II Epístola de João – Estudo Bíblico

II Epístola de João – Estudo Bíblico

Porque muitos enganadores têm saído mundo afora, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne; este é o enganador e o anticristo. (2 João 1:7).

A segunda epístola de João é a menor de toda a bíblia sagrada, com apenas 13 versículos.

Essa carta é enviada a uma igreja, a qual João chama de Senhora Eleita. É normal se referir a igreja no feminino, pois ela é a noiva de Cristo.

Há discussões que colocam isso em questão, era uma igreja, ou era uma mulher chamada Eleita? O verso 13 contribui para que adotemos a Senhora Eleita como igreja e não como pessoa.

É possível que esta igreja seja a mesma citada por Pedro, na segunda carta de Pedro, 5:13. Onde ele menciona uma igreja que esta na Babilônia chamando-a também de eleita.

Afinal, vemos em Atos que Pedro e João andaram juntos (At 3:1), e não seria incomum que voltassem a andar juntos pregando e fundando igrejas, pois são dois membros do grupo especial de Jesus, Pedro, Tiago e João.

A segunda carta de João traz ênfase nas palavras amor e verdade. E também a palavra doutrina é destacada. O objetivo da carta é relembrar o ensino simples do evangelho, o amor.

E também alertar sobre os discípulos do anticristo que estão saindo mundo a fora pregando a falsa doutrina, o verso 10 indica que eles saíam de casa em casa pregando falsa doutrina. Isso te lembra alguém?

É possível que os membros dessa igreja tenham encontrado o apóstolo João, e por isso ele diz: “Fiquei feliz em ter encontrado teus filhos que andam na verdade”. (v. 4).

E ao encontrarem com João, os membros falaram da situação da igreja, e por isso João escreveu a carta. Se assim for, estes membros levaram a carta de João até a senhora eleita.

Dos versos 1 a 3, temos a saudação de João, essa é a única carta de João onde vemos uma saudação bem completa dizendo: Graça, Misericórdia e paz… Onde ele também destaca a verdade.

E esse destaque não é por acaso, ao falar da verdade, ele se refere a Cristo e a palavra de Cristo, o evangelho verdadeiro. Já iniciando o combate a falsa doutrina.

Nos versos 4 a 6, João destaca o amor. E explica o amor. Talvez a melhor definição de amor para os cristãos é esta. Ele diz:

E o amor é este: que andemos segundo os mandamentos de Deus (2Jo 1:6a).

O que combina perfeitamente com a definição de Jesus quando disse: — Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. (João 14:15)

É por isso, que os cristãos verdadeiros, procuram sempre estudar a bíblia, para conhecer cada vez mais a vontade de Deus, e obedecer sua palavra, andando em amor.

Nos versos 7 a 11, João fala dos falsos mestres, os discípulos do anticristo que estão espalhando um falso evangelho.

A falsa doutrina principal da época de João era negar que Jesus veio em carne. Isso hoje é conhecido como docetismo, uma linha de pensamento grego que não aceita a matéria como boa, mas sempre má.

Se a matéria é sempre má, então para que Jesus seja realmente santo e bom, ele não pode encarnar. O docetismo pregava que Jesus era uma espécie de holograma, uma ilusão, seu corpo não era real.

Por isso João diz que eles não confessam que Jesus veio em carne. (v. 7). No verso 8 João exorta que eles tomem cuidado para não jogar fora todo trabalho por ele e demais líderes já realizado. Isso indica que João contribui na fundação dessa igreja.

João também alerta no verso 10, que não recebam em suas casas, esses que andam de porta em porta mas não confessam que Jesus veio em carne. Ou seja, antes de permitir entrarem em sua casa para vos ensinar, perguntem e saibam primeiro no que eles acreditam a respeito de Jesus.

Nos versos 12 e 13 João traz saudações finais.

Que possamos seguir o que diz a palavra, praticar o amor obedecendo aos mandamentos de Deus. E rejeitar o ensino dos falsos mestres, que nos dias de hoje, são os que negam a divindade de Cristo e os que negam a autoridade da bíblia sagrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies