Pastor, Bispo, Apóstolo e etc. Quem é quem?

Há muitos anos existem cargos eclesiásticos dentro das igrejas e comunidades evangélicas. Nos tempos bíblicos, não existiam tantos quanto hoje. E também não se dava tanta importância a isso.

Um exemplo claro é o de Estevão, que sendo apenas um diácono pregou o antigo testamento por completo e ao adormecer sendo apedrejado viu os céus abertos. Atos cap 7.

Em nossos dias existem tantas nomenclaturas dentro da igreja que fica até difícil saber quem é quem!

Se você estiver a frente de um trabalho na igreja durante o culto; Chegando um bispo, um apóstolo, um pastor, um missionário, um reverendo, um ancião e um presidente.. Qual deles deve receber maior honra? Ou qual deles deve ser apresentado primeiro?

Ou seja, aprendemos desde pequenos que quando estamos na direção do trabalho, ao chegar alguém superior, passamos a direção a esse superior!

Exemplo: O diácono esta dirigindo o culto, chega o presbítero! Logo o diácono deve passar a direção do trabalho para o presbítero em sinal de reverência! É assim que era feito nas igrejas alguns poucos anos atrás (porque eu não sou tão velho assim).

E hoje, com todas essas nomenclaturas de “autoridades eclesiásticas”, como fica a escada da hierarquia entre eles?

Nesse artigo quero abordar esse assunto mas com meu olhar crítico! Não me leve a mal, ou pense que sou rebelde ou ignorante! Mas pela bíblia que eu li! A coisa era pra ser bem diferente. Continue lendo…

Qual o cargo de maior honra dentro da Igreja nos dias de hoje!

hierarquia na igreja

Em toda hierarquia deve haver um maioral. Um poder supremo, alguém que esteja acima de tudo e de todos. Mas nas igrejas e comunidades de hoje em dia não temos algo definido.

Pois o cargo maior vai conforme a doutrina, o costume, os métodos ou as frescuras que a placa ou o nome da igreja ou comunidade determina!

Detalhe: Toda hora eu tenho que citar “igreja e comunidade” pois alguns querendo se diferenciar de igreja, mudaram o nome para comunidade ou qualquer outra coisa parecida, ora bolas, por dentro é tudo a mesma coisa!

Na verdade não existe cargo maior. Pois afinal, o que um bispo faz? Ora, ele dirige a igreja! Mas espere, isso é a mesma coisa que um Pastor faz! E também é a mesma coisa que um apóstolo faz. Logo são nomes diferentes para as mesmas funções.

Um dos motivos para tantos nomes diferentes com funções iguais é a briga pelo poder e a concorrência pela autoridade maior. Quando o cargo ou função de Pastor deixou de ser interessante, logo surgiram apóstolos! E quando esses foram questionados, apareceram então os Bispos.

Quer dizer, os cargos de diferentes nomes vão aparecendo conforme a necessidade do mercado (o povo, a igreja).

O que a Bíblia diz com relação a Cargos e Funções?

A Bíblia não se preocupa muito com isso. No livro de Atos dos Apóstolos não vemos nenhuma preocupação por parte dos seguidores de Cristo em relação a cargos e funções. Na verdade todos estavam voltados a pregação do evangelho.

>>Recomendo a leitura: O que é Dom da Palavra?

Mas houve uma vez em que os apóstolos se preocuparam com cargos e funções. Isso aconteceu quando deveriam decidir quem tomaria o lugar de Judas Iscariotes para se tornar o 12° apóstolo e completar o grupo.

No capítulo 1:23 podemos conferir o episódio. Eram 2 candidatos; José e Matias que estavam competindo para ficar no lugar de Judas. E por sorte Matias se tornou o décimo segundo apóstolo completando o grupo!

Porém, é incrível como Matias não realizou nenhum milagre, aliás, não se fala mais nele em todo o resto da história! Ou seja, o único que deu valor a cargo, ou pelo menos lhe atribuíram esse valor, não viveu conforme o nome que recebeu “Apóstolo”!.

Acredito que isso aconteceu por que Matias foi levantado pelos homens para ser Apóstolo, porém não tinha o chamado ou a vocação da parte de Deus para ser.

>> Recomendo a leitura: Como sei que fui chamado por Deus?

Hoje em dia, muitos estão iguais a Matias, o apóstolo que só tinha nome. Mas o livro de Atos também deixa outra lição muito importante com relação a cargos e funções. É o exemplo de Paulo.

O Apóstolo Paulo é quem de fato deveria ter sido escolhido em lugar de Judas. Porém, não foi assim pelo fato do homem não saber esperar. Veja com que pressa levantaram alguém para o lugar de Judas, sendo que nem Jesus se preocupou com isso após ter ressuscitado.

E mesmo que esperassem, eles jamais escolheriam a Paulo! Pois fechariam seus olhos espirituais para enxergar somente com os carnais e olhar que Paulo era, digamos, “novo convertido” ou melhor.. “Perseguidor da Igreja” ou ainda o primeiro a ser perseguido pela própria igreja; Realmente ele não estava a altura na visão humana para exercer tal função.

Por outro lado, Deus já o tinha escolhido sem pedir autorização dos demais apóstolos. Pois o chamado vem da parte de Deus! Os nomes para definir cargos e funções vem dos homens.

Pedro é Apóstolo e Presbítero e Jesus é Pastor e Bispo!!!

No título eu estou afirmando mesmo isso. Pois é verdade, é o próprio Pedro que declara em suas cartas os nomes com os quais podemos atribuir a ele conforme o seu trabalho.

Em 1 Pedro capítulo 1 e verso 1. Vemos Ele se declarar Apóstolo. E sabemos que de fato ele é, pois foi escolhido pelo próprio Cristo. E eu acredito que apóstolo mesmo, somente os que receberam orientação direta de Jesus! E se você perguntar de Paulo, faço lembrar que Paulo subiu ao 3° Céu e viu e ouviu ‘coisas’.

Na mesma carta, capítulo 2 e verso 25, vemos Pedro afirmar claramente que Jesus é Pastor e Bispo! E ainda no capítulo 5, Pedro afirma ser presbítero também.

Não quero causar debates meus irmãos, mas percebam como esses nomes não tem tanta diferença entre si! O pastor, o apóstolo, o bispo e até o presbítero são a mesma coisa. Aliás algumas traduções bíblicas utilizam a palavra ancião em lugar de presbítero.

Então, esta na hora de parar com as frescuras, pois já vi e ouvi líderes religiosos dizerem: Me respeite pastor pois eu sou bispo! Grande coisa isso meus amados, pois a luz da bíblia não há diferença no nome do cargo ou função.

Na bíblia a única diferença são os frutos. Como disse nosso Mestre: “Pelos seus frutos os conhecereis”.

Deus abençoe sua vida, família e ministério.

21 respostas para “Pastor, Bispo, Apóstolo e etc. Quem é quem?”

  1. Avatar de Lúcia rodrigues
    Lúcia rodrigues

    Concordo com o q vc disse, essas preocupações de separar, para saber qm é maior ou menor, é coisa de homens.
    Os dons são para edificações do corpo (igreja).O Senhor Jesus não está preocupado com nd disso, como o irmão mesmo disse, o q importa são os frutos!

    1. Avatar de Manoel Messias
      Manoel Messias

      Amei esse esclarecimento, foi Bom, como disse o irmão sem muita frescura…bom.

  2. Avatar de Ueslei Vargas
    Ueslei Vargas

    Na verdade, se analisarmos as escrituras, veremos que existem sim as classes hierarquicas, e ate mesmo no mundo espiritual entre anjos e demonios… oque tbm nao da o direito do homem querer ser um maior que o outro dentro das igrejas…Cristo nos ensinou sobre humildade!

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      Se Existe hierarquia querido, nos mostre por favor os versículos.
      Até onde sei, somente na questão dos diáconos, fora isso não há.

      1. Avatar de Maurício
        Maurício

        Não vou mostrar. Más recomendo ler a bíblia com mais atenção. Essa sua posição lembra em muito um certo líder que caiu do céu por se recusar a olhar para cima.

        1. Avatar de Pregador Manasses
          Pregador Manasses

          Não vai mostrar na bíblia ?
          Claro que não vai. Porque pessoas como você, seguem a bíblia pela metade deixam de seguir em vários assuntos que lhes convém.

          1. Avatar de Manoel Messias
            Manoel Messias

            Amei esse esclarecimento, foi Bom, como disse o irmão sem muita frescura…bom.

        2. Avatar de Naypereira123@hotmail.com
          Naypereira123@hotmail.com

          Também concordo com o que li
          Porque realmente hoje muitos só ligam pra cargos e esquece o verdadeiro valor da palavra de Cristo Jesus.

  3. Avatar de Fernando Figueiredo
    Fernando Figueiredo

    Parabéns Manassés!!! eu acho interessante a pessoa dizer que sabe mais nao vai mostrar. É muito claro a diferença entre Ignorantes e Intelectos. Leitores, e os que acham que lêem. São pessoas assim que infelismente nunca crescem e seus liderados também não. baseiam-se em conceitos e não em verdade. Vai estudar meu irmão, isso é bom para o seu ministério. Não quiz aqui ofender, o ignorante é por falta de conhecimento, por tanto não quiz aqui fazer ofença alguma. Se existe o que disse, mostre. se não faça o memso que o irmão manassés e monte seu blog e coloque lá os seus pensamentos. Gosto de aprender, tudo é bom para crescimento, mesmo que não queira concordar.
    Paz!!

  4. Avatar de daudo
    daudo

    Amados tenho uma duvida: entrei numa igreja, e o evangelho deles é baseiado aos mortos, eles dizem que quando vão a igreja estão salvando os seus familiares que não entraram no reino celestial porque não tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Deus. E quando estão orando ficam chamando os mortos dizendo : ” estou á chamar todos os defuntos (mortos) pra que estejam aqui”. Sera que é biblico?. Pesso voças respostas. Paz seja sobre vós.

    1. Avatar de Pregador Manasses
      Pregador Manasses

      com certeza não.
      recomendo não voltar nesse lugar.

  5. Avatar de GERSON FERNANDES DOS SANTOS
    GERSON FERNANDES DOS SANTOS

    O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS.JOÃO 10:11.
    E O BISPO,APOSTOLO,DIACONO,PRESBITERO,ANCIAÕ..ETC.O QUE FAZEM?DEDICAM SUAS VIDAS AO BEM ESTAR DO REBANHO?OU APENAS NOMECLATURAS PARA MANTER STATUS ECLESIASTICOS?

  6. Avatar de Roberto Menezes
    Roberto Menezes

    Graça e Paz Pastor Cícero!

    Concordo em parte com o tema que o irmão aborda aqui, mas…

    O Pastor menciona “Um dos motivos para tantos nomes diferentes”;

    Pergunto:
    – No tempo de Cristo existiam Ass de Deus? Baitistas, etc?
    – Naquele tempo existiam placas com nome de igrejas?

    – Qual era o nome da igreja de Cristo?
    – Não era à “Igreja do Caminho”?

    O Ap Paulo não reclama em
    l Coríntios 3:4-6, quando ele fala:
    “Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
    Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
    Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento…

    Então apesar de naquele tempo ainda não existir Ass de Deus, Batistas, Presbiterina, Comunidades… Existiam também grupos de igrejas que se achavam soberanos pelo líder…

    Eu creio que não devemos abordar assunto de nomes de igrejas pq O Senhor Jesus não levará nenhuma placa, e sim, um povo que se chama pelo Seu nome!

    Quanto aos cargos na igreja é um outro fato; pois ficamos discutindo acerca dessas coisas esquecendo de ganhar as almas que estão indo para o inferno; O Senhor nosso Deus nos cobrará no juízo…

    A Bíblia fala que nos últimos tempos entrariam lobos vestidos de ovelhas… mas as ovelhas conhece o seu pastor…

    A igreja está se multiplicando, quem estiver errado prestará conta se si… Enquanto discutimos nomes de igrejas e cargos, muito de nossos irmãos estão morrendo degolados, queimados, enforcados, por amor a Cristo…

    Certa vez um dos discípulos do Senhor Jesus, a saber, João, vrio a Ele reclamar que estavam expulsando demônios em seu nome… olhem a resposta do Senhor:

    E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
    Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
    Porque quem não é contra nós, é por nós.
    Marcos 9:38-40

    Então amados, servos do Senhor Jesus!

    Anunciai O Reino que está próximo a vinda do Rei!

  7. Avatar de Roberto Menezes
    Roberto Menezes

    Que o nosso Deus abençoe cada um dos irmãos! que o Espírito Santo visite neste momento a família, lar e a vida de cada um! sejam revestidos do poder de Deus amém, amo vcs família amada do Senhor..
    Deus no comando de tudo..

  8. Avatar de Roberto Menezes
    Roberto Menezes

    Perdoe, me referi o pregador Masses com Pr. Cícero…

  9. Qual é a diferença entre Apóstolo e Pastor? Quem é o superior de quem?

    […] e que ora é aqui e ora é ali e ora é acolá!” Já de acordo com o Pregador Manassés, a diferença é apenas gerada pela vaidade e “necessidade de […]

  10. Avatar de moizes do nascimento
    moizes do nascimento

    o mais importante sempre sera pregar a palavra e que deus use a todos pois ele e o dono de tudo

  11. Avatar de Erick
    Erick

    Por favor me ajude, estou me questionando se o cargo de Apostolo existe ate hoje em dia ou pedro foi realmente o ultimo apostolo de verdade. Atos 1.21-26

  12. Avatar de LUCAS FERREIRA DA SILVEIRA
    LUCAS FERREIRA DA SILVEIRA

    EU gostei muito, foi muito forte pastor.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Sim o atos dos apóstolos continua até nos dias de hoje e com toda certeza futuras até Jesus voltar. Deus abençoe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies