Mulher Virtuosa, Quem a Achará? – Comentário Bíblico Provérbios 31

Mulher virtuosa é o que trata o texto de provérbios 31.10-31. É o mais belo ao descrever a mulher a virtuosa. No início do livro, vemos os objetivos da sabedoria, e agora ao final do livro vemos a sabedoria sendo posta em prática por uma mulher. E como essa sabedoria é aplicada em sua vida de tal forma, que alcança seu marido, conquistando sua confiança, lhe fazendo sempre bem, e não mal.

E a meu ver, esse ensino da mulher virtuosa é proveitoso a todos. Aos solteiros, ajuda a escolher a mulher certa. Ás jovens, dá-lhes um modelo da mulher que elas devem ser. As casadas, dá-lhes o exemplo prático do que precisam fazer. E até aos homens casados, mostra-lhes a esposa ideal, pela qual eles precisam orar, buscar a Deus, e se esforçar para que suas mulheres alcancem esse modelo.

Logo, a resposta para como ser uma esposa sabia e virtuosa, esta em Provérbios 31:10-31.

Mulher Virtuosa, Quem a Achará?

O texto que traz essa linda passagem é Provérbios 31:10-31 mas vamos olhar versículo por versículo. Um detalhe que esse texto traz uma poesia, onde cada versículo começa com uma letra do alfabeto hebraico.

A mulher virtuosa, quem a pode achar? Porque a sua valia muito excede a dos corais. Provérbios 31:10

Essa pergunta retórica, mostra que uma mulher assim é coisa muito rara! Muito difícil de encontrar. Mas não fique triste, você pode se tornar uma mulher virtuosa e aprender cada vez mais a palavra de Deus.

O livro de provérbios fala de sabedoria, do início ao fim, no começo o livro traz uma introdução a sabedoria, mas agora no final, o livro traz uma demonstração de sabedoria prática no dia a dia de uma mulher sábia!

O coração de seu marido confia nela, E não lhe haverá falta de lucro. Provérbios 31:11

A mulher virtuosa, ganha a confiança do seu marido. E não lhe traz prejuízo financeiro. Pelo contrário, traz lucro.

Sabia que o segundo maior motivo de divórcio é por causa de dívidas? Mas para a mulher virtuosa, isso esta fora de questão, pois ela ajuda o marido a enriquecer.

Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Provérbios 31:12

A mulher virtuosa é agradável, alguém que o marido tem prazer em estar ao lado. Alguém cuja presença o anima, encoraja. Diferente da mulher rixosa. Pv 21:19.

Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Provérbios 31:13

Uma característica fortíssima da mulher virtuosa, é que ela não tem preguiça diante do trabalho. Ela tem disposição, e mais do que isso, tem habilidade manual, talento, e o faz com boa vontade “dedicação”.

Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Provérbios 31:14

Distância não é problema, ela enfrenta desafios e os transforma em rotina, tornando normal vencer um desafio todo dia. Ela odeia a preguiça e tem habilidades e talentos para o trabalho! Nos dias de hoje, estamos cercados de mulheres que tem talento para tudo, menos para trabalhar.

Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Provérbios 31:15

Levanta-se mesmo a noite, significa que a mulher virtuosa acorda cedo, antes do sol nascer. “Dá a tarefa ás suas servas”. Revela que a mulher virtuosa é Administradora! E Sabe trabalhar em equipe.

Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Provérbios 31:16

A mulher virtuosa é Empreendedora, sabe investir, pensa a longo prazo, ela não compra uma propriedade por vaidade, ou por luxúria, ou simplesmente pelo desejo de gastar, por não suportar ver um cartaz em liquidação. Ela compra, porque “examinou” percebeu que aquela propriedade tem uma terra boa para plantar vinhas.

O que há de mais caro e lucrativo nos tempos bíblicos é o vinho. A mulher virtuosa enxergou essa oportunidade incrível de aumentar muito seus lucros. Por isso comprou a propriedade, e ela mesma começou a plantar uma vinha. Coisas assim, não precisam da aprovação do marido. Porque dessa forma ela aumenta seu patrimônio, sua riqueza, acumula bens para a família.

Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Provérbios 31:17-19

Fala principalmente da independência da mulher virtuosa. Não fala de ser sozinha e sem família, mas fala sim, da sua incrível capacidade para cuidar de tudo e mais um pouco. Uma das fontes exploradas pela mulher são os empreendimentos caseiros para ganhar um dinheiro extra e agir com independência.

A mulher virtuosa não trabalha fora, ela cuida da casa, como já vimos, dá ordens as suas criadas. Mas ela também faz muitos empreendimentos em casa, por isso ainda de noite esta trabalhando, fazendo coisas que ela pode usar e também vender, que lhe trazem retorno financeiro.

Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Provérbios 31:20

Mostra que ela não trabalha apenas para enriquecer, mas ajuda os pobres e necessitados. Isso revela o coração da mulher virtuosa. Não é apenas dizer que se compadece, mas é ajudar na prática, de verdade aos pobres e necessitados. Existe uma grande diferença em apenas orar pelos pobres, e ajudar eles de verdade.

Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.
Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Provérbios 31:21,22

A mulher virtuosa é uma mãe sábia, uma esposa precavida. Antes da neve chegar ela se preparou para o inverno. E não somente ela, mas também já protegeu toda sua casa. Quantas pessoas são pegas de surpresa, por situações comuns, que eles já sabiam que chegariam, mas simplesmente não prestaram atenção.

Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Provérbios 31:23

A expressão “as portas” se refere a tribunal, lugar de julgamento. O que significa que seu marido é honesto, justo e bom. Os anciãos são os responsáveis por julgar o povo. E lá esta o marido da mulher virtuosa. Se ela tivesse se casado com alguém menos do que isso, então ela não seria mulher virtuosa. Quer que o marido é também um dos motivos pelo qual essa mulher é virtuosa.

Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. Provérbios 31:24

Os talentos da mulher virtuosa são múltiplos. Ela sabe produzir, sabe vender, e também sabe para quem vender. O consumidor é variável, as vezes compra com você, outras com seu concorrente. A mulher virtuosa enxerga longe, vai além, ela não vende para consumidores, ela vende para mercadores, que sempre irão comprar de novo, porque precisam ter mercadorias para oferecer aos seus clientes. Aqui a mulher virtuosa, mesmo não trabalhando fora, apenas em casa, consegue ter uma renda fixa.

Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Provérbios 31:25

A palavra usada aqui para revestir, é literalmente! Faz lembrar que as mulheres para ficarem bonitas, usam lindas vestes. Mas a mulher virtuosa já tem um vestido superior, feito de força e dignidade. O que significa que a pessoa quem ela é, superam qualquer roupa que possa usar.

“Ri-se do futuro”. Significa que por ter uma personalidade forte, que supera sua beleza exterior, ela não se preocupa em envelhecer. Para ela não é problema ter marcas aparecendo no rosto. Porque sua beleza interior sobressai a tudo isso. Talvez a maior lição para nós nos dias de hoje. Já que nossas mulheres preferem morrer jovens, só para não se ver envelhecer.

Fala com sabedoria e ensina com amor. Provérbios 31:26

Abrir a boca com sabedoria, é saber falar na hora certa, e usar a combinação certa de palavras. O que é difícil para qualquer pessoa, mesmo os homens falham muito nisso. Aqueles que falam com sabedoria, são pessoas cultas, que amam os livros. Isso nos indica que a mulher virtuosa tem cultura, é intelectual e por isso que ela tem algo a ensinar. Mas ao ensinar com amor, revela que a mulher virtuosa não deixa seu conhecimento esfriar seu bom coração.

Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Provérbios 31:27

Dentro de uma casa, tem mais trabalho para fazer do que em uma empresa. Revela que a mulher virtuosa tem mais o que fazer, diferente das mulheres em Éfeso que ficam de casa em casa fofocando. 1Tm 5:13.

Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:
“Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. Provérbios 31:28,29

Aqui fica claro que a mulher virtuosa acorda primeiro que os filhos e o marido. E quando eles se levantam, a elogiam. E seu marido reconhece, que não tem mulher como essa. Embora os elogios não sejam a motivação da mulher virtuosa, ela os recebe naturalmente por ser uma mãe e esposa sábia e virtuosa.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.
Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.Provérbios 31:30,31

No verso 30 é revelado o segredo da mulher virtuosa. A beleza é enganosa, ela não se deixa iludir por sua beleza! Uma mulher bonita pode conseguir muitas coisas apenas por ser bonita, mas não por ser inteligente ou útil. O que significa que quando essa beleza passar, a tal mulher também deixará de ter utilidade.

E esse é o segredo da mulher virtuosa, ela não se deixa enganar pela sua beleza, ela é sincera consigo mesma, preocupando-se em ter beleza interior, talentos, inteligência, sabedoria, coisas que são sempre valorizadas, não importa a idade ou a aparência. Por essas coisas, ela sempre será elogiada, independente da sua beleza exterior.

Amém.


VEJA MAIS SOBRE A MULHER CRISTÃ

Como ser uma Esposa Sábia e Virtuosa

Rute, digna de confiança

As Virtudes de Ana, mãe de Samuel

Maria, uma serva Humilde

Estudo Sobre Joias e Maquiagem, o que a bíblia diz?

Abigail esposa de caráter

Mulher cananeia, mulher de Fé

Porque é Importante Ser uma Mulher Sábia

 

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *