4 Portas que Jesus Abriu para Bartimeu – Pregação Completa

Dia 03 – Deus Abre as Portas Certas – Campanha: O Deus que Abre Portas.

4 Portas que Jesus Abriu para Bartimeu

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. (Marcos 10:47).

Quantas portas você precisa que Deus abra para você? Não importa a quantidade, Deus é poderoso para abrir todas as portas de uma só vez!

Eis aí um homem que pensava que precisava de uma só porta, a cura da vista. Porém, Jesus abriu para ele 4 portas, que representam as 4 necessidades principais que ele tinha.

E não somente isto, você também tem necessidades que nem sabe, e o Teu Deus, o Deus de Israel, irá abrir essas portas para você.

Bartimeu significa filho de Timeu, logo não sabemos o nome do rapaz que estava mendigando a beira do caminho.

  • Pois quem esta a beira do caminho, esta no anonimato.
  • Quem não tem visão, também não tem objetivo e não sabe para onde ir, por isso resta ficar a beira do caminho, no anonimato.
  • Quem não tem visão, não tem caminho a seguir, por isso não tem esperança.
  • Quem não tem visão, é dependente além do que gostaria de ser, por isso vive um desespero silencioso a cada dia.
  • Quem não tem visão esta em trevas porque não pode ver a luz.

Todos os dias, a rotina daquele cego era colocar a sua capa pela manhã e ir até o seu ponto para pedir esmolas. A capa que ele usava era romana, dando-lhe permissão para esmolar naquele local.

O texto diz que ele tornou a enxergar quando foi curado (Mc 10:52). Significa que não nasceu cego, antes ele enxergava e por alguma infelicidade da vida, perdeu a visão.

Historiadores dizem que ele era jovem. Por isso podemos imaginar os sonhos de um jovem caindo por terra, junto com sua esperança; apagados pela perca da visão. Por isso:

1 – A primeira Porta que Jesus abriu para Bartimeu foi a Porta da Esperança

Antes de Jesus chegar nos lugares, sua fama chegava primeiro. Era comum anunciar em toda a cidade quando um profeta ou pessoa importante chegava.

O texto diz que Jesus encontra Bartimeu na saída da cidade (Mc 10:46), isto significa que quando Jesus entrou na cidade, a notícia foi espalhada por toda Jericó, como era de costume daquela época.

Assim, Jesus chegou em Jericó, e lá do outro lado da cidade a notícia chegou até os ouvidos de Bartimeu. Imagine a cena:

– Uma esmola por caridade!

– Não tenho esmola, mas vou te dar uma boa notícia! Aquele que pode te curar, pois já curou vários cegos, acabou de entrar na cidade de Jericó, é só questão de tempo até chegar aqui.

Ahh… Quando aquela notícia chegou aos ouvidos de Bartimeu, seu coração bateu mais forte, sua mente viajou no mundo de possibilidades, e ele começou a pensar, calcular e planejar em como seria sua vida, se voltasse a Ver.

E é isto que Deus faz em nossas vidas. Ele nos dá esperança de um futuro melhor!

Se você enterrou seus sonhos, desistiu de grandes objetivos na vida, trancou a faculdade, voltou atrás no financiamento da casa, parou, desistiu, enterrou, guardou tudo em uma gaveta, colocou os sonhos e projetos dentro de uma caixa e escondeu no guarda-roupas…

Se prepare! Pois Jesus já chegou e esta aqui abrindo porta de esperança para você!

Escondeu os seus sonhos porque tinha perdido a esperança neles…? Então se prepare para desenterrar tudo de volta!

Porque Deus esta abrindo porta de esperança na tua vida, e te dizendo: Pode voltar a Sonhar porque Eu Sou Deus de perto e de longe; volte a sonhar, planejar e imaginar a tua vida no futuro próximo, pois Hoje Deus abre porta de esperança para ti.

2 – A Segunda Porta Que Jesus Abriu foi a Porta da Consolação

Pois o tão esperado dia chegou, Jesus esta passando, o coração de Bartimeu nunca bateu tão forte, a emoção é grande demais.

Mas imagine a decepção quando Bartimeu se dá conta de que Jesus não veio na direção dele, não passou perto suficiente dele.

E não somente isto, a decepção aumenta pelo fato de Bartimeu não poder sair do seu lugar. Era um ponto de esmolas, se ele saísse dali perderia o ponto, e com todo o barulho da multidão era difícil saber em que direção Jesus estava.

Ele só podia clamar desesperadamente, e foi o que fez. Gritou o máximo que pode até cansar sua voz, dizendo: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E mais uma decepção, as pessoas ao seu redor mandavam que se calasse e diziam coisas como: O mestre não pode te ouvir. (Mc 10:48).

O poder do clamor e a importância da frase: Filho de Davi, é assunto para outro dia, em outra mensagem. Mas Aqui, perceba que o clamor de Bartimeu não chegou até Jesus.

As pessoas ao redor de Bartimeu estavam enxergando a distância e percebendo que naquela bagunça não tinha condições de Jesus ouvi-lo, muito menos atende-lo.

Os discípulos ficavam ao redor de Jesus, prestando assistência, filtrando as pessoas que se aproximavam do mestre, e nenhum deles ouviu Bartimeu clamando, pois o barulho da multidão abafou os gritos de Bartimeu.

As maiores decepções acontecem quando estamos bem pertinho da vitória.

A pergunta é: Se por causa do barulho da multidão, o grito de Bartimeu não chegou a Jesus; Então como Jesus ouviu o clamor de Bartimeu?

Conjecturo: Que o clamor de Bartimeu subiu ao céu, chegou ao trono de Deus e desceu ao coração de Cristo!

  • Por isso, ninguém ouviu, mas Jesus ouviu.
  • Ninguém percebeu, mas Jesus sentiu.
  • Ninguém se importou, mas Jesus parou tudo naquela hora.

Jesus parou e os discípulos pararam e logo toda multidão parou e o barulho diminuiu. Jesus se virou na direção de Bartimeu para ouvir o seu clamor.

Isto é porta de consolação! Quando tudo parou, Bartimeu entendeu que Jesus tinha parado! E significa que ele ouviu o seu clamor.

Não sei há quanto tempo você esta orando por uma porta, mas antes de abrir a porta principal, Jesus abre porta de consolação na tua vida, o Espírito Santo te abraça e diz:

Estou ouvindo seu clamou, estou ouvindo suas orações, estou registrando suas lágrimas, estou te vendo na madrugada; Sim, eu sei o quanto você tem chorado e clamado até agora. Eu sei como esta seu coração.

Deus te ouviu. Sinta-se em paz e consolado, porque Ele te ouviu e te ajudará.

3 – A terceira porta que Jesus abriu para Bartimeu foi a porta da Exaltação

Quando Jesus ouviu o clamor de Bartimeu e parou, logo todos pararam. E assim Jesus se virou na direção de Bartimeu, estendeu a mão apontando para ele…

E quando Jesus aponta na direção de Bartimeu, todo mundo tem que sair da frente e abrir um corredor entre Bartimeu e Jesus.

Esta cena, Jesus apontando para Bartimeu é a porta da Exaltação!

Pois quando Deus te exalta é em público, na frente de todos, de maneira que até os teus inimigos irão ver o agir de Deus em tua vida.

Quando Deus te exalta ele faz com que todos saiam da sua frente, como se estivesse dizendo: Chegou a vez dele agora! Chegou a sua Vez!

Quando Deus te exalta ele inverte a fila, pois todos que estavam perto de Jesus pensando serem os próximos tiveram que esperar, porque Jesus inverteu a fila, quem é primeiro virou último e quem era último virou primeiro.

Deus esta abrindo porta de exaltação na tua vida, e Ele vai te tirar do final da fila e te trazer para frente diante de todos para mostrar que Ele é Deus na tua vida.

4 – A quarta porta que Jesus abriu foi a principal, a porta da prosperidade.

Jesus quando fala ao paralítico de betesda ele diz: Queres ser curado? Em outras palavras, ele iria apenas curar o rapaz, nada mais. (Ev Jo 5).

Porém, para Bartimeu ele pergunta diferente dizendo: Que queres que te faça?

Jesus sabia que ele queria ver, mas estava mostrando toda sua bondade dando a ele a chance de escolher qualquer coisa. Deixando a disposição de Bartimeu um leque de possibilidades.

  • Quando Deus abre porta de prosperidade, você deixa a capa, isto é, seu passado não te domina mais e sua vida muda. (Mc 10:50).
  • Quando Deus abre porta de possibilidades, você salta, isto é, você encara a vida agora com alegria. (Mc 10:50).
  • Quando Deus abre porta de prosperidade, você caminha em direção a Jesus vive seguindo-o.
  • Quando Deus abre porta de prosperidade, você sai da beira do caminho, aquela vida parada e sem graça, e agora começa a viver em novidade de vida com Cristo. (Mc 10:52).

O que você precisa que Jesus faça? Ele esta esperando uma resposta. Pois nessa palavra ele pergunta para você: Que queres, que te faça?

Ore ao Senhor agora e faça seu pedido. O Senhor esta abrindo essa porta para ti, pois sabe que você já esta decidido a segui-lo por toda vida.

3 respostas para “4 Portas que Jesus Abriu para Bartimeu – Pregação Completa”

  1. Avatar de Raquel Aires
    Raquel Aires

    muito edificante !!!

  2. Avatar de leudimar a. barbosa
    leudimar a. barbosa

    glorias a Deus.

    eu estou passando por poblemas esperituais muito serio,
    essa palavra parece que foi especialmente pra mim.
    Deus falou fortement ao meu coração atraves dessa pregação. aleluia

  3. Avatar de Sebastião
    Sebastião

    Gostei mto do pude ler a respeito do sego de Jericó.
    Clareou mto a minha mente, pois desejo pregar sobre este capítulo
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies