Sequência de Eventos Escatológicos – Explicação de 2 Tessalonicenses 2 na Visão Pré-Tribulacionista

Sequência de Eventos Escatológicos – Explicação de 2 Tessalonicenses 2 na Visão Pré-Tribulacionista

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, (2 Tessalonicenses 2:3).

Uma pergunta muito comum entre os iniciantes é: Dentre os muitos eventos escatológicos, qual é a sequência cronológica de cada um deles?

Ter em mente uma linha cronológica encaixando cada evento em um contexto que faça sentido e nos esclareça quando e aonde as profecias irão se cumprir, e o motivo pelo qual cada evento acontece nessa ordem; é o básico para começar a entender a escatologia.

É importante saber que, existe o pensamento pré e o pós. E cada pensamento possui uma explicação diferente dos eventos e da sequência de eventos. Sendo um bom Pré-Tribulacionista, vamos falar da sequência de eventos na visão pré.

O Pré-Tribulacionismo é a doutrina bíblica de que o arrebatamento acontece antes da grande tribulação. Portanto, esse é o primeiro evento que pode acontecer a qualquer momento, como já vimos quando estudamos sobre a saudação Maranata. (1Co 16:22).

  • 1° Evento: O Arrebatamento da Igreja.

E na sequência, conforme nós cremos na bíblia, após o arrebatamento o anticristo surge no mundo trazendo 3 anos e meio de paz, para então começarem os 3 anos e meio de grande tribulação junto á todos os eventos apocalípticos. (6-18).

Porém, antes de colocarmos o segundo item da nossa lista de eventos, precisamos interpretar as palavras de Paulo em 2Ts 2:3. Porque conforme os pós-Tribulacionistas, “esse é o versículo que derruba a visão pré”.

E é impressionante como que, muitas pessoas acreditam que 1 só versículo pode estar certo tornando uma dezena de versículos equivocados. Isso é apenas um esforço muito grande para continuar crendo na visão pós.

Pois a visão pré, faz uma construção bíblica exegética recheada de passagens bíblicas, uma explicando a outra, como já vimos em vários estudos anteriores. Portanto, é mais fácil que, esse único versículo esteja mal interpretado, do que o oposto.

Porém, o pós-tribulacionista prefere dizer que: “Toda a interpretação que já desenvolvemos do início da série até aqui, esta errada ou equivocada. E só esse versículo esta certo.” Ou seja, é muita fé para manter de pé a visão pós.

Porém, a visão pré, permanece de pé pela exegese e não pela simples crença. Vejamos o que esta escrito:

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, (2 Tessalonicenses 2:3).

Primeiro, é inegável que Paulo esta relatando para nós uma sequência de eventos. Segundo, é fato que aquilo que Paulo chama de “apostasia” vem antes da manifestação do anticristo.

Portanto, em uma lista de 2 eventos temos: 1° A apostasia. 2° A manifestação o anticristo.

Se “apostasia” significa um afastamento da fé, uma frieza espiritual, então Paulo apenas esta dizendo que, antes da chegada do anticristo, muitos irão se afastar da fé, preparando assim o terreno para o anticristo governar.

E isso não é nenhum problema, pois não exclui o arrebatamento em nada. O problema esta no terceiro evento, que pela lógica textual acontecerá depois do anticristo que é o Dia de Cristo. (2Ts 2:2).

Porque na visão pós, eles interpretam esse dia de Cristo como arrebatamento, portanto, identificam que primeiro vem uma apostasia, depois o anticristo, e por fim o Cristo.

Como já vimos anteriormente que, a segunda vinda de Cristo pelo relato de Mateus 24:31 não pode ser de maneira nenhuma o arrebatamento, porque anjo não tem poder para arrebatar e nem para ressuscitar os salvos, logo significa que Paulo esta se referindo a segunda vinda de Cristo e não ao arrebatamento.

Pois o evento que é arrebatamento, foi denominado por Paulo claramente pela palavra “harpazo” que tem significado singular como já estudamos anteriormente. E se aqui ele não usa essa palavra, no mínimo deveria aparecer no texto as características básicas do arrebatamento, e tal não aparece.

Logo conclui-se que não se propõe a falar do arrebatamento de forma específica, até porque, Paulo não irá repetir exatamente o que já falou na primeira carta, mas apenas completar as informações.

E isso, se dá pela dúvida dos tessalonicenses. Alguém disse para eles que o dia do Senhor já tinha chegado, ou já tinha começado. E por isso, Paulo explica a sequência de eventos antes do dia do Senhor chegar.

Vejamos esse texto na tradução bíblia viva:

E AGORA, uma palavra sobre a volta do nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião para irmos encontrá-lo.
Não fiquem, absolutamente, perturbados e aflitos, queridos irmãos, com o rumor de que este dia do Senhor já começou…. Porque aquele dia não chegará enquanto não acontecerem duas coisas: primeiramente, haverá uma época de grande rebelião contra Deus, e depois virá o homem da rebelião – o filho do inferno.
(2Ts 2:1-3).

A bíblia viva interpreta que, existiam rumores de que o dia do Senhor já tinha começado. Pois o Dia do Senhor não são apenas 24 horas, mas sim um período de tempo na história como já vimos em estudos anteriores.

E se os tessalonicenses estivessem esperando a grande tribulação como os pós esperam hoje, então esse rumor de que “já começou a grande tribulação” não deveria preocupa-los ao ponto de incomodarem o apóstolo Paulo.

Se eles estivessem mesmo esperando a manifestação do anticristo, então iriam vigiar e orar e se preparar para a grande tribulação, ou talvez até se alegrar sabendo que, o tempo do anticristo é curto mas o tempo de Cristo é eterno e que agora, restam apenas alguns anos até a vinda de Cristo.

Mas não é isso que acontece. Eles se preocupam e incomodam tanto o apóstolo Paulo, que naquele mesmo ano teve que escrever uma carta para explicar-lhes isto.

Porque a primeira carta aos tessalonicenses foi escrita no ano 50d.C e a segunda carta foi escrita no mesmo ano e enviada ás pressas.

Outro detalhe importante no texto, é que Paulo menciona 2 situações, 2 eventos no verso 1. Ele diz:

Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele, (2 Tessalonicenses 2:1).

  • “…pela vinda de nosso Senhor…” Este é um evento, ou um assunto mencionado por Paulo.
  • “nossa reunião com ele”. Este é outro evento, ou outro assunto mencionado por Paulo.

A pergunta é: Por que Paulo menciona dois eventos aqui? A resposta mais óbvia, é que eles não são iguais, não são o mesmo. Caso fossem, não seriam mencionados separadamente.

Isso por si só já coloca em xeque a visão pós que afirma que, o arrebatamento e a segunda vinda visível do Senhor são a mesma coisa, quando Paulo claramente esta fazendo distinção entre eles.

Agora, é muito importante notar e perceber que, no verso 2, Paulo menciona apenas 1 evento. Ele cita 2 eventos no verso 1, mas menciona apenas 1 evento no verso. Deixando claro que, apenas um desses eventos é a dúvida dos tessalonicenses, e isso acontece porque o outro evento já foi explicado na primeira carta.

Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, COMO SE O DIA DE CRISTO ESTIVESSE JÁ PERTO. (2 Tessalonicenses 2:2 acf).

De dois eventos citados no verso 1, Paulo menciona apenas 1 no verso 2. Que é: como se o dia de Cristo estivesse já perto. A pergunta é: Qual, dentre aqueles dois eventos citados, é esse?

Quando Paulo diz: “Dia de Cristo” no verso 2. Ele se refere a “vinda do Senhor” ou ele se refere a “nossa reunião com ele” citados no verso 1?

Isso é importante. Porque fica claro que Paulo não tem uma frase padrão para denominar cada evento, ou melhor, ele não tem ainda uma frase padrão para denominar o arrebatamento, uma vez que dia do Senhor ou dia de Cristo é bem parecido, sendo possível ambas as expressões falarem do mesmo evento.

Eu creio que, ele se refere à vinda do Senhor. E que essa vinda do Senhor é a segunda vinda visível de Cristo. (Mt 24:31).

Como também creio que a frase “nossa reunião com ele” se refere ao arrebatamento da igreja (1Ts 4:17). De maneira que, ele não precisa explicar agora a “nossa reunião com ele” porque já foi explicado na primeira carta.

E também porque a dúvida dos irmãos em Tessalônica não é sobre a “nossa reunião com ele” mas sim sobre a vinda do Senhor, o que também Paulo chama de “dia de Cristo”.

E sendo assim, então a igreja de fato não estava esperando entrar no “dia do Senhor”, por isso se preocuparam e chamaram o apóstolo para lhes explicar. E por ser o dia do Senhor algo que a igreja não espera passar, logo alguém muito mal intencionado, intentou enganar a igreja dizendo que o dia do Senhor já começou.

Portanto, o arrebatamento é um evento que não entra na sequência narrada por Paulo aqui. E isso se, somente se, a palavra “apostasia” significar apenas afastamento da fé. E faz todo sentido, já que isso já foi explicado para a igreja, e todos sabem quando o arrebatamento vai acontecer.

A dúvida deles não era sobre quando o arrebatamento acontece, mas sim, se já estamos vivendo o dia do Senhor. Ao que Paulo deixa bem claro dizendo que:

Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, COMO SE O DIA DE CRISTO ESTIVESSE JÁ PERTO. (2 Tessalonicenses 2:2 acf).

Quando ele diz: “como se o dia de Cristo estivesse já perto.” Logo significa que esse dia não chegou, e portanto irmãos, fiquem tranquilos, não estamos vivendo o dia do Senhor, nós não entramos na grande tribulação.

Porém, ao mesmo tempo quando ele diz: “como se o dia de Cristo estivesse já perto.” Significa que o dia de Cristo esta longe. E se o dia de Cristo esta longe, logo esta separado do arrebatamento da igreja.

Porque o mesmo apóstolo não pode se contradizer, assim como a bíblia não se contradiz. Pois são inúmeros os textos que dizem que o Senhor esta perto. Paulo mesmo disse isso aos Filipenses:

Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. (Fp 4:5).

Afinal Paulo, o dia do Senhor esta perto ou longe? Tiago diz:

Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. (Tiago 5:8).

Obviamente que, as expressões parecidas nos confundem, mas como já percebemos, eles não tinham uma frase única para se referir ao arrebatamento, mas o comum era dizer: “O Senhor esta perto”, como nós dizemos hoje: Jesus esta voltando!

Dessa forma, o arrebatamento é um evento separado e distinto da segunda vinda visível do Senhor Jesus. Pois todos sabem que o arrebatamento é para a igreja, e os pós dizem que acontecerá junto, no mesmo dia, no mesmo evento, que a segunda vinda de Cristo.

Mas se fosse assim, Paulo não diria que o dia de Cristo esta longe aos tessalonicenses e depois diria que esta perto aos filipenses. Obviamente, são dois eventos distintos. Onde somente um deles esta perto, enquanto o outro esta longe.

O arrebatamento jamais iria causar preocupação na igreja, mas tão somente consolo e alegria (1Ts 4:18), porém, a grande tribulação, o anticristo, a vingança do Senhor, isto sim causa preocupação em todos, tanto na igreja, quanto no inferno. Por isso, acionaram o apóstolo Paulo.

Mas para acalmar os corações tessalônicos, Paulo diz que esse dia ainda esta longe, e que primeiro acontecerá uma apostasia, para só depois o anticristo se manifestar e por fim chegar o dia de Cristo.

Pois o arrebatamento só faz sentido antes da grande tribulação. Pois na segunda vinda de Cristo, ele se torna totalmente desnecessário e ineficaz. Não faz sentido nenhum subir até a metade do céu na segunda vinda de Cristo para imediatamente voltar á terra, como acreditam os pós.

Todavia, é bem possível que, a palavra traduzida aqui como “apostasia” não tenha por significado o “afastamento da fé”. E isso muda bastante a nossa interpretação. Porém, em nada a refuta, pelo contrário, a confirma ainda mais.

Mas eu quis, mesmo assim, lhe mostrar que o texto é tão claro, que mesmo se deixarmos de lado o significado real de “apostasia” ainda é possível identificar a visão pré se destacando no texto.

Agora vamos a mudança desse termo, entenda:

  • Na bíblia de Wycliffe de 1384.
  • Na bíblia Tyndale 1526.
  • Na bíblia de Coverdale 1535.
  • Na bíblia de Câmera 1539.
  • E na bíblia de Genebra de 1603.

Todas essas bíblias trazem a palavra “apostasia” como PARTIDA e não como abandono da fé.

E todos nós sabemos que, a tradução quanto mais antiga, melhor. E se isto esta certo, como cremos que esta, logo Paulo então se refere ao arrebatamento ocorrendo primeiro e só depois disso, a manifestação do anticristo e por fim a vinda de Cristo.

Afinal, o “afastamento da fé” acontece no mundo desde os dias de Noé, os dias de Abraão na torre de babel, os dias de Moisés quando todo o povo era idólatra, os dias dos juízes, os dias dos reis de Israel que se afastaram tanto que foram levados cativos, os dias de Malaquias onde o povo oferecia qualquer coisa no altar do Senhor.

E mesmo nos dias de Jesus, o povo esta tão afastado, que foi preciso primeiro levantar um profeta de fogo como João Batista, para aquecer os corações, e mesmo assim, muita gente não teve olhos para ver e ouvidos para entender que Jesus é o Messias e o esperam até hoje.

Por isso, apostasia como afastamento da fé, é algo tão comum e antigo, desde o jardim do éden quando o primeiro casal se afastou de Deus, ou quando Caim matou Abel. E Paulo certamente sabe disso.

Por isso que, ensinar dizendo que antes do anticristo virá um afastamento da fé… Ora, isso é tão absurdo e ridículo quanto dizer que: Amanhã o sol vai nascer. Porque todos os dias os homens se afastam de Deus.

Pois afastar-se de Deus é o que o mundo tem feito desde que foi criado. Logo, não será possível identificar o momento em que o anticristo irá ascender, sendo que em todas as épocas, em todos os tempos, o afastamento da fé esta presente.

E se assim for, então Paulo estaria sendo irrelevante ao trazer essa informação tão óbvia.

Portanto, as palavras de Paulo só terão força e sentido se, o significado de “apostasia” for mesmo como é traduzido nas bíblias antigas, “partida”. O que certamente se refere a partida da igreja.

Pois a palavra apostasia é mais uma dentre tantas, que sofreu mudança de significados ao longo da história. Logo, voltamos então a nossa lista de eventos em sequência:

  • 1° Evento: O Arrebatamento da Igreja. (1Ts 4:17. 2Ts 2:2).
  • 2° Evento: O Anticristo aparece. (2Ts 2:2,3).
  • 3 Evento: Paz seguida de grande tribulação. (Dn 9:27).
  • 4° Evento: Segunda vinda de Cristo. (2Ts 2:1-3).

Outros eventos depois desses, são a derrota de satanás, do anticristo e do falso profeta. O julgamento das nações e o milênio.

E devido os sinais cada vez mais fortes no mundo, cremos que, Jesus breve vem.

Uma resposta para “Sequência de Eventos Escatológicos – Explicação de 2 Tessalonicenses 2 na Visão Pré-Tribulacionista”

  1. Avatar de Silas Magalhaes
    Silas Magalhaes

    Excelente análise de 2º Ts 2

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