Temperança – Fruto do Espírito que Muitos não Conhecem

Temperança, você tem? Sabe o que é? Esse é o assunto de hoje, entre as 9 virtudes do fruto do Espírito Santo, a temperança vem em ultimo lugar, porque completa as demais, se tornando o equilíbrio em tudo.

Acompanhe as mensagens aqui no site, pelo telegram, assista todos os estudos em sequência no Youtube. E participe pelo Zap: +55 (11) 99574-6723. Abaixo as partes anteriores desse estudo:

Temperança – Fruto do Espírito que Muitos não Conhecem

temperança dominio proprio fruto do Espírito

Como Pregar a Palavra de Deus | Estudos Bíblicos | Pregações Evangélicas | Pregação para Jovens | Curso de Homilética

 

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22)

O amor é a primeira virtude, porque puxa todas as outras, mas a temperança é a última, porque completa todas as outras. Por exemplo;

  • Impossível ser manso, sem temperança.
  • Impossível ter alegria e paz, sem temperança!
  • Fé sem temperança, vira religiosidade, fanatismo, farisaísmo!
  • Amor sem temperança vira ciúmes, obsessão!

Mas o que é temperança? O que é domínio próprio?

Qualquer dicionário vai dizer a mesma coisa. Temperança significa ter moderação, equilíbrio e parcimônia em suas atitudes. (Pv 16:32. 25:28).

Ter temperança é ter controle sobre as paixões (2Pe 1:5-7), é ter sobriedade em suas atitudes e decisões, é evitar os excessos em seus apetites, seus desejos e vontades (1Ts 4:4,5).

É bem simples, algo te irrita o dia inteiro, mas você não explode de raiva, porque tem temperança. Alguém te faz sofrer insultos, Bullying, mas você não baixa o nível, nem perde o controle, porque é temperante, ou seja, tem domínio próprio.

Há um banquete em sua frente, mas você se alimenta com moderação, pois tem domínio próprio (1Co 10:31).

Encontra um amigo de infância, mas não gasta tempo demais com ele, a ponto de perder outros compromissos, porque você tem controle, domínio próprio!

Acorda de manhã e bate o dedinho do pé na quina da mesa, mas você ao invés de gritar um palavrão, como os ímpios fazem, você se acalma e não permite sair palavras torpes da sua boca, porque tem domínio próprio! (Ef 4:29).

Alguém em casa esta estressado e estressando todo mundo, quem esta alegre, fica estressado, quem estava calmo, fica estressado! Todos entram no stress, menos você! Porque você tem temperança!

Quantos exemplos mais poderia citar? Falta temperança em sua vida? Falta controle, domínio próprio? O Espírito Santo resolve isso, por isso a bíblia diz: Andai no Espírito, andai no Espírito… (Gl 5:16).

A falta de temperança traz automaticamente muitos males, problemas e conflitos entre nós mesmos. Pois sem controle, sem domínio próprio, os impulsos exagerados da carne irão nos dominar e nos levar a morte. (Rm 8:5,6).

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se. (Pv 29:11).

Comece a exercitar o domínio próprio em sua vida, olhe para as situações difíceis, estressantes e complicadas, como oportunidades para você exercitar o domínio próprio, fruto do Espírito Santo.

Isso te deixará sensível a voz de Deus, pois naturalmente irá pensar primeiro, antes de agir por impulso. E em seus pensamentos, ouvirá o Senhor, guiando seus passos (Sl 37:23), te fazendo lembrar a palavra (Jo 14:26), iluminando o caminho (Sl 119:105).

Amém.


Estude mais e mais sobre o Espírito Santo

Manifestações do Espírito Santo

Comunhão com o Espírito Santo

Conhecendo o Espírito Santo

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

1 Comentário

  1. Pingback: Para que Serve o Poder do Espírito Santo? | Estudo Bíblico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *