4 Características do Cristão na Carta aos Filipenses

4 Características do Cristão na Carta aos Filipenses

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (Filipenses 2:5)

Você já pensou que o Covid-19 pode ser um juízo de Deus? E se for um juízo de Deus, é certo que os cristãos que são verdadeiros e estão firmes com Cristo serão guardados, pela vida ou pela morte.

A pergunta é: Você ainda é um cristão verdadeiro? Estamos vendo que muitos deixaram de ser crentes agora que as igrejas foram fechadas.

O quanto você se preocupa com sua fé? A bíblia diz que devemos analisar e ver se ainda estamos na fé, isto é, se ainda somos crentes em Cristo. (2Co 13:5).

Vejamos pelo menos 4 das muitas características de um cristão na carta aos Filipenses.

1° – Seu Tema é Jesus Cristo. Fl 1:27. 2:5

Paulo diz para viver dignos do evangelho de Cristo. E diz para ter o sentimento de Cristo. Em outras palavras, tudo na vida do cristão aponta para Cristo.

Na vida de um cristão verdadeiro, Cristo é o centro de tudo! De uma forma tão forte, que é impossível ao mundo deixar de notar que você lembra a Cristo, afinal, a palavra cristão significa: Parecido com Cristo.

Ter o mesmo sentimento do Senhor Jesus… (Fl 2:5). No contexto Paulo destaca a humildade de Cristo. Mas não é só isso. No mesmo contexto (Fl 2:5-11) temos também a obediência sem limites a Deus.

E por que sem limites? Porque é uma obediência que vai até a morte, isto é, fidelidade até as ultimas consequências.

O professor de teologia Leonardo Teixeira, da igreja Batista, costuma contar em suas aulas que no Rio de Janeiro, certa vez, entrou em um ônibus coletivo, um grupo de bandidos armados procurando crentes.

Eles perguntaram quantos eram crentes naquele ônibus. Alguns levantaram a mão. E eles foram questionando um por um dizendo: Nega Jesus ou morre!

E um por um, todos foram negando a Jesus. Até que chegou em um rapaz que respondeu diferente, dizendo: Não posso negar a Jesus, estou pronto para morrer.

Então o bandido apontando a arma na cabeça dele insistiu e o rapaz não cedeu. Então os bandidos anunciaram que não era um assalto, que estava tudo bem, ninguém iria morrer, e disseram:

Nós temos um parceiro que esta muito doente, e só queríamos um cristão de verdade para orar por ele. E disseram ao rapaz: Você se importa em vir orar pelo nosso amigo?

Este testemunho nos ensina que muitos dos que se dizem cristãos, não são verdadeiros. Não morrem por Jesus, mesmo sabendo que Jesus morreu por eles.

Você é um cristão pronto a morrer por Jesus em qualquer dia, hora e lugar?

2° – Sua Ocupação é a Obra de Cristo. Fl 2:30.

A dedicação e fidelidade de Epafrodito, também chamado de Epafras, surpreendeu o apóstolo Paulo. (Fl 2:30).

Sua missão era levar a oferta dos Filipenses ao apóstolo. E na viagem, ele adoeceu mortalmente. E mesmo assim, correndo risco de morrer ele continuou e cumpriu sua missão.

A pergunta é: O que nós estamos fazendo?

Muitas vezes recusamos fazer coisas pequenas na obra de Deus. Coisas que não irão custar nossa saúde, nem nosso dinheiro, muito menos nossa vida. E ainda assim, não damos valor, rejeitamos, ficamos indisponíveis várias vezes e deixamos os outros sobrecarregados, porque não queremos dividir o peso com eles.

Que diga o pastor. Quantas vezes você já ouviu um membro dizer: Não posso. Não vai dar. Me deixe só no meu cantinho. Não quero nenhum cargo, nenhuma responsabilidade. Desculpe, não posso fazer, não posso ajudar.

Todo cristão verdadeiro, tem alguma ocupação na obra de Cristo. Pois somos membros deu m só corpo. E não existe membro sem função. Todo membro tem uma utilidade, serve para fazer alguma coisa.

Olhe para o seu corpo e diga: Qual membro não tem função nenhuma e você poderia tranquilamente amputá-lo?

Assim também são os cristãos. Todo cristão é um membro, por isso todo cristão tem uma função na obra do Senhor. A pergunta é:

Qual a sua função? O que você faz para o reino de Deus? Qual a sua responsabilidade como membro do corpo de Cristo?

3° – Seu Estudo é o Conhecimento de Cristo. Fl 3:8

Paulo é um dos homens mais bem preparados do seu tempo. Ele estudou aos pés de Gamaliel desde criança. A bíblia nos dá pistas de que ele falava pelo menos 4 idiomas. Hebraico, Aramaico, Grego e Latim. Talvez falasse algum outro além desses.

Fariseu devoto, judeu dedicado que seguia fielmente toda a lei de Moisés. Ele diz: Quanto a lei, irrepreensível. (Fl 3:6). Se existisse salvação pela lei, Paulo seria um candidato.

A palavra irrepreensível quer dizer que ninguém podia acusar Paulo de nada usando a lei de Moisés.

Mas não somente isso. Paulo tinha um altíssimo status diante dos judeus. Veja:

circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, (Fl 3:5).

Com esse status, ele pode ensinar nas sinagogas, entrar e sair de qualquer lugar em Israel. Adicione a isto a cidadania romana que lhe dava ainda mais privilégios. (At 22:27,28).

Mas como ele mesmo diz:

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. (Filipenses 3:7).

Nada disso importa. Somente Cristo.

É importante estudar para ser alguém na vida. Mas não podemos esquecer que o mais importante é conhecer a Cristo.

Você pode conhecer toda ciência das estrelas. Saber todas as teorias da evolução, memorizar todas as fórmulas de Albert Einstein, e ser tão erudito a ponto de escrever dicionários e enciclopédias…

Mas nunca pode se esquecer, que todo esse conhecimento não tem valor algum, diante do conhecimento de Cristo.

Conhecer a Cristo é a busca de todo cristão. Nós estudamos, para entender a bíblia, porque ela fala de Cristo. Se Cristo não estivesse na bíblia, não valeria a pena estudá-la.

A pergunta é: Você estuda para conhecer mais a Cristo? Você esta conhecendo mais a Cristo a cada dia, mês e ano?

4° – Sua Autoridade é o Poder de Cristo. Fl 4:13.

Tudo posso naquele que me fortalece! Isso é lindo. Mas o que é isso? Isso é autoridade. A autoridade na bíblia, é diferente da autoridade no mundo.

Pois no mundo, autoridade é dar ordens, nada mais. Na bíblia, autoridade é ser exemplo!

Vamos entender essa autoridade:

Paulo diz que esta em pobreza (Fl 4:11); Por isso ele agradece a oferta (Fl 4:10); Mas afirma que já tem autoridade, isto é, nada nesse mundo pode escraviza-lo. Ele é sempre livre. Veja:

Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; (Filipenses 4:12).

A autoridade do cristão é o poder de Cristo. Quer dizer:

  • A humilhação não humilha minha alma;
  • A exaltação, não sobe ao meu coração;
  • A fartura não me deixa soberbo;
  • E a fome não me deixa apavorado;

E por quê?

Ora, porque posso todas as coisas em Cristo que me Fortalece! (Fl 4:13).

Por causa da força que vem de Cristo, a escassez e a fome não fazem de mim um ladrão de frutas na feira.

Por causa da força que vem de Cristo, a exaltação e a fartura não fazem de mim um corrupto.

Por causa do poder de Cristo em mim, posso passar e enfrentar qualquer coisa, em qualquer situação em sou sempre o mesmo, sou livre, nada me influencia, nada me corrompe, nada pode mudar o novo homem que Cristo me tornou.

Quem é você em Cristo?

Não deixe que nada nesse mundo possa matar o novo homem que Cristo gerou em você pelo Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies