3 Curiosidades da Epístola de Judas – Estudo

3 Curiosidades da Epístola de Judas

Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.
(Judas 1:9)

A carta de Judas apresenta pelo menos 2 informações que não se repetem em nenhum outro lugar da bíblia sagrada. A briga pelo corpo de Moisés (v. 9) e a profecia de Enoque (v. 14).

Além dessas informações, há uma discussão sobre o autor desta carta ser mesmo o irmão de Jesus. Pois ele não se apresenta diretamente como irmão, e isto para alguns é motivo suficiente para crer que Judas não era irmão de Jesus, que aliás, Jesus não tinha irmãos.

Então vamos estudar sobre estes 3 assuntos:

  • A profecia de Enoque, afinal, quem foi Enoque?
  • A tese de que o autor da carta é o irmão de Jesus.
  • A disputa entre o diabo e o arcanjo Miguel pelo corpo de Moisés.

A profecia de Enoque, afinal, quem foi Enoque?

Enoque foi com certeza um dos homens mais santos da bíblia sagrada. Seu nome significa: Consagrado ao Senhor!

E é possível que ele ganhou esse nome por causa do seu testemunho de vida, sempre em santidade. Pois era comum no mundo antigo mudar o nome da pessoa, conforme o que ela faz em vida.

A única coisa importante que a bíblia diz sobre Enoque é isto:

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. (Gn 5:24)

É um relato de um arrebatamento completo, tal qual foi com Elias que subiu ao céu em um redemoinho (2Re 2:11). O fato é que a bíblia não diz como Enoque subiu ao céu, mas é certeza de que subiu.

Então Judas acrescenta a informação de que Enoque era profeta, porta voz de Deus. E que sua profecia principal era sobre a vinda do Senhor:

“Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;” (Jd 1:14)

Essa profecia esta registrada no livro de Enoque, que trata-se de um apócrifo, lido pelos judeus e cristãos da época dos apóstolos.

Entendemos que o livro de Enoque não foi inspirado por Deus, embora lá temos essa profecia importante. A ideia é que se houvesse mais alguma informação relevante, o Espírito Santo teria inspirado algum dos apóstolos a transcrevê-la na bíblia.

Por isso, não se preocupe em ler o livro de Enoque procurando mais informações inspiradas, pois não irá achar. Leia apenas por curiosidade, estudo e pesquisa.

Logo Enoque foi o primeiro homem a provar que é possível andar em santidade em meio a uma geração perversa e corrompida.

A curiosidade sobre Enoque, é que ele foi talvez, o primeiro profeta a surgir na bíblia. E o fato é que ele é descendente de SETE, o filho de Adão, de quem vem a geração dos adoradores, os que buscam a Deus.

E certamente, Enoque com suas profecias e seu testemunho de vida, inspirou a todos os seus descendentes depois dele. E é daí que surgem os filhos de Deus em Gênesis 6. Aqueles que buscam a Deus como Enoque, talvez na esperança de também subirem ao céu.

Outra curiosidade, é que Enoque é um candidato a voltar a Terra, cumprindo a profecia de Apocalipse, quando diz que 2 testemunhas virão no tempo do fim. A bíblia diz:

E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. (Ap 11:3,4)

E por que Enoque é um candidato a ser uma dessas testemunhas?

Ora, pelo simples fato de que ao homem esta destinado morrer uma só vez (Hb 9:27). E Enoque ainda não morreu, e a bíblia diz que estas duas testemunhas estão diante de Deus, mas que aqui na terra, morrerão.

E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. (Ap 11:7).

E assim, a outra testemunha certamente é alguém que também não morreu, portanto o candidato provável é o profeta Elias. Sobre isto, você poderá aprender mais no Clube de Pregadores, nos cursos: Introdução a Bíblia e Teologia Pentecostal.

A tese de que o autor da carta é o irmão de Jesus.

Esta é uma curiosidade e uma polêmica, um debate eterno entre cristãos e católicos.

Os católicos afirmam que Jesus não teve irmãos, com o objetivo de preservar a virgindade de Maria. Claro, que alguns olham para Maria como se fosse mais santa que o próprio Cristo filho de Deus.

Mas a própria Maria diz em seu cântico: A minha alma engradece ao Senhor! E o meu espírito se alegrou em Deus MEU SALVADOR. (Lc 1:46,47).

Ela adora a Cristo, como nós. Ela necessitou ser salva por Deus, reconhecendo-o como seu salvador. Um santo não precisa de salvação, assim como os anjos não precisam.

Obviamente Maria é especial, mas não entre toda a raça humana. O texto diz: Bendita sejas tu entre as mulheres (Lc 1:28). E por que só entre as mulheres?

Porque entre toda a humanidade, entre toda a raça humana, bendito é Cristo, filho de Deus. (Lc 1:31. Rm 9:5. 2Co 11:31. Lc 19:38. Hb 1:6. Ap 1:8. 5:14).

Só entre as mulheres, porque de todas elas, apenas uma poderia ser escolhida para trazer ao mundo o Senhor Jesus.

Mas Maria foi virgem até o nascimento de Jesus. Depois não mais. Afinal, o casamento judaico nos tempos bíblicos é consumado pelo ato sexual. (Gn 1:24. 24:67. Dt 21:11-13. Lv 21:14).

Mas basta olhar para Mateus 1:25 que declara, que José se conteve somente até o nascimento do menino. É comum entre os judeus terem vários filhos. E os irmãos de Jesus são:

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele. (Mc 6:3)

Nesse texto a família de Jesus aparece, com tom de questionamento. Como pode Jesus ser tão sábio para ensinar, sendo que ninguém em toda sua família é mestre?

Dizem os católicos que a palavra “irmãos” se refere na verdade a primos. Ao citar o pai, carpinteiro, e citar a mãe, é óbvio que os próximos a serem citados são seus irmãos.

Não faz sentido citar os primos, pois citar pai, mãe e primos não acontecem em nenhum lugar em toda a bíblia sagrada. Sempre são citados, pai, mãe e filho ou filhos. E nem sempre a mãe é citada. Geralmente só o pai, nas genealogias.

A questão de irmão ser primo só acontece no idioma Hebraico que usa a mesma palavra para ambos, mas não acontece no grego. O novo testamento foi escrito em grego por homens eruditos e formados. Mateus, contador; Marcos que vinha de família rica, e falava vários idiomas. E ainda Lucas, que era médico.

E no grego a palavra ‘primo’ é diferente da palavra ‘irmão’. Tanto que Lucas, um gentio, que provavelmente não conhece o hebraico tão bem, por não ser judeu, mas certamente conhece bem o grego, por ser formado e um homem culto, Ele faz diferença entre parente, irmão e primo no seu evangelho. (Lc 1:36. 2:44. 8:19. 21:16).

Uma vez que sim, Jesus teve irmãos, que segundo estudiosos, só se converteram após a ressurreição do Senhor; (Jo 7:5,10). Percebemos que Judas é o irmão de Jesus, porque o Tiago que sobrou era também irmão de Jesus.

No novo testamento temos 3 homens chamados de Tiago. São eles:

  • Tiago filho de alfeu. (Lc 6:15)
  • Tiago filho de Zebedeu. (Mc 3:17)
  • Tiago irmão do Senhor. (Gl 1:19)

Entre os discípulos de Jesus, o Tiago filho de Zebedeu era irmão de João (At 12:2). Outro Tiago filho de Alfeu era irmão de Judas (Lc 6:16). Nenhum dos irmãos de Jesus foi discípulo dele antes da ressurreição. (João 7:5,10).

Paulo revela que os irmãos de Jesus se converteram e foram missionários viajando e pregando o evangelho junto com os apóstolos. Veja o que Paulo diz:

Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? (1Co 9:5).

Quando Paulo subiu a Jerusalém, encontrou-se com o terceiro Tiago (Gl 1:19). E não tem como Paulo, um homem possuído de extrema sabedoria e conhecimento, versado no grego, confundir a palavra primo com a palavra irmão.

E por que Judas em sua carta não se declara irmão do Senhor?

Pela mesma razão que se declara irmão de Tiago. Ninguém começa uma carta declarando sua família. Logo a pergunta certa é: Por que ele se declara irmão de Tiago?

Porque Judas não é apóstolo direto de Cristo, se converteu depois. E sua autoridade é facilmente questionada, então ele cita um dos líderes da igreja. Veja que João em suas cartas não precisa declarar sua autoridade, nem se preocupa em dizer que é apóstolo. (1Jo 1:1).

Mas por que não citou Pedro? Ora, porque Tiago é seu irmão e todos sabem que Tiago é irmão do Senhor. Orgulho em ser irmão de Cristo, ao mesmo tempo vergonha em ter demorado tanto a crer nele.

A disputa entre o diabo e o arcanjo Miguel pelo corpo de Moisés.

Judas declara que houve uma disputa pelo corpo de Moisés. Estudiosos declaram que essa história é retirada de um livro chamado: A assunção de Moisés. Livro da época dos primeiros cristãos, que não existe mais hoje.

O relato desse livro perdido diz que satanás queria o corpo de Moisés na terra, porque ele era um assassino.

A curiosidade aqui é que a declaração de Judas, deixa claro uma coisa. O corpo de Moisés não esta na terra, mas no céu. Por isso ninguém o encontrou.

Satanás vive de dar voltas na terra (Jó 1:7), você acha que o diabo não encontraria o corpo caso ele estivesse enterrado em algum lugar do mundo? Certamente encontraria.

O antigo testamento diz:

E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. (Dt 34:6).

O texto parece dar a localização do sepulcro de Moisés. Mas como que vasculhando a área, não podemos achar? Ora, porque o lugar que o texto menciona é na verdade onde aconteceu a disputa pelo corpo, entre satanás e o Arcanjo Miguel.

A pergunta é: Por que Deus iria querer o corpo de Moisés?

Ora, para que fosse possível realizar o sonho de Moisés, em entrar na terra prometida. E não somente isto, para que também fosse possível atender a fortíssima oração de Moisés quando disse: Senhor, mostra-me tua glória? (Ex 33:18).

Moisés queria ver a face de Deus. E sabemos que lá no céu, isto não é possível, pois até os Serafins cobrem o rosto diante Dele (Is 6:2). O próprio Deus disse: Ninguém pode ver o meu rosto e continuar vivo! (Ex 33:20).

E como Deus atendeu esse pedido? Ora, quando Deus se manifestou em carne, e veio até nós, em um momento, no monte da transfiguração, ele atendeu o pedido de Moisés e mostrou-lhe a sua glória.

Há quem diga também que satanás queria o corpo de Moisés para fazer um ídolo e atrair adeptos a adorar Moisés. Isto é bem provável, já que naquele tempo, até mesmo Israel adorou vários ídolos de madeira e pedra. E até hoje, muitos adoram a imagem de Maria.

2 respostas para “3 Curiosidades da Epístola de Judas – Estudo”

  1. Avatar de Genivaldo Silva
    Genivaldo Silva

    Apaz do senhor Jesus, muito bom esse estudo, que Deus continue te usando EM NOME DE JESUS.

  2. Avatar de Augusto Jorge
    Augusto Jorge

    Boa tarde, gosto muito do artigo, tem um livro muito bom que pode complementar o estudo desse tema: Miguel Arcanjo e Moisés: Um Estudo Exegético-Hermenêutico a respeito do V.9 da Epístola de Judas. Para quem quer se aprofundar nesse assunto, super recomendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies