2 Epístola de Pedro – Estudo Bíblico

2 Epístola de Pedro – Estudo Bíblico

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. (2 Pedro 1:1).

A segunda carta de Pedro é endereçada a todo cristão. A época em que Pedro a escreveu, foi o ápice da perseguição contra cristãos e judeus, pouco tempo antes da queda de Jerusalém no ano 70 d.C.

E como Nero se matou no ano 68 d.C cremos que Pedro escreveu esta segunda carta entre 66 e 67 d.C pouco antes de ser crucificado.

O objetivo dessa epístola é alertar os irmãos no tocante a falsos mestres e heresias daquele tempo.

Os teólogos que costumam estudar tudo, menos a bíblia, afirmam que Pedro não é o autor dessa carta, dentre os motivos para tal erro, esta a forma culta do grego na primeira carta, contra a forma popular e mais bruta do grego da segunda carta.

Porém, a própria carta traz várias evidências de que Pedro é o seu autor. Por exemplo;

  • Pedro sabe que vai morrer, e lembra que foi o próprio Jesus quem declarou como ele morreria. (Jo 21:18,19).
  • Pedro, Tiago e João foram os únicos com Jesus no monte da transfiguração (Mt 17:1-5). E ele menciona isso (2Pe 1:17,18);

Ora se Tiago já morreu e João esta sendo perseguido (talvez já estivesse na ilha de Patmos) e o próprio Jesus já foi assunto ao céu, então sobra apenas Pedro para escrever esta carta relatando o evento da transfiguração.

E não somente isto, mas o autor diz: Fomos testemunhas oculares… (2Pe 1:16), deixando claro que é um dos discípulos de Jesus. Portanto sim, a carta é de autoria de Pedro.

Foi escrita no original grego, de forma bruta, mostrando que o autor da carta não tinha domínio total do idioma, este é o pescador Simão Pedro.

Enquanto a primeira carta de Pedro foi endereçada aos cristãos dispersos em Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia; já a segunda é destinada a todo cristão em qualquer lugar. (2Pe 1:1,2).

No capítulo 1, Pedro fala dos efeitos da graça de Deus sobre nós, dá motivos pelos quais escreveu a carta e reforça a autoridade das escrituras que não pode ser interpretada sem a ajuda do Espírito Santo (2Pe 1:20,21).

No capítulo 2, Pedro se dedica a denunciar os falsos mestres com suas heresias. Pelo que Pedro fala, os falsos mestres concordavam com tudo que o mundo oferecia, sempre dizendo que ‘o pecado não é pecado.’

Além de levarem uma vida imoral, procuravam arrastar os cristãos a uma vida imoral também. Sobre eles Pedro alerta:

Olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecado, engodando almas inconstantes, tendo coração exercitado na avareza, filhos malditos; (2Pe 2:14).

E a pior parte, é que esses falsos mestres eram antes cristãos, saíram do meio da igreja, se deixaram envaidecer pelo conhecimento. Como aqueles nos dias de hoje, que são estudiosos, mas que vivem como se o pecado não existisse.

E deles que Pedro esta falando quando diz: A porca lavada voltou a revolver-se na lama e o cachorro voltou ao seu próprio vômito. (2Pe 2:22).

No capítulo 3, Pedro se dedica inteiramente a falar da segunda vinda do Senhor, descrevendo vários eventos e sinais que irão acompanhar este grande dia.

Ele fala que nos últimos dias virão:

  • Escarnecedores que andam segundo as paixões (2Pe 3:3)
  • Blasfemadores que dizem: Onde esta a promessa da sua vinda? (2Pe 3:4)

Que a primeira vez o mundo acabou em água, mas dessa vez será com fogo e os ímpios serão destruídos (2Pe 3:7)

E a parte mais linda é o verso 9 onde explica porque Jesus ainda não veio, é par salvar mais pessoas! E o que nós devemos fazer até lá?

Isto: Crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus! (2Pe 3:18). Tal como as asas de um pássaro, graça e conhecimento andam juntos, crescer em um não é possível sem o outro.

Por exemplo; Quando o pecador Aceita a Jesus, ele cresceu um degrau na escada da graça.

Mas só foi possível subir este degrau porque recebeu o conhecimento da mensagem do evangelho e através dela o Espírito Santo lhe tocou!

Que nós possamos ser sábios para crescer na graça de Deus conhecendo cada vez mais a pessoa do Senhor Jesus Cristo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies