Segunda Vinda de Cristo e Arrebatamento. Qual a Diferença?

Segunda Vinda de Cristo e Arrebatamento. Qual a Diferença?

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos, com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mateus 24:30,31).

Já ouviu falar no pensamento Pós-Tribulacionista? O pensamento pós é diferente do pensamento Pré-Tribulacionista. Vejamos a principal diferença:

Os que são pós: Defendem que o arrebatamento será depois da segunda vinda de Cristo, que primeiro Cristo aparece nas nuvens, depois a igreja sobe para encontra com ele. E assim ambos, Jesus e a igreja descem de novo para a terra imediatamente.

Os que são pré: Defendem que o arrebatamento será antes da segunda vinda, e antes mesmo da grande tribulação. Que primeiro nós subimos aos céus, ficando com Cristo por 7 anos com Cristo nas bodas do cordeiro, e assim, na segunda vinda de Cristo, nós descemos juntamente com Ele.

Dessa forma, aqueles que são pós-Tribulacionistas, acreditam que a igreja irá passar pela grande tribulação. Enquanto nós, os pré, acreditamos que o arrebatamento é iminente, pode acontecer agora.

O pensamento pós é quase todo concentrado no evangelho de Mateus e em especial, o capítulo 24. Porém, o que eles esquecem, é que Mateus escreveu o seu evangelho para os judeus.

O evangelho de Mateus é uma pregação escrita para os judeus, provando que Jesus é o messias e que este mesmo Messias voltará outra vez e aí, somente aí, ele cumprirá o restante das profecias que os judeus tanto esperam da parte do seu Messias salvador.

Afinal, você deve saber que os judeus ortodoxos não receberam Jesus como Messias. Até mesmo a Aline, do canal, Israel com Aline, não acredita em Jesus como messias. Ela mesmo declarou isso em uma live de seu canal, dizendo que ela: “respeita muito os cristãos, tem um carinho muito grande por eles e por Jesus, mas ela ainda esta esperando o Messias. Ela vê Jesus apenas como um profeta.”

E você sabe qual o motivo principal pelo qual os judeus não acreditam em Jesus como messias? É simples. É porque Jesus não cumpriu tudo que esta escrito nas escrituras sobre o Messias. Ele cumpriu algumas coisas, mas o principal para os judeus, ele não cumpriu.

Quais as promessas messiânicas que ainda não se cumpriram em Jesus e que os judeus tanto esperam? Vejamos:

  1. O Messias deve Construir o 3° Templo em Jerusalém. (Ez 37:26-28).
  2. O Messias deve trazer todos os judeus de volta a Israel. (Is 43:5,6).
  3. O Messias deve Introduzir uma era de paz mundial acabando com o sofrimento (Is 2:4).
  4. O Messias deve divulgar o conhecimento universal sobre o Deus de Israel. (Zc 14:9).

Segundo os judeus, o reino universal do Messias é a principal profecia, e portanto, Jesus não é o Messias, porque não estabeleceu nenhum reino mundial.

E eu imagino que você, como um bom pentecostal, vai dizer que Jesus estabeleceu um reino espiritual. E sim, isso é verdade. Porém, as profecias de fato apontam um reino literal e terreno, por exemplo, veja as palavras de Zacarias:

E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra. (Zacarias 9:10)

Anunciar paz aos gentios se refere a toda a terra, por causa do contexto “de mar a mar” bem como o seu domínio será sobre a terra. E isso significa um domínio literal. Pois hoje, ainda existem países e lugares que não conhecem o evangelho, portanto, o reino espiritual estabelecido por Jesus ainda não chegou no mundo todo.

Enquanto essa profecia, se refere a paz no mundo inteiro e domínio mundial de forma literal. E Isaías 9:7 concorda com isso. Então Mateus, ao falar da segunda vinda, esta mostrando aos judeus que todas essas profecias se cumprem automaticamente na segunda vinda.

Pois com o sinal do filho do homem aparecendo nas nuvens diante de toda a Terra, e todos os povos, nações, raças e línguas o verão! Isto por si só, anuncia quem é que vai mandar nesse planeta agora.

Ou você pensou que Jesus iria voar até a ONU ou até a casa branca pra dizer: “O governo do mundo agora é meu, passem pra cá.” Ele não precisa disso, pois esta muito além dessas coisas. Ele simplesmente aparece nas nuvens e pronto, toda a Terra treme diante do seu resplendor. Como esta escrito:

Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam. (Naum 1:5).

E quando ele vier, logo se assentará no trono de Davi como foi prometido. E de lá, anunciará paz no mundo inteiro, e isto será um decreto, uma ordem suprema e não um pedido. Como disse o profeta:

Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. (Habacuque 2:20)

Uma outra profecia de suma importância para os judeus é aquela de trazer todos de volta para Canaã. Pois ainda hoje, muitos judeus estão espalhados pelo mundo e não tem condições de irem para a terra de Israel.

E essa profecia também é literal. Porque quando Deus os espalhou, isso o fez literalmente, portanto, quando promete ajuntá-los, o fará literalmente também. Vejamos 1 texto:

Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente. Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra, (Isaías 43:5,6).

Mas para além desse texto, veja esse outro, uma profecia que remete a segunda vinda de Cristo em relação á Israel. Esta escrito assim na versão NAA:

— Vamos! Vamos! Fujam da terra do Norte, diz o Senhor, porque eu espalhei vocês como os quatro ventos do céu, diz o Senhor. Vamos! Fuja, Sião, você que habita com a filha da Babilônia.
— Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Para obter a glória, ele me enviou às nações que saquearam os bens de vocês. Porque aquele que tocar em vocês toca na menina dos meus olhos.
(Zacarias 2:6-8).

Então, nesses textos, temos Deus dizendo que os trará de volta, e isso será á força. E também dizendo que foi ele mesmo quem os espalhou como os “quatro ventos do céu”. E que para “obter a glória ele me enviou ás nações” e este, só pode ser o Cristo na segunda vinda.

Por isso Mateus diz: “…Todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu…” deixando claro que, a segunda vinda de Jesus tem como foco as nações, todos os povos da terra. Pois agora, ele vem para governar o mundo inteiro.

E lembre-se que, Mateus esta falando com os judeus. Então agora ele mostra o cumprimento cabal dessa profecia tão esperada pelos judeus, que é voltarem todos para Israel. Mateus diz:

“E ele enviará os seus anjos, com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” (Mateus 24:30,31).

Porém, veja que isso não é arrebatamento. Isso é o cumprimento de uma das principais profecias do antigo testamento, que os judeus tanto esperavam.

Quando Mateus diz “reunirão” Ele usa uma expressão no grego que é: episunago. Que significa: “reunir com outros”. Conforme o dicionário Strong.

E é justamente por causa disso, que eles serão convencidos de que Jesus é o messias, por verem uma profecia principal se cumprindo de imediato diante de seus olhos.

E é somente reunindo todos os judeus em um único lugar, que eles poderão olhar para ele e chorar pelo primogênito, como esta escrito:

E sobre a casa de Davi e sobre os moradores de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas. Olharão para aquele a quem traspassaram. Prantearão por ele como quem pranteia por um filho único e chorarão por ele como se chora amargamente pelo primogênito. (Zacarias 12:10).

Você não pode pensar que; em um momento tão marcante como esse na história (onde os judeus reconhecem o Messias), estarão só alguns em Israel e o restante espalhado pela terra. Pois Jesus quando voltar, descerá sobre Israel e porá os seus pés no monte das oliveiras. (Zc 14:4).

Por isso, a segunda vinda de Jesus não pode se confundir com arrebatamento. São dois eventos distintos. Por razões diferentes, e com foco diferente.

O arrebatamento é somente para os cristãos, como Paulo deixa bem claro dizendo que até os crentes que morreram em Cristo, irão ressuscitar para participar desse evento. (1Ts 4:15-17).

Porém, a segunda vinda de Jesus é para toda a terra, todos os povos o verão e lamentarão sobre o filho do homem, como declara Mateus.

O arrebatamento envolve ressurreição dos crentes (1Co 15:52). Mas em Mateus 24, não se menciona nenhuma ressurreição.

O arrebatamento será uma obra sobrenatural da parte de Deus, por isso será em um momento, em um piscar de olhos. E em ambas as passagens onde Paulo descreve o arrebatamento, ele não menciona anjo nenhum levando os salvos, nem em 1Ts 4:13-18 e nem em 1Co 15:51-58.

Porém, na segunda vinda, Jesus esta descendo, e ao descer, envia seus anjos para reunir os escolhidos, isto é, o povo de Israel. E esses anjos não vão arrebatar essas pessoas, pois é claro na bíblia, que anjo não arrebata ninguém, quem arrebata é sempre o Espírito do Senhor. (At 8:39).

Assim também como anjo não ressuscita ninguém. Não vemos anjo ressuscitando ninguém em toda a bíblia sagrada. Por isso, o envio dos anjos para reunir os escolhidos mencionado em Mateus 24:31 não pode ser o arrebatamento (como dizem os pós), porquanto eles não podem arrebatar e nem ressuscitar os cristãos.

Afinal, como Mateus 24:31 poderia ser o arrebatamento, se Jesus esta descendo até a terra, e não apenas até as nuvens do céu? Portanto, os anjos sendo enviados, levarão essas pessoas de um lugar a outro do planeta terra, e não levarão da terra para o céu como Paulo deixa bem claro que vai acontecer no arrebatamento dizendo:

depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. (1Ts 4:17).

Acredito que, a grande chave para entender isso é lembrar da teologia básica, que ensina que o evangelho de Mateus foi escrito para os judeus. Porém, o evangelho de Lucas para os gentios e o de João para a igreja.

E Lucas falando com os gentios, ele menciona algo importante:

Portanto, vigiem o tempo todo, orando, para que vocês possam ESCAPAR de todas essas coisas que têm de acontecer e para que possam estar em pé na presença do Filho do Homem. (Lucas 21:36).

Isso não é coisa que se diga para judeus ortodoxos (oxe, respeite os judeus rapaz). Isso é coisa que se diga para a igreja. E indo mais longe do que isso, o apóstolo João foi quem escreveu o evangelho para a igreja e citou claramente que Jesus voltará para sua igreja de forma particular e especial e a levará para o céu. Veja:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
(João 14:1-3).

Não é anjo que vai nos levar de uma parte da Terra para Israel no monte das oliveiras. É o próprio Cristo pelo seu Espírito Santo que irá nos levar dessa Terra para o céu, e isto é arrebatamento. Se prepare irmão! Aleluia. Jesus Vem. Que todos digam: Maranata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies