Ultima Chamada a Salvação, O Juízo do Senhor Chegou – Esboço de Pregação sobre Salvação

Ultima chamada a salvação, o juízo do Senhor chegou! Esse é um esboço de pregação sobre salvação. Ministrado na igreja Assembléia de Deus, ministério do Brás, em Mongaguá litoral de São Paulo.

ultima chamada a salvação o juízo do Senhor chegou

Veja também: Pregações EvangélicasEstudos BíblicosEsboçosComo Pregar a Palavra de Deus pela Primeira vez.

Ultima Chamada a Salvação, O Juízo do Senhor Chegou – Esboço de Pregação sobre Salvação!

Texto base: Por isso assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, sim eu, estou contra ti; e executarei juízos no meio de ti aos olhos das nações. Ezequiel 5:8

Introdução: A nação de Israel estava em grave pecado de idolatria, Deus levanta profetas para alertar sobre o juízo e chamá-los ao arrependimento! Eles não escutam os profetas, pelo contrário, matam os profetas do Senhor e o pecado cresce cada vez mais.

O Senhor permite Nabucodonosor, rei da babilônia sitiar Jerusalém em 609 A.C, e levar cativo a melhor parte do povo, os nobres e utensílios do templo! Na segunda vinda a Jerusalém em 597 A.C, ele leva homens de guerra e trabalhadores, ferreiros e artífices, restando somente a parte pobre da população; nessa ocasião o profeta Ezequiel é levado para a Babilônia com 25 anos de idade.

Após 5 anos, quando ele completa 30 anos de idade, o Senhor lhe chama para o ministério profético, para anunciar o cerco e destruição de Jerusalém, que deve acontecer devido o povo continuar em pecado, mesmo depois de vários outros avisos já dados pelos seus profetas.

Nessa mensagem, estou como Ezequiel, para avisar você que a ira do Senhor tem limite, e assim como ele avisou o juízo, a destruição de Jerusalém, ele esta avisando você agora do juízo, portanto, ainda da tempo de se arrepender!

Tópico 1 – Os Avisos de Deus!

O Senhor teve misericórdia do seu povo por longos anos. 100 Anos antes, Isaías avisou a Ezequias 2Reis 20;16-18. Em Jr 2;7 Deus começa a avisar através de Jeremias sobre a queda de Jerusalém – Mas o povo pecava e dizia: não temos pecado! Jr 2;22-23.

E assim estão vocês agora! Pecando sem parar e ainda dizendo na sua consciência: não temos pecado!

Ez 7;3-4.  Deus continua avisando, mas o povo faz igual você agora! Acha que é exagero do pregador, acha que estou tentando te colocar medo! Acha que Deus não castiga mais como antigamente, acha que nada irá lhe acontecer, porque tem gente fazendo pior que você e se safando! Mas Deus não julga conforme os que outros fazem, ele julga conforme sua palavra, que foi dada a você, e você a desprezou!

Tópico 2 – A Prova que Esta Sob o Juízo de Deus! Falta de Temor do Senhor!

E tu, ó filho do homem, toma uma faca afiada, como navalha de barbeiro, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba; então tomarás uma balança de peso, e repartirás os cabelos.
Ezequiel 5:1

Raspar a cabeça e a barba, significa que o sacerdote não é mais santo, esta em pecado e não é mais consagrado ao Senhor. Falta o Espírito Santo!

O Espírito Santo possui 7 qualificações, chamado na bíblia de 7 Espíritos de Deus! Ap 4;5 e 5;6. Os sete Espíritos de Deus repousam em Cristo, mas é o de temor o principal! Is 11;2-3

Logo Azeite é Temor que significa profundo respeito e obediência a Deus! Dt 10;12. E esta em falta, ninguem mais teme a Deus, não respeita a casa de Deus, não respeita os líderes, toma ceia em pecado! Ec 12;13. Mt 10;28.

Assim como Saul, o Espírito se retirou de você 1Sm 16;14. Por isso, falta temor na sua vida, você esta vazio da presença de Deus e nem percebeu! Como Sansão, seu cabelo foi cortado e você não viu!

Deus retira seu Espírito para lhe entregar as suas paixões! Rm 1;24 “Ev. João 3;19 Amaram mais as Trevas”

Tópico 3 – As 3 Consequências do Juízo de Deus

E tu, ó filho do homem, toma uma faca afiada, como navalha de barbeiro, e a farás passar pela tua cabeça e pela tua barba; então tomarás uma balança de peso, e repartirás os cabelos.
Uma terça parte queimarás no fogo, no meio da cidade, quando se cumprirem os dias do cerco; então tomarás outra terça parte, e feri-la-ás com uma faca ao redor dela; e a outra terça parte espalharás ao vento; porque desembainharei a espada atrás deles.
Ezequiel 5:1,2

Peso: julgamento de Deus! Dividiu em 3 partes: Consequências do juízo de Deus!

1ª parte; queimada no fogo – fome, doenças e tudo que provém da falta de pão e água! São aqueles que estão morrendo com fome e sede da palavra de Deus. Am 8;11. Jesus é o pão, a palavra Ev.Jo 1;1. 6;51. Se falta palavra, falta Jesus na igreja. Se falta palavra na vida, é falta de Jesus em sua vida.

Palavra de Deus é o que aumenta a fé. Rm 10;17. Por isso, esta faltando fé Lc 18;8. Por isso, falta a fé, e a prova é que as pessoas precisam de objetos pra ter fé, o que é motivação e não fé.

Palavra limpa Ev. Jo 15;3 Sl 119;9 Palavra Fortalece 1Jo 2;14 Faz o mundo te odiar Ev.Jo 17;14. Por isso falta santidade na casa do Senhor, não se pode falar mais de roupa, de cabelo, nem de linguajar e comportamento. Isso tudo é questão de santidade e esta em falta!

Palavra te afasta do pecado Sl 119;11. 1Jo 1;10 Se dissermos não temos pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não esta em nós!

2ª parte; picotada pela espada – pessoas que estão sendo sufocadas pelos cuidados, deleites e riquezas da vida. Lc 8;14 Estão vivendo luxuosamente e não se preocupam com nada. Assim como o rico que se vestia de linho fino Lc 16;19, esses estão indo para o inferno!

Esta totalmente cego espiritualmente, é por isso que não acredita na pregação, Como nos dias de Noé, não perceberam a destruição iminente Mt 24;38. Eles não creram, até ver o dilúvio. Igual ao povo que não creu no profeta até que o cerco de Jerusalém começou!

3ª parte; levada pelo vento – pessoas que estão sendo levadas por ventos de doutrina achando que estão certas, enganam-se a si mesmas. E nesse caminho, irão acordar no inferno. Ef 4;14.

São pessoas que acreditam em tudo, menos em Deus! Acreditam em objetos ungidos, em panos milagrosos, em apostolos com super poderes, menos em Cristo e sua Cruz! “Levadas pelo vento”

Estão praticando a idolatria sem perceber! E por isso veio o juízo de Deus, o Espírito Santo foi retirado! E estão tão vazios que precisam ficar se escondendo atrás de movimentos, pulos e gritos pra disfarçar sua frieza espiritual.

Tópico 04 – A Idolatria é o Principal Motivo do Juízo de Deus

Idolatria = amor excessivo, admiração exagerada! A idolatria dos dias de hoje, é o “eu” 2Tm 3;2-5

Sinais de que você adora a você mesmo:

– Materialismo é a cobiça por bens, para construir ao nosso redor uma imagem que nos convêm!

– Ganância, o amor ao dinheiro, o apego excessivo ao trabalho em prol de mais dinheiro, enquanto a família, filhos e amigos ficam sem atenção, totalmente fora do maior mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo! Pois a pessoa que pratica a idolatria tem por fonte de vida aquilo que idolatra, pois certamente

1 vive por isto, pelo que você vive? Eu digo, por seus interesses e nada mais! Só importa o que você quer, o que você planejou, sonhou e deseja!
2 pensando nisso, o que se passa no seu coração? É exatamente o que sai da sua boca todo dia! Aqueles que te rodeiam são testemunhas de tudo que você fala, como prova de que é disso que seu coração esta cheio!
3 falando disso, quando foi que você falou do amor de Deus pra alguém? Do evangelho? De Jesus na cruz? Você falaria essas coisas se não fosse idólatra!
4 seu estilo é isso, o idolatra, quer se vestir adequadamente conforme o seu ídolo! No, caso, o ídolo é o ventre, você mesmo! E é por isso que você não permite que o pastor diga como deve se vestir, nem ninguém pode determinar as suas roupas, somente você!
5 dá crédito a isso, você valoriza seu ídolo, vc mesmo! Por isso, você peca sem se sentir culpado, esta viciado em masturbação, pornografia, sensualidade, vaidade, orgulho, rebeldia e não há sinal de arrependimento! Pois você se permite fazer tudo isso sem temor nenhum a Deus, pois o seu deus, que é vc mesmo, permite todas essas coisas.
6 e fica irritado se alguém fala mal de seu ídolo! Você esta irritado agora? Não gostou porque falei do seu pecado de estimação?

Tópico 05 – Poucos Irão se Salvar do Juízo de Deus

Ez 5;3. Alguns poucos fios de cabelo ficarão nas roupas de Ezequiel, representando um número muito pequeno daqueles que irão se salvar.

Porque poucos se salvam? Porque você esta agora mesmo ouvindo o aviso de Deus, mas ainda não se arrependeu! A maioria Não aceita a palavra, rejeita totalmente, não vê a hora desse momento passar pra depois fingir que nunca aconteceu e voltar pra sua vidinha pecaminosa!

Jesus disse: Quem escuta a palavra, é de Deus! Por isso não escutais, vós não sois de Deus. Ev. Jo 8;47.

Mas ainda resta um pouco de tempo para se arrepender! FAZER O APELO

Tiago 4:8-10 diz: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Sintam as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

Isaías 64:6,7 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades.

Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. Joel 2:12

Se não vos arrependerdes, TODOS de igual modo perecereis. Lucas 13:5

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14.

Chamar os pecadores a frente pra uma oração de arrependimento!

Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações. Hebreus 4:7


Gostou do esboço? Quer aprender a pregar dessa forma? Inscreva-se no Clube de Pregadores. Clique Aqui.

Mais informações sobre esse esboço:
Elaborado por: Pregador Manassés.
Tempo da Mensagem: Mínimo de 60 minutos.
Ocasião: Cruzadas de Missões
Dedicado aos alunos do Clube de Pregadores.

Clique Aqui para Baixar o Esboço Gratuitamente.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus.
Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *