Como Deus Cura os Depressivos – Pregação Evangélica

Como Deus Cura os Depressivos

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor. (Salmos 40:1-3).

O salmo 40, mostra como Deus tratou o quadro depressivo do salmista. Depressão quer dizer afundamento, vale, lugar baixo, profundo.

E o salmista descreve a situação que viveu como charco de lodo, um lugar onde você só  afunda, é engolido pela lama. E o tratamento de Deus foi tão eficaz, que agora ele esta sob uma Rocha cantando e louvando  a Deus. Existem pelo menos 2 tipos de depressão. Interna e Externa.

Depressão Interna é originada por questões internas, coisas como glândulas e hormônios, químicas do organismo e cargas elétricas do cérebro.

Depressão de origem externa, tem a ver com questões do dia-a-dia, problemas da vida, causadores de stress, ansiedade e pavor. Dívidas, divórcio, acidentes, traumas com assalto e similares. Além de culpa e pecados. Esse é o tipo de depressão mais comum.

Cada pessoa suporta uma quantidade diferente de pressão, estresse e etc. Cada pessoa tem uma capacidade diferente para lidar com problemas, esta capacidade pode ser maior ou menor variando de pessoa para pessoa.

Ou seja, a quantidade de pressão que você suporta, não é a mesma que sua esposa aguenta suportar. Por isso, não podemos julgar alguém que suporta menos do que nós, ou que suporta mais.

A depressão é uma das maiores doenças mundiais ao lado das doenças do coração. Porém, ela não recebe tanta atenção quanto as doenças do coração, porque o mundo ainda não esta educado o bastante para identificar a depressão e combater.

Pois a depressão, se for identificada no início, pode ser rapidamente curada. Porém, a grande maioria das pessoas é ignorante com relação a depressão, e até mesmo aqueles que estão com depressão demoram muito para aceitar isso como doença.

Ficam dizendo: comigo não, não é possível, não pode ser, eu estou bem, eu isso eu aquilo… Porém, Jesus disse que os sãos não precisam de médico, só os doentes.

Quem trata a depressão? Deus é o médico dos médicos, trata e cura qualquer enfermidade ou doença. Mas é importante saber que depressão NÃO É POSSESSÃO MALIGNA. Vamos entender cada coisa no seu lugar.

OPRESSÃO MALIGNA

São vários ataques espirituais combinados que são feitos na sua mente tentando colocar você contra Deus ou você contra você mesmo. E quando  somos enfraquecidos por esses ataques, podem nos levar a um quadro depressivo.

POSSESSÃO MALIGNA

São espíritos imundos que entram no corpo da pessoa para dominar alguma área de sua vida, com objetivo de usar tal pessoa para cumprir a vontade de satanás. Isso também pode levar a depressão.

DEPRESSÃO

Grande queda brusca do humor, falta de energia mental, física e emocional. Quando nada na vida tem sentido.

Todas essas coisas, a bíblia pode tratar e Deus pode curar. Porém, buscar ajuda médica não enfraquece a fé. Busque a Deus, mas também busque os médicos, psicólogos e principalmente psiquiatras são os que tratam depressão.

É importante buscar o médico, pois depressão é algo complexo e não é igual pra todo mundo, cada pessoa com depressão apresenta sintomas diferentes e por isso precisa de uma análise do médico psiquiatra para saber qual o remédio certo para cada caso.

Porém, na bíblia nós vemos Deus tratando depressão.

No livro dos salmos por exemplo, o salmo 40, o salmo 116 entre outros, o salmista fala de um quadro de depressão que passou e Deus o livrou.

Mas além disso, vemos um grande e famoso profeta passando por depressão e sendo tratado e curado pelo todo poderoso. Estou falando do profeta Elias. Todo mundo fica perguntando: Por que Elias fugiu de uma mulher? (1Rs 19:1-4).

Ora, todo mundo pergunta isso porque a maioria das pessoas não faz ideia do que é depressão  e não sabem identifica-la. Principalmente os cristãos que tem costume de espiritualizar tudo, só sabem dizer que é demônio. Oh cegueira espiritual terrível.

Veja os sintomas.

Elias não queria mais profetizar. A depressão tira a vontade de fazer qualquer coisa, mesmo que seja aquilo que você mais ama. A depressão faz a pessoa parar de trabalhar, trazendo assim prejuízo financeiro para sua vida e a vida de seus dependentes.

Elias sentiu pavor. Medo é normal, todo mundo tem vez ou outra. Mas nem por isso as pessoas saem tomando atitudes precipitadas por causa de medo. Agora o pavor é sintoma de depressão, o pavor faz você reagir de forma desesperada. Por isso Elias fugiu, o mesmo que antes tinha matado 850 profetas de Baal e Azera. Agora esta fugindo de uma mulher.

Elias deixou o seu moço. A depressão te faz afastar as pessoas de você, mesmo aquelas que te acompanham há anos, ou familiares. Você as afasta e fica sozinho.

Elias pediu a morte. Pensamentos de suicídio passam na mente de pessoas que estão em  quadro depressivo avançado. É incrível saber que um grande profeta teve depressão. Mas também é compreensivo porque quanto maior a diferença que você faz no reino de Deus, maiores são as investidas do inimigo para te fazer parar.

Mas se um homem tão grande e admirável ficou com depressão, isso é uma boa notícia para quem esta depressivo.

E por quê? Ora, porque significa que ficar com depressão não tem nada a ver com fraqueza espiritual, falta de fé, falta de importância ou falta de utilidade. Porque Elias tinha tudo isso. Elias era importante, era útil, tinha fé, era forte em Deus. Com você não é diferente.

Estar depressivo não significa que você é fraco, sem fé, inútil, pelo contrário, só significa que você sofreu mais ataques, porque incomodou demais o inferno.  Parabéns soldado!

Como Deus tratou a depressão de Elias?

Primeiro Deus providenciou um pé de zimbro para ele dormir e descansar. (1Rs 19:4).

Você deve saber que pé de zimbro não nasce no deserto, por isso era uma providência de Deus, porém a pessoa depressiva tem dificuldade de ver o que Deus esta fazendo.

Por isso, se anime, o Senhor esta trabalhando, você apenas não esta vendo, mas sim, ele esta trabalhando!

Segundo, o Senhor providenciou comida para ele se fortalecer.

E o deixou descansar novamente. Pois a depressão é um enorme cansaço, exige muito descanso e cuidado.

Veja que Elias estava tão cansado que comeu e dormiu de novo.

E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. (1 Reis 19:6).

O depressivo precisa de proteína e energia. O primeiro sono foi por prostração, estava esgotado. Já o segundo sono foi para corrigir a exaustão. Descansar de verdade. Se você tem algum familiar depressivo, entenda que essa pessoa precisa descansar, mas sem ter que lidar com nenhum problema.

O depressivo precisa de alguém para dizer: Descanse, não se preocupe, eu cuido dos seus problemas.

Terceiro, o Senhor lhe dá um propósito simples, coisa pequena, que sabia que ele podia fazer. É o primeiro passo para Elias começar a sentir-se útil novamente. Deus disse:

Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. (1 Rs 19:7).

Agora que já se fortaleceu, descansou, baixou o nível de stress, Deus lhe dá um pequeno propósito. Porém, a força da comida fez ele caminhar 40 dias e noites. Como isso é possível? Ora, para Elias foi literal, ele realmente caminhou tudo aquilo.

Para nós é didático, nos ensina que só a comida que vem de Deus pode nos ajudar a caminhar. E qual é a comida de Deus? Jesus responde: Eu sou o pão da vida. (João 6:48).

Quarto, Deus levou Elias ao seu consultório particular no monte Sinai, também chamado monte Horebe. É o momento que você deve ir a um médico, e se quiser ser atendido por Deus, então o escritório de Deus é o quarto da oração.

Porém, veja no texto, Deus deixou ele descansar mais uma vez antes da consulta. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? (1Rs 19:9).

O tratamento não pode ser acelerado, é feito aos poucos, com muito descanso. Após dormir a noite toda, chegou a hora da consulta pela manhã. Se você esta depressivo, entenda que você tem pouca força, porque a depressão tira a força.

Então descanse e depois use o pouquinho de força que conseguiu recuperar para falar com Deus na oração.

Quinto, Deus deixou Elias falar e desabafar.

Com apenas uma pergunta: Que fazes aqui Elias? E Elias desabafou, reclamou, colocou tudo para fora. Ele disse que era o último profeta, o
único que servia a Deus, e isso quer dizer que Elias estava sentindo a pressão de carregar o povo de Israel nas costas. A mesma pressão que muitos pastores sentem.

Elias estava cansado de ser o único que busca a Deus de verdade, estava cansado de tanto pregar e não ver o povo se converter.

Ficou decepcionado porque pensou que depois do monte Carmelo, do grande sinal de Deus, do fogo caindo do céu, da morte dos inimigos, finalmente o povo iria se converter, mas isso não aconteceu.

Depois que Elias desabafa, Deus lhe dá uma orientação. O problema foi identificado. Elias estava com a visão errada, turva, não estava enxergando direito, porque não tinha conhecimento de todos os fatos.

Sexto, Deus o chama para fora, porque depressivos preferem ficar isolados e trancafiados em algum lugar. Mas lembre-se, Elia acabou de acordar, então esta usando o mínimo de força que recuperou durante a noite.

Respirar ar puro é bom para depressivos. E Deus o faz perceber que o Senhor não esta no vento, nem no terremoto, nem no fogo.

O que isso quer dizer?

Essas coisas são figuras do que Elias tinha vivido.

  •  Elias tinha problemas tão grandes para enfrentar, que eram como terremotos,
  •  Elias tinha inimigos tão poderosos, que eram como fogo,
  •  Elias tinha uma vida tão agitada que era como o vento.
  • Após essas coisas, Elias ouve uma voz mansa e suave.

Ás vezes precisamos nos acalmar, sair um pouco da agitação e correria, para poder ouvir a voz de Deus. Mas o Senhor fala novamente, que fazes aqui Elias?
Porque desabafar é importante. E o segundo desabafo serve para confirmar o primeiro.

Porque as vezes, depressivos tendem a dizer uma coisa hoje, e outra coisa oposta amanhã.

Sétimo, após o desabafo então Deus corrige a visão dele dizendo: Você não é o único, você não esta sozinho, ainda tem muita gente fiel nessa terra, tem 7 mil que não dobraram os joelhos a Baal. (1Rs 19:18).

Em outras palavras, Elias estava vendo o lado negativo, as coisas ruins, porque não sabia das coisas boas. Ele não sabia que ainda tinham 7 mil fiéis a Deus.

É mais ou menos isso que um profissional da mente faz, ele te deixa falar dos seus problemas, e depois te ajuda a enxergar a solução. Deus deu a Elias novas missões e propósitos, ungir algumas pessoas, e preparar um sucessor.

Se você prestar atenção a recuperação de Elias, verás que é igual o que o salmista diz.

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e
confiarão no Senhor. (Salmos 40:1-3).

Que seja assim na tua vida. Que seja assim na tua história. Que seja assim na tua família. Deus vai te tratar e te arrancar do lodo, da lama, da caverna, do abismo, de onde for. E te porá sobre uma rocha. E aquele que antes só lamentava, agora canta, louva e adora ao Deus
altíssimo.

Em nome de Jesus, amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies