Como Blindar sua Família da Depressão – Pregação Evangélica

Como Blindar sua Família da Depressão

E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2).

A depressão é um mal que assola a humanidade e esta crescendo a cada ano.

O Dr. Augusto Cury diz que a grande maioria das pessoas, vez ou outra na vida, vai passar por um quadro depressivo, momentos de depressão ou a própria depressão crônica.

E isso é estatística.

Mas é obvio que aqueles que estão bem hoje, não querem enfrentar uma depressão amanhã.

Não queremos isso para nós.

Não queremos isso para nossos filhos.

Então o que podemos fazer para evitar? Permita-me uma parábola.

Um pastor foi convidado a uma entrevista de reality show e levou sua bíblia. Ao entrar no ar, a primeira pergunta do apresentador foi: Por que o senhor trouxe a bíblia, será um bate papo descontraído e não uma aula? O p

Pastor respondeu, pode perguntar sobre qualquer assunto que vier a sua cabeça, te garanto que esse livro tem a resposta.

Sendo assim, para evitar a depressão e qualquer outro tipo de mal que possa surgir no mundo, a bíblia sempre terá a resposta.

É bom saber que o apóstolo Paulo ainda não tinha visitado Roma quando escreveu a carta aos romanos.

Por isso ele fez questão de dar ensinamentos bem vívidos e práticos, caso aconteça dele nunca conseguir passar por lá.

Por isso, a carta aos romanos é o maior tratado teológico do novo testamento.

E um dos conselhos para seguir a vida no dia a dia, foi esse duplo mandamento:

1 – Não viver conforme os padrões deste mundo.

2 – Permitir que Deus renove a sua mente.

O que são padrões do mundo? Padrões do mundo são coisas que controlam sua vida como:

  •  A moda dizendo como você deve se vestir,
  •  A mídia dizendo no que você deve acreditar,
  •  A cultura dizendo como você deve se comportar,
  •  As ideologias dizendo no que você deve pensar.

Assim, a bíblia ensina a abrir a mente, não se conformar com o mundo, não viver em concordância com o mundo. E fazendo isso, você deixa sua mente livre para Deus!  que é renovação da mente?

Algo que Deus faz em você através da santa palavra (Jo 6:63. 15:3).

Renovação da mente é conversão, arrependimento, batismo, dons, revelação. A palavra de Deus nos traz liberdade.

Como diz o salmista: E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos. (Sl 119:45).

A palavra de Deus abre nossa mente para pensar por conta própria, guiados pelo Espírito Santo, de maneira que todo nosso ser vai sendo transformado.

abendo que nossos pensamentos guiam nossas ações, por isso: Uma mente cheia da palavra de Deus, vai guiar o corpo a tudo que é bom tendo como consequência a santidade.

Uma mente vazia da palavra de Deus, vai guiar o corpo ao pecado tendo como consequência as enfermidades. (Jo 5:14).

O significado da palavra “transformai-vos” é arrependei-vos. Vem de ‘metanoia’ no grego. Que significa mudança de pensamento.

Ou seja, o mandamento de Paulo é que o cristão viva em constante arrependimento, para ser sempre renovado através da palavra de Deus que nos corrige, nos exorta, nos alinha, nos molda e aviva.

Um cristão maduro, quando faz algo errado, logo se arrepende. É como quem cai no fogo, pula rápido pra fora.

E essa renovação da mente só é possível através da palavra de Cristo.

Pois aquele que abra o ouvido para a palavra de Deus, permite que ela chegue na sua mente, e esta palavra vai abrir caminho para o espírito humano, e então a pessoa é tocada pelo Espírito de Deus.

Porque a palavra entra pelo corpo, isto é, o ouvido, chega na mente e convence o homem do pecado, levando sua alma ao arrependimento, e assim o espírito humano esta pronto para ser morada de Deus.

Como disse Paulo, não me canso de dizer-vos a mesma coisa, é segurança para vós. (Fp 3:1).

Assim também eu não me canso de dizer que a palavra de Deus é o que vai blindar sua mente e sua família.

Como blindar sua família contra a depressão e contra qualquer enfermidade na alma, na mente ou no espírito? Observando a palavra de Deus, todo dia.

Fazendo cultos em casa, lendo a bíblia em família, meditando juntos, conversando sobre ela.

E isto não é exagero, pelo contrário, é mandamento.

A bíblia diz: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.

E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas. (Dt 6:6-9).

A vontade de Deus para seu povo em relação a sua palavra, é que o povo:

  •  Tenha a palavra no coração
  •  Ensine aos filhos
  •  Converse sobre a palavra em casa
  •  Ensine a palavra andando pelo caminho, isto é, no dia a dia.
  •  Fale da palavra antes de dormir e quando acordar.
  •  Que tenha na mão e nos olhos sinais que te lembrem da palavra.
  •  E que pela casa, a palavra seja espalhada.

Fazendo assim, estaremos nos oferecendo a Deus em sacrifício vivo, pois foi o que Paulo pediu antes dizendo:

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Rm 12:1)

E não somente isto, mas João Crisóstomo, um homem que Deus usou para trazer avivamento na história da igreja, explica isso dizendo:

Para o seu corpo se tornar um sacrifício vivo, deixe que o olho não veja nada mal e ele se tornará um sacrifício, permita que a boca não fale nada perverso e ela se tornará uma oferta, não permita que a mão toque em coisa errada e ela será um sacrifício vivo, não deixe seu ouvido escutar coisas profanas e ele será uma oferta.

E não somente isso, o olho precisa ver o que é bom, a boca precisa falar a verdade, o ouvido precisa ouvir a palavra de Deus, a mão precisa dar esmolas, e assim por diante, todo o corpo se torna um sacrifício vivo a Deus.

Somente quando colocarmos a palavra de Deus como bem mais valioso em nosso coração, é que seremos imunes a opressão, possessão, depressão e todo tipo de pressão que possa vir sobre nós.

A palavra de Deus é escudo (Pv 30:5. Sl 18:30. Sl 119:114). Como também falou o grande rei Davi dizendo: O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. (2 Samuel 22:31).

Paulo diz em Efésios 6:16 que a fé é o escudo da armadura de Deus, porque a fé só é válida se for creditada na palavra de Deus.

  •  Crença em filosofia não é fé.
  •  Crença em espíritos não é fé.
  •  Crença na placa da tua igreja não é fé.
  •  Crença no pastor ou pregador não é fé.
  •  Só é fé se for crença na palavra de Deus!

Por isso, a fé só é escudo quando creditada na santa palavra! Na verdade, toda a armadura de Deus é com base na palavra, todas as peças da armadura apontam para a bíblia sagrada.

Veja: Cinto da verdade – A palavra é a verdade (Jo 17:17), portanto cinto da palavra.

Couraça da justiça – A palavra é quem faz justiça (Jo 12:48. Hb 4:12), portanto couraça da palavra.

Calçados os pés na preparação do evangelho da paz – Evangelho é a palavra.

Capacete da salvação – A palavra é quem nos salva. (Tg 1:21. At 11:14. 1Co 1:18).

O quão mais você precisa ouvir para começar a meditar na bíblia todo dia?  O que mais você precisa entender, para ensinar a palavra aos seus filhos? Já é hora de nos convertermos de verdade.

Crente que não lê bíblia, não é cristão.

Não é por outro motivo que os filhos de crentes lotam as cadeias e as festas mundanas, e não estão desviados, pois como poderiam se desviar daquilo que nunca creram? Pois não houve quem os ensinasse.

Mas que não seja assim na tua vida, que não seja assim na tua família. Diga comigo: Eu me comprometo Senhor, a blindar minha família com a tua santa palavra! Para que haja avivamento nesta nação e curas em grande proporção, para que toda a minha descendência seja protegida e edificados sejam todos os que passarem pela nossa vida, porque a tua palavra é remédio, é alimento, é energético, é sustento, é prevenção e provisão para todos nós.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies