Como Usar a Bíblia – Discipulado

Como Usar a Bíblia

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24:27)

Jesus é exemplo em tudo. Até mesmo quando o assunto é estudar a bíblia, ele nos ensina a maneira certa de fazê-lo.

Veja que Ele esta mostrando aos discípulos no caminho de Emaús como que se examina as escrituras corretamente. E Jesus faz isso começando por Moisés, isto é, a lei.

E depois ele parte para os profetas. Na bíblia judaica os profetas não são apenas os livros de Isaías até Malaquias. Mas sim, consideram os livros históricos como profetas também.

Dessa forma, Jesus esta passeando em todo o antigo testamento e mostrando CRISTO o Messias, em cada livro! E esta é a forma correta de usar a bíblia.

Você deve sempre procurar Jesus nas sagradas escrituras!

Lembre-se também que Ele corrigiu os mestres, fariseus e doutores quando disse a eles:

“Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22:29).

Ora, aqueles homens conheciam as escrituras muito bem! O que Jesus esta dizendo é: Vocês não sabem estudar a bíblia, não sabem como examiná-la da maneira correta. E para piorar, também não experimentaram ainda o poder de Deus.

Aqui Jesus esta dando outra aula. Ele esta dizendo, conhecer e saber o que esta escrito na bíblia não é suficiente sem experimentar o poder de Deus!

A bíblia não é um livro de ciências para você estuda-la com frieza no coração.

A bíblia é o livro cujo autor esta presente durante sua leitura e meditação. E por isso você deve fazê-lo com coração aberto, procurando Jesus a cada salmo, a cada história, a cada capítulo.

E não somente isto, mas sabendo que: Você procura Jesus, porque Ele é seu modelo, por isso, você o procura, pois seu objetivo ao ler este livro, é ser mais parecido com Cristo.

Portanto, temos 2 princípios.

O que são Princípios?

Princípios são regras que dirigem as questões importantes da nossa vida em relação a palavra de Deus. No caso da meditação bíblica, são 2 princípios que aprendemos com Cristo:

  1. Devemos ler e meditar na bíblia, procurando Jesus.
  2. Será mais fácil achar o Cristo, se fizermos isso com coração aberto para experimentar o poder de Deus. Isto é, o Espírito Santo conosco.

E por qual motivo fazemos isso? Porque nosso objetivo com a bíblia é ser igual a Cristo. Crentes que não são parecidos com Cristo dão muito trabalho a todos ao seu redor, por isso Paulo disse aos gálatas:

Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós; (Gálatas 4:19).

E Como Usar o Antigo Testamento em relação aos rituais?

Já ouviu alguém dizer algo tipo assim: “Ah, isto é do antigo testamento, por isso não é válido para nós hoje”.

Já viu alguma igreja usando arca, candelabro, bandeira de Israel e simulando rituais e cerimônias do antigo testamento?

Afinal, como usar e aplicar o antigo testamento em nossas vidas hoje em dia?

A resposta é simples. Nós devemos usar o antigo testamento da mesma forma como Jesus usou o antigo testamento. O texto diz:

E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. (Lucas 24:27)

Ora, é por isso que os sacrifícios de cordeiros são tipos de Cristo. E se já temos o Cristo, não precisamos sacrificar animais.

O tabernáculo é tipo de Cristo, a presença Dele no meio do povo. Se já temos a presença, não precisamos construir tabernáculos.

Ou seja, os rituais e cerimônias apontavam para Cristo, mas agora Cristo já veio e esta conosco! Por isso, não precisamos dos rituais e cerimônias.

Mas se confunda! Tem coisas no antigo testamento que ainda são válidas para nós hoje.

Tem gente que pensa que a cruz de Cristo anula tudo, que derruba o antigo testamento como uma bola de boliche derruba os pinos! De maneira nenhuma.

Tem gente que pensa que a cruz de Cristo anula até as ofertas. E detalhe: Dízimo é também uma oferta, bem importante! Da qual já falamos nessa série discipulado.

Temos muitas promessas no antigo testamento, e elas não são anuladas pela cruz de Cristo. Assim como nem mesmo a lei foi anulada. A lei ainda esta em vigor! O que Jesus anulou na cruz foi a força da lei, isto é, o poder de condenação da lei.

Ou seja, o que muda agora, é que:

  • A lei não mais nos condena, porque Deus já condenou em Jesus!
  • A lei não mais nos fere, porque Deus já feriu o Cristo!
  • A lei não mais nos pune, porque já puniu o Senhor Jesus na cruz!

Ou seja, agora temos a graça e a misericórdia de Deus abundante sobre nós! Tanto que a misericórdia se renova a cada manhã. E por quê? Ora, porque continuamos sem conseguir cumprir a lei.

E quando era pra você ser julgado por não cumprir a lei, a cruz de Cristo entra na frente! E assim a única coisa que cai sobre você é a misericórdia e a graça de Deus por Jesus.

Mas aquele que se tornar semelhante a Cristo, sendo um fiel imitador Dele, este já cumpriu toda a lei pelo amor. (Gl 5:14. 6:8).

Em nome de Jesus, todos nós seremos, mais parecidos com Cristo, a cada ano, a cada mês enquanto estivermos nessa terra. E a Glória será do Senhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies