Como ser uma Esposa Sábia e Virtuosa

Como ser uma Esposa Sábia e Virtuosa? Existem centenas de conselhos que podem ser dados como “caminho” para que a boa esposa possa ser sábia e virtuosa. E não é objetivo dar centenas de conselhos agora, mas sim, trazer uma palavra que possa encontrar um cantinho no seu coração.

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos. Provérbios 12:4

O que é uma coroa? É a única coisa que esta acima do rei. Porém, a coroa é honra, é respeito!

A coroa é o que faz o homem ser chamado de rei. Sem ela, ele não poderia reinar, governar, liderar e não receberia o reconhecimento como rei; A primeira coisa que acontece antes do rei assumir o trono, é a cerimônia de coroação, onde ele recebe a coroa e o reconhecimento. E isso é o efeito que só uma boa esposa, sábia e virtuosa consegue causar em seu marido.

esposa sábia e virtuosa

A pergunta é: Seu marido precisa de você? A esposa prudente, virtuosa é a mais amiga de seu marido, de maneira que ele não precisa de um parceiro pra conversar e desabafar e nem mesmo de um “melhor amigo”, porque já tem a esposa.

O homem preza pela confiança, se ele souber que pode confiar na esposa, para contar qualquer coisa, então ele sente segurança e paz.

Em Pv 31:26 a bíblia diz que a mulher virtuosa abre a sua boca com sabedoria. Um dos erros que Eva cometeu foi falar o que não devia com alguém que não tinha nada a ver com a vida dela. E além de dar ouvidos a terceiros, trouxe para dentro de casa, para dentro do casamento o conselho leviano da serpente.

Você tem costume de ficar contando intimidades do seu casamento para suas “amigas”? Se o seu marido não puder confiar em você, ele também não poderá contar com você! E sem confiança, você não será a coroa dele. E quando o marido (que não é muito firme em Deus) percebe que sua mulher esta sendo “podridão em seus ossos”, ele começa a pensar em deixá-la.

Em 1Tm 3:11 Paulo diz que as mulheres devem ser confiáveis em tudo. Como seu marido vai confiar em você, se qualquer problema no casamento, você sai espalhando aos outros? Desabafando com terceiros e recebendo conselhos que certamente vão prejudicar ainda mais a relação?

Em Pv 11:16 diz que a mulher prudente conquista o respeito! Se é normal as amigas ficarem contando os “podres” de seus relacionamentos, deixe-as! Você não precisa agir dessa forma, pois a bíblia ensina que a esposa deve ser confiável.

A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente. Provérbios 19:14

A esposa prudente vem do Senhor, e para isso acontecer, você precisa estar no Senhor! E sua palavra (bíblia) transformará você em uma esposa sábia e virtuosa. Hoje, infelizmente, muitas mulheres aprenderam a ouvir música o dia inteiro, mas não pegam a bíblia para ler nem 1 minuto.

Saiba de uma coisa, escutar louvores, até os ímpios escutam. Mas parar uns minutos para ler a bíblia, só consegue quem esta firme no Senhor Jesus!

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. João 15:4

Paulo fala do perigo de ficar de “casa em casa” fazendo fofoca. Entenda-se de casa em casa como de um lugar a outro. Veja o texto:

E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém. Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não deem ocasião ao adversário de maldizer; 1 Timóteo 5:13,14

Ao final ele completa, que sim, devem se casar, ter filhos, gerenciar a casa, mas não devem dar ocasião, motivo, oportunidade para o inimigo maldizer.

Fale com sabedoria, guarde sua intimidade, mostre que seu esposo pode confiar em você para contar qualquer coisa! Esse pequeno detalhe, exige enorme esforço para segurar a língua! Mas é o que faz toda diferença entre uma esposa qualquer, daquela que é sábia e virtuosa.

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
Tiago 3:2

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. Provérbios 17:28

Que o Santo Espírito lhe conceda graça, seja você uma esposa mais sábia e mais virtuosa e cada dia, em nome de Jesus. Amém.

Como ser uma Esposa Sábia e Virtuosa


A mulher deve ser submissa ao Marido? Mas de que forma? Veja um curto e rápido estudo que explica, sem nenhum preconceito, o papel da mulher, e o que a bíblia quer dizer com submissão. Clique Aqui.

VEJA MAIS SOBRE A MULHER CRISTÃ

Rute, digna de confiança

As Virtudes de Ana, mãe de Samuel

Maria, uma serva Humilde

Estudo Sobre Joias e Maquiagem, o que a bíblia diz?

Abigail esposa de caráter

Mulher cananeia, mulher de Fé

Porque é Importante Ser uma Mulher Sábia

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

2 Comentários

  1. Pingback: Mulher Virtuosa, Quem a Achará? - Comentário Bíblico Provérbios 31

  2. Pingback: Ética Cristã, pena de Morte e Eutanásia - lição da EBD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *