A Sombra do Onipotente e o Esconderijo do Altíssimo – Salmo 91

sombra do onipotente e o esconderijo do altíssimo

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. (Salmos 91:1).

O salmo 91 é cheio de segredos incríveis. Um deles que aquece meu coração é essa frase: à sombra do onipotente. E nessa única expressão, existe uma revelação formidável.

Algo que me leva a perguntar: Estou descansando na sombra do onipotente? E você?

A tradição grega da septuaginta, atribui a autoria desse salmo a Davi, porém, a tradição judaica, atribui a autoria do salmo 91 a Moisés, e que foi compilado por Davi que o colocou junto aos outros salmos no livro.

Tanto Davi quanto Moisés são homens que descansaram na sombra do onipotente, porque ambos são homens de oração.

No caso de Davi, a sombra do onipotente esta relacionada com a proteção constante de Deus. Ele diz em outros salmos:

  • Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas, (Sl 17:8).
  • O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. (Sl 121:5).
  • Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. (Sl 63:7).
  • Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas. (Sl 36:7).
  • Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. (Salmos 57:1).

Então para Davi, descansar na sombra do onipotente tem vários motivos, significados e privilégios.

  • Para Davi, descansar na sombra do onipotente é estar escondido em Deus. (Sl 17:8).
  • Para Davi, descansar na sombra do onipotente é ser guardado por Deus. (Sl 121:5).
  • Para Davi, descansar na sombra do onipotente é se alegrar em Deus. (Sl 63:7).
  • Para Davi, descansar na sombra do onipotente é um privilégio, fruto da bondade de Deus. (Sl 36:7).
  • Para Davi, descansar na sombra do onipotente, é um abrigo seguro, a salvo dos inimigos, um lugar para estar em paz enquanto passam as calamidades. (Sl 57:1).

Quando Davi fugia da ira de Saul, estava com apenas uns 600 homens, mas Saul vinha atrás dele com um exército de 3mil homens de Benjamim, muito bem treinados e preparados.

Era impossível esconder 600 homens de 3 mil. Mas a sombra do onipotente estava sobre Davi, e ele foi escondido por Deus, de maneira que Saul foi atrás, investigou, perguntou, recebeu ajuda de terceiros que passaram informações de Davi pra ele, mas mesmo com tudo isso, não achou, não encontrou Davi! (1Sm 23:14). E por quê?

Porque Davi estava escondido á sombra do onipotente. Aleluia! Tanto, que Jonatas foi atrás de Davi logo em seguida, e o achou fácil e rapidamente. Porque a sombra de Deus te esconde dos inimigos, mas não dos amigos. (1Sm 23:16).

A sombra de Deus também nos guarda e isso, proporciona confiança sem limites no Senhor. Quando Davi se dispôs a enfrentar o gigante, mesmo que Deus não mandou fazer isso, Davi sabia que Deus o guardaria. Daí a fonte da sua confiança em Deus!

E ao descansar na sombra do onipotente, Davi se alegra, se regozija. Porque a presença de Deus nos enche de alegria. E não somente isso, é também um abrigo seguro!

Foi na caverna de Adulão, que Davi, desesperado, sem rumo e sem destino, orou ao Senhor dizendo: “Á sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”. (Sl 57:1).

Calamidade significa catástrofe, desgraça pública, humilhação, desonra em público. Tem a ver com nosso status, com nossa reputação. Ao fugir de Saul, a reputação de Davi foi lá em baixo.

O menino que antes era o primeiro no exército real, um herói que salvou a nação do gigante, agora é um fugitivo, inimigo do reino de Saul, o mais procurado de todos.

Por isso, se falaram mal de ti, se jogaram pedras, se caluniaram, fofocaram, diminuíram você, reduziram sua reputação a nada; não se desespere! Se abrigue na sombra do onipotente, lá tem paz, lá tem alegria, lá tem calmaria, lá você pode descansar até que passem as calamidades.

Mas como? Como posso descansar na sombra do onipotente? Quem responde isso para nós é Moisés, o primeiro autor do salmo. Ele diz:

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo…. Esse é quem vai descansar na sombra do onipotente. Então são 2 lugares, um deles é o esconderijo do altíssimo. O outro é a sombra do onipotente.

É preciso habitar, morar, frequentar o esconderijo do altíssimo, para então ter o privilégio de descansar á sombra do onipotente.

A pergunta é: Onde fica o esconderijo do altíssimo? Como chegamos lá?

Moisés habitava, frequentava o esconderijo do altíssimo todo dia, enquanto aguardava a promessa no deserto. Como o próprio nome diz, esse lugar é onde o Altíssimo se esconde!

Deus se esconde? Na teoria sim; e é por isso que precisamos “buscar o Senhor”, procurar o Senhor até achar. E o acharemos facilmente, indo direto ao seu esconderijo.

E onde Deus se esconde? E a resposta é simples; DEUS SE ESCONDE, NA FENDA DA ROCHA. Ele diz:

Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a rocha. (Êx 33:21).

No início do seu ministério, Moisés ainda não tinha um lugar junto a Deus. Ele teve fortíssimas experiências no monte Sinai. Porém, essa comunhão com o Senhor precisa continuar.

Então para que Moisés continue frequentando o esconderijo do altíssimo, ele armava uma tenda, bem longe da congregação. (Ex 33:7). E ali a nuvem do Senhor descia e falava com Moisés face a face. (Ex 33:9).

E nesse momento de oração particular, que Deus fala pra Moisés, “Eis aqui um lugar junto a mim”. O texto não informa se era perto da tenda, na própria tenda ou se Deus o levou mais adianta.

Porém, o que aprendemos, é que é orando na tenda, que finalmente Moisés chega na fenda da rocha, o esconderijo do altíssimo!

Quer chegar no esconderijo do altíssimo? O caminho para este lugar, é a oração. Porque trata-se de um lugar secreto, por isso o nome “esconderijo”, e nesse lugar secreto ninguém pode achar sozinho, somente se Deus o conduzir.

Então meus irmãos, vamos, vamos entrar cada um na sua tenda de oração particular, e ficar por lá, em oração a Deus, que a nuvem shekinah vai descer, e o Senhor irá nos conduzir ao seu esconderijo.

Pois é habitando o esconderijo do altíssimo, que teremos o privilégio de descansar á sombra do onipotente.

Porque quando você ora, a sua fé se renova. Quando você ora, as suas forças se multiplicam. Quando você ora, a tristeza desaparece.

Quando você ora, o céu se abre, a shekinah desce, e o altíssimo te convida dizendo: Vem, vem, vem meu servo, vem minha serva, quero te mostrar um lugar, vem pro meu esconderijo; Eis aqui um lugar na fenda da rocha bem junto a mim!

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies