O Chamado de Filipe – Pregação Evangélica

chamado de filipe

O chamado de Filipe

Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. (Atos 8:5).

Quem era Filipe? Ele era um gentio, provavelmente um helenista, quer dizer, um grego. (At 6:1). Foi escolhido para ser diácono, por ter as qualificações necessárias, portanto, ele era cheio do Espírito Santo, cheio de Sabedoria e de boa reputação. (At 6:3).

Atos 6 fala da consagração dos 7 diáconos. Atos 7 fala do ministério de Estevão. Atos 8 agora fala do ministério de Filipe.

Acredito que Lucas escreveu a lista de nomes dos 7 diáconos escolhidos, em ordem de importância, e é por isso, que Estevão aparece primeiro, por ser o mais importante entre os 7 diáconos, porém, Filipe vem logo em seguida. (At 6:5).

Filipe e Estevão tem em comum o poder, a graça, a unção, o ministério da pregação, o cargo eclesiástico mas; Existe uma diferença muito interessante entre Filipe e Estevão. Qual?

Ora, a forma como o ministério deles se desenvolveu. Porque Estevão foi o primeiro mártir, morreu apedrejado por causa da perseguição que se levantou devido a força da sua pregação, fé e testemunho.

Mas Filipe, que igualmente Estevão pregava muito e dava testemunho fortíssimo, na bíblia sagrada, não é martirizado, a bíblia mostra ele constituindo família, tendo 3 filhas cheias do Espírito Santo também e morando em Cesaréia. (At 21:8). Ele recebe a visita dos homens de Deus.

E o que isso nos ensina?

Isso ensina que nem todo mundo terá o fim de Estevão. Nem todo mundo será martirizado. Isso ensina que não é por que os apóstolos morreram de formas terríveis, que você que foi chamado por Deus também vai morrer assim.

Ou seja, muitos de nós, principalmente nos dias de hoje, onde temos liberdade para pregar o evangelho, muitos de nós terão o fim de Filipe. Irão pregar, sim, irão ganhar almas, sim, irão fazer diferença no reino de Deus, sim, mas no final estarão com sua família, com filhos abençoados e cheios do Espírito Santo.

E eu profetizo isso na sua vida. Você é chamado a pregar, a evangelizar, a ganhar almas. E não terá uma morte horrível, não! Mas chegará ao fim dos teus dias em boa velhice, com uma família exemplar e estruturada, terá filhos abençoadíssimos, cheios de Deus, verá os filhos de seus filhos e a graça de Deus sobre toda sua descendência será perpetuada até a vinda de Cristo nosso Senhor.

Filipe é chamado para ser diácono. Porém, ele sai por aí pregando Cristo, ainda que ninguém mandou ele fazer tal coisa. Afinal, a pessoa cheia do Espírito Santo, sempre fará mais além daquilo que foi chamada para fazer. Porque esta escrito:

Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer. (Lucas 17:10).

Em outras palavras, este texto quer dizer que o servo que tem utilidade, é aquele que faz além do que lhe pedem. E uma pessoa cheia do Espírito Santo, certamente é muito útil, e por isso fará sempre além do que a sua função lhe obriga.

Como diácono, ele é obrigado a cuidar da distribuição dos alimentos, (At 6:1-3), mas como pessoa cheia de Deus, ele faz muito mais do que isto. A bíblia diz:

Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo. (Atos 8:5).

Por que Filipe foi até Samaria? Ora, é porque Filipe é alguém que medita na palavra de Deus, para saber qual é a vontade do Senhor e assim fazê-la. Em outras palavras, Filipe sabia que Jesus havia dito isto:

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1:8).

Jerusalém já tinha as testemunhas de Jesus, os próprios apóstolos. A judeia também já tinha testemunhas, os judeus convertidos no dia de pentecostes e também outros que se converteram (At 2:41. 4:4).

Então, Filipe percebeu que conforme a palavra do Senhor o próximo campo missionário era Samaria. E logo ele foi para lá, sem ninguém mandar. Nenhum anjo, nem profeta falou nada, posso conjecturar que ele viu “na bíblia” e obedeceu.

Você não precisa de anjo ou profeta para te mandar fazer aquilo que a bíblia já diz. Se a bíblia diz, então faz. Obedece. Quem obedece a bíblia, obedece a Cristo.

  • Se a bíblia diz: Ide por todo o mundo pregai o evangelho a toda criatura…. Faça.
  • Se a bíblia diz: Medita no livro dessa lei de dia e de noite… Faça.
  • Se a bíblia diz: Orai sem cessar… Faça!
  • Se a bíblia diz: Trazei todos os dízimos… Faça!

Quem considera a bíblia apenas como livro de história para nosso conhecimento, é um pobre coitado que ainda não entendeu o evangelho, não conhece as escrituras nem o poder de Deus. Recomendo ir a igreja, esperar o final do culto e levantar a mão na hora do apelo.

A bíblia diz que Filipe alcançou multidões com sua pregação, fez sinais e prodígios no meio do povo. E este, é um trabalho de apóstolo (Mt 10:1,8). Este, é o mesmo trabalho que Cristo fazia quando andava nessa terra. (At 8:6-8).

Mas ele era apenas um diácono? Como explica isso? Ele não era apóstolo, ele não era Cristo. Seu título era o mais baixo de todos. Sua função a mais simples que existia.

Isso se explica com um fato simples. Deus não precisa de pessoas com títulos ou vasos com flores. Deus precisa de pessoas dispostas pra Ele usar e vasos disponíveis para Ele encher.

Hoje em dia, o povo fica brigando por título de pastor, evangelista, bispo, apóstolo, ao invés de simplesmente descer até Samaria e começar a pregar.

Já vi gente brigando até por carteirinha de capelão só pra ir nos hospitais, esquecendo que os enfermos estão por toda parte, e não somente nos hospitais. Ou seja, enquanto não tem condições de ir no hospital, você vai ficar parado? Esse é o chamado mais ridículo que já vi.

Quem é chamado de verdade não fica parado esperando título, carteirinha ou diploma.

Ei mulher, vai ficar parada esperando ser reconhecida a pastora? Isso é ridículo. Vai ficar aí esperando finalmente vencer aquele debate se a mulher pode ou não ser pastora? Isso é ridículo. Pare de perder tempo povo de Deus, e mãos a obra, porque tem muita alma pra salvar em Samaria e até os confins da terra!

Após um grande avivamento em Samaria, muitas almas batizadas nas águas, descem para lá Pedro e João. E dão continuidade ao trabalho, e o povo então agora recebe o batismo com Espírito Santo. (At 8:14-17).

Com a presença de Pedro e João, Filipe perde a evidência, ou seja, ele sai de cena, porque chegaram os seus pastores, ou seja, superiores a Filipe. E isso é uma lição de cooperação no reino de Deus, isso mostra o tipo de obreiros que Deus precisa.

Filipe não ficou nervosinho, nem murmurando com a chegada de Pedro e João, que ao descerem ali, chamaram toda atenção para si. Pois o Filipe poderia ficar reclamando igual muitos fazem hoje dizendo:

É… Quando eu cheguei aqui não tinha nada… Comecei essa obra sozinho, do zero. Ninguém me ajudou. E agora que tem almas, agora que esta indo bem neh; Todo mundo quer vir pra cá ajudar, mas quando não tinha alma nenhuma, não tinha igreja, não tinha nada, ninguém me ajudou e blá blá blá…

Ôooo povinho difícil viu. Só porque fez alguma coisa na obra e tem resultado, pronto. Já empresta o coração para satanás, pra parar de fazer a obra, e ficar reclamando com inveja de Pedro e João, porque eles são superiores a ti, tem títulos mais altos e podem levar a obra mais longe.

Entenda, cada um tem um chamado. Para de ficar com inveja dos talentos e da graça que os outros tem. Faça sua parte, deixa Deus usar tua vida, porque a obra não pode parar.

Filipe é um exemplo de obreiro que é bom pra começar a obra. É bom pra ganhar as primeiras almas. É bom pra abrir igrejas por aí. Mas pra dar continuidade nesse trabalho, é preciso chamar pessoas com chamado diferente, com patente superior, e nesse caso, Pedro e João.

Por isso, saiba onde Deus te colocou, entenda em qual departamento e para qual trabalho Deus te usa mais.

Agora que a igreja em Samaria esta indo bem, Deus tira ele de lá, e manda para o deserto. (At 8:26).

  • Deus tira ele da igreja grande, para onde não tem igreja nenhuma.
  • Deus tira ele de lugar cheio, para um lugar vazio.
  • Deus tira ele dos holofotes para o anonimato.
  • O pregador de multidão, agora vai pregar pra uma pessoa só.

Meus amados, pra fazer a obra de Deus é preciso ter muita humildade, porque muitas vezes Deus faz esse tipo de coisa. A gente sempre pensa em crescimento, e que Deus vai nos colocar em uma obra maior ainda… Mas o Senhor é o dono da obra, e se ele quiser te mandar para o deserto, você vai.

Após ganhar o Eunuco para Jesus, Filipe é arrebatado e vai para Azoto. Outro lugar onde novamente, ele vai começar a ganhar as primeiras almas. Pois este é o chamado de um evangelista.

E a bíblia diz, que ele foi pregando e evangelizando várias cidades até chegar em Cesaréia, lugar onde criou raízes, constituiu família e viveu ali. (At 8:40).

Como se diz, para tudo há um tempo debaixo do céu. Tem pessoas que estão no tempo de estudar. Outros estão no tempo de trabalhar pra garantir o sustento e um futuro a sua família.

Mas tem muitos, que estão no tempo de aceitar o seu chamado, outros estão no tempo de começar o chamado e outros ainda estão no tempo de aperfeiçoar o chamado através do estudo, para ir ainda mais longe na obra de Deus.

Em que tempo você esta? Oxalá seu chamado seja o de um evangelista, para ganhar muitas almas ao Senhor Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies