Misericórdia Quero e Não Sacrifício | Oséias 6.6

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (Oséias 6:6)

Misericórdia Quero e Não Sacrifício

O que você oferece mais ao Senhor, sacrifício ou misericórdia? A importância disso, é que a misericórdia deve ser superior aos sacrifícios, caso contrário, o Senhor os rejeitará. (Mq 6:7,8).

E o que são sacrifícios nos dias de hoje? Ora, o sacrifício trata da religião externa, enquanto que a misericórdia trata da religião interna. O sacrifício fala das obras que realizamos no exterior, porém a misericórdia fala da transformação interior.

Oséias vai direto ao ponto crucial do pecado de Israel. Ele mostra qual é a raiz do problema. Suas palavras são como um trator arrancando a planta toda para mostrar o problema na raiz.

Essas palavras revelam o caráter de Deus, e o que ele realmente quer de nós. Uma forma resumida de explicar qual é a vontade de Deus para nossas vidas. Vejamos:

Existem os sacrifícios, que foram ordenados por Deus na lei de Moisés (Lv 1 a 7). Mas também existe a misericórdia, que envolve amor e fé, e que também são cobradas por Deus na lei de Moisés (Dt 6:5. 10:12).

Porém, um tem maior importância do que o outro! Um é o reflexo do outro! A misericórdia tem maior valor, e os sacrifícios são apenas um reflexo da misericórdia.

Porém, o povo de Israel esta preocupado apenas com os sacrifícios, pois cometiam todo tipo de pecado, e depois para demonstrar que são boas pessoas diante de Deus, entregam a ele sacrifícios.

Isto é típico de todo hipócrita! Ele procura se esconder atrás das obras, mostrando um reflexo impecável aos homens, tal qual os fariseus que amam os primeiros assentos, as saudações nas praças, que oram em público para serem vistos pelos homens.

Tudo isso são sacrifícios, a parte externa da religião, ou como diriam Paulo e Tiago, são as obras! Porém Deus não tem prazer em reflexos, mas sim na essência! Tanto que Paulo ensina:

Que as obras não podem salvar! (Gl 2:16) Mas em contrapartida Tiago ensina que as obras acontecem naturalmente na vida do salvo (Tg 2:1-26).

Ora, Israel estava cheio com a prática dos sacrifícios, mas seu coração estava vazio com a prática da misericórdia! De maneira que Deus esta clamando a mim e a você:

Misericórdia quero, e não sacrifícios!

Isto não significa que Israel poderia abandonar os sacrifícios, assim como não significa que nós podemos deixar de fazer boas obras.

Mas sim, quer dizer que sem misericórdia, os sacrifícios são inválidos! Sem amor e fé, sem conversão, sem arrependimento sincero, todas as suas boas ações não são contadas diante de Deus. Como diz Paulo, se não tiver amor, minhas obras serão nada! (1Co 13:2).

A pergunta é: Como esta seu coração? Como esta seu caráter? Você foi realmente convertido de maneira que seus sacrifícios são resultado da sua misericórdia?

Ou você apenas faz sacrifícios para sustentar a imagem religiosa de que ainda serve a Deus, quando no fundo seu coração já se afastou dele completamente?

E se você descobriu agora que não tem misericórdia, que suas obras funcionam como máscara diante dos homens para sustentar uma falsa religião… E ao perceber isto, você quer urgentemente se concertar diante de Deus, para ser misericordioso; Então o que fazer?

O texto responde: Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (Os 6:6).

Isto é um paralelismo, quando se fala a mesma coisa com palavras diferentes. “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício” é exatamente igual a “e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos”.

Em outras palavras, este texto nos ensina que a misericórdia, que é feita de fé e amor, se faz dentro de nós através do conhecimento de Deus. Já dizia Paulo: A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus (Rm 10:17).

Sendo assim, se queres ser misericordioso, se queres que tuas obras tenham valor, se queres andar segundo a vontade de Deus… Tudo que deves fazer é procurar conhecimento de Deus! Isto é, conhecer a Cristo, adquirir informações sobre ele, e o buscar de todo coração, para ter experiências com Deus.

Pois é somente assim que nos convertemos. Conhecendo mais e mais ao Senhor. Já disse o salmista:

Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração. (Salmos 119:34)

Uma resposta para “Misericórdia Quero e Não Sacrifício | Oséias 6.6”

  1. Avatar de Valdir
    Valdir

    Muito bom esse estudo, Deus abençoe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies