conhecemos o suficiente a palavra de Deus. E acabamos por ser enganados pela letra dos louvores.

Por exemplo… Quantos pregadores já disseram pra você que o segredo é cantar na prova? O segredo é louvar em meio as lutas? E que você tem que louvar se estiver aflito, triste e amargurado? E quantos louvores traz essa definição na letra deles? Mas…

Olha o que a bíblia REALMENTE diz sobre isso:

O que canta canções para o coração aflito é como aquele que despe a roupa num dia de frio, ou como o vinagre sobre salitre.
Provérbios 25:20

Esta palavra esta dizendo que não é uma boa ideia cantar em meio a aflição. Pois cantar na aflição é como colocar o dedo na ferida. Ou jogar vinagre no machucado.

Eu sei eu sei… muitos louvores dizem o contrário. Muitos pregadores dizem o contrário. Muitos pastores dizem o contrário. E talvez você esteja aí parado não querendo acreditar também. Mas é a palavra de Deus que manda! Ela é autoridade.

Eu concordo que quando cantamos na tristeza, ficamos muito emocionados. Mas é porque estamos mexendo e remoendo nossos sentimentos tristes. Ou seja, não resolve nada, nós apenas estamos se torturando ainda mais.

Deus se Faz Presente na Emoção?

O maior defeito dos crentes hoje em dia é confundir sentimentos com a voz de Deus. Anote essa frase: Estar emocionado não significa que Deus esta agindo!!! E é possível se emocionar sem ouvir Deus falar. Afinal, os ímpios estão longe de Deus, não ouvem sua voz, e mesmo assim se emocionam com muitas coisas.

Isso acontece porque conhecemos muito pouco a palavra de Deus. E no novo testamento, o apóstolo Tiago disse coisa parecida concordando com provérbios.

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
Tiago 5:13

Olha que coisa, Tiago também esta dizendo que na aflição não devemos cantar, mas sim orar. Ele ressalta que você deve cantar quando estiver alegre.

Ou seja, se você esta triste, a solução é ir orar e falar com Deus. Quanto mais estudamos a bíblia mais devemos nos curvar a ela e admitir nossos erros. Pois a bíblia sempre vai nos corrigir até o fim de nossos dias.

Cantar em meio a tristeza é algo muito comum entre os ímpios. Já viu aquelas viúvas com saudades do marido ouvindo músicas sertanejas bem alto? Já viu bêbados no bar, sentindo-se traídos, ouvindo aquelas músicas que falam de fim de relacionamento, de mulheres que foram embora e tudo mais? Tipo aquelas músicas do Reginaldo Rossi… “Garçon, aqui, nessa mesa de bar…” E ficar ouvindo toda essa palhaçada em meio a tristeza não resolve nada!

E agora que você foi iluminado por Jesus Cristo, chamado a salvação, a bíblia vem abrir seus olhos, moldar seu comportamento e te ensinar a se relacionar com Deus da maneira correta; que é bem diferente do que você fazia quando esta no bar cantando bêbado, ou na janela chorando com músicas sertanejas.

É Verdade que Apenas Cantando Recebemos Vitória? Vamos Ver na Bíblia

O caso de Paulo e Silas

Todo mundo gosta de dizer que Paulo e Silas cantaram na prisão e por isso devemos cantar em meio a luta.
Mas leia de novo o versículo e repare no que eles fizeram primeiro:

E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
Atos 16:25

Ahhhhh…. então primeiro eles ORAM e depois eles cantam. Alguns gostam de dizer que eles fizeram um dueto, enquanto um ora, o outro canta. Então eu pergunto: Por qual motivo eles fariam isso? Você consegue orar com alguém cantando ao seu lado? Não é mais óbvio e conveniente orar junto e depois cantar junto?

O próprio texto deixa claro, que eles oravam… A palavra “oravam” não pode ser usada para apenas uma pessoa. Ela indica mais de 1 orando! E de crente, só tem Paulo e Silas na prisão, os outros apenas escutavam.

E depois o texto diz: “Cantavam” que também não pode ser usada pra apenas uma pessoa cantando, logo significa que os 2 oravam juntos, depois cantavam juntos. Porque a oração resolve o problema da aflição, que nos deixa contente em saber que esta ou ficará tudo bem, então podemos cantar.

O Caso de Josafá

Todo mundo gosta de dizer que Josafá colocou os levitas na frente para vencer a guerra, e com isso pregam que o louvor é importante pra vencer as lutas.

Mas leia a bíblia novamente, veja o que eles fizeram primeiro:

Perturbado, Josafá se dispôs a recorrer ao Senhor e promulgou um jejum para todo o Judá.
A população de Judá reuniu-se para invocar o Senhor; de todas as cidades de Judá eles acorreram para invocar o Senhor.
2 Crônicas 20:3,4

Opa…. parece que ele colocou todo mundo pra JEJUAR E ORAR primeiro, e só depois que a resposta de Deus veio garantindo a vitória é que eles chamaram os levitas. O louvor veio, após a vitória garantida.

O caso de Josué em Jericó

Todo mundo gosta de dizer que para Josué conquistar jericó derrubando os muros, eles tiveram que gritar, que é a mesma coisa que louvar nos dias de hoje e por isso, o louvor é importante pra ter vitória.

Mas eu me lembro de Josué conversando com Deus primeiro… você lembra disso? Ou preciso dar o versículo também? Ele primeiro falou com Deus, e a ideia de gritar veio do próprio Deus. Ou seja, a oração veio antes novamente e o grito veio depois. Veja:

E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pôs em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?
Josué 5:13

O príncipe do exército do Senhor apareceu para ele, continue lendo e você verá que Josué não sabia o que fazer, então o Senhor lhe deu uma estratégia, então agora que a vitória esta garantida, pois a estratégia de Deus nunca falha, eles podem cantar e gritar enquanto observam o agir de Deus.

Confesso que tenho muito que aprender. E com certeza você também tem. A pergunta é: Você tem humildade para aprender coisas novas que vão contra o que você acreditava? Ou você vai ignorar, murmurar e dizer que de alguma forma eu estou errado em dizer essas coisas?

Alguma Dúvida de que a Oração vem Primeiro, depois o Louvor?

Se você ainda não estiver convencido de que na luta não devemos cantar e sim, devemos orar primeiro. Então olha o que diz o salmo 137:3,4.

Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?
Salmos 137:3,4

Eles não cantaram porque estavam tristes, o fato de ter sido levado pra outra terra entristeceu a todos!

Até mesmo quando Gideão venceu os midianitas com grito, fogo e buzina, a oração veio antes. Se você ler o texto vai perceber que Gideão esteve o tempo todo falando com Deus. Isso é orar. Ele esteve orando o tempo todo durante a aflição.

É preciso ter humildade para estudar a bíblia. Pois ela vai te corrigir. Por isso, é preciso ter humildade para ser um pregador, pois você precisa estar sempre estudando a palavra, o que significa que estará sempre sendo corrigido por Deus.

Acha que esta pronto para ser um pregador? Tem humildade o suficiente? Então, entre para o Clube de Pregadores. Clique Aqui.

Que Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério em nome de Jesus.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus.
Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

2 Comentários

  1. Aldeniz dos Santos Pinto

    Bom dia, Filhos de Deus. Será mesmo que a bíblia diz para Não louvarmos na tristeza? O que dizer do texto bíblico abaixo e do texto do livro de Tiago quando diz que quando estiverdes em provação TENDE GRANDE ALEGRIA, será que louvando eu naõ estou alegre? O problema é que achamos que vivemos uma vida natural, mas fomos chamados para uma vida espiritual.

    E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
    E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
    E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
    E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
    O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
    E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
    E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
    E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido.
    Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos.
    E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.
    E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
    E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
    Atos 16:20-31

    View Comment
    • A paz querido.

      Veja que você mesmo esta se confundindo.
      Pois se alguém ficar FELIZ por que esta sendo perseguido, SIGNIFICA QUE ESSA PESSOA NÃO ESTA TRISTE! Por isso, pode louvar, pois esta FELIZ.

      Ou seja, você só confirmou ainda mais o estudo.

      View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *