João 5:7 | O Paralítico de Betesda – A Fé Vítima do Tanque

João 5:7 | O Paralítico de Betesda – A Fé Vítima do Tanque

O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. (João 5:7)

Qual o máximo de tempo que você já ficou doente? O homem que mais tempo passou enfermo na bíblia é o paralítico de Betesda. Quando Jesus nasceu, esse homem já estava lá, na beira do tanque esperando o mover das águas.

Muitas passagens mostram Jesus curando todos os enfermos da multidão (Mt 4:24. 8:16. 14:14. 15:30). Igualmente no tanque de Betesda, havia uma grande multidão de enfermos (Jo 5:30). Porém, Jesus passou ali e não curou a todos. Por quê?

A diferença é que quando Jesus curava vários enfermos, eram de multidões que o seguiam, que criam nele, e vinham até Ele crendo que seriam curados. Porém, no tanque de Betesda, a multidão de enfermos só tinha olhos para o tanque, não percebendo que estava ali quem era maior que o tanque.

Igualmente os outros, o paralítico de Betesda só tinha olhos para o tanque. Sua atenção e fé estavam desperdiçados no tanque. Por isso Jesus pergunta: Queres ser curado? É necessário perguntar, pois o que ele estava fazendo não iria curá-lo jamais.

Assim também muitos hoje, enfermos, desejam receber a cura. Porém estão depositando sua fé no lugar errado. Acreditam que podem comprar a cura com ofertas, ou que a cura só virá pelo profeta fulano de tal, ou ainda, que precisam fazer votos absurdos para serem curados.

Esperar por 38 anos é sinal de fé, porém, a fé sendo apontada na direção errada, não produz resultado algum. Além de sua fé, ser vítima do tanque, o paralítico era vítima de si mesmo. A resposta dele para Jesus, mostra sua intenção.

Ele esperava que alguém tivesse misericórdia dele, e ficasse ali aguardando junto com ele até a próxima agitação da água, para então jogá-lo no tanque. Ao responder dessa forma a Jesus, ele esta fazendo esse pedido automaticamente.

Sabe aquela pessoa que vive se colocando como vítima? É o caso do paralítico de Betesda, ele não diz: Senhor, tem misericórdia de mim e me ajuda a entrar no tanque. Mas ele diz: Não tenho ninguém…. Quer dizer, não há uma pessoa boa aqui perto, se houvesse, já teria me ajudado.

Se por causa de sua enfermidade, você vive se fazendo de vítima, pare! Pois isso só vai piorar as coisas. Se fazer de vítima diante dos homens não leva a nada, mas se humilhar na presença de Deus pode mover os céus.

Ao esperar que alguém aguardasse o movimento das águas mostra que o paralítico, além de depositar sua fé no tanque, também estava depositando sua esperança nos homens. Pergunte-se a si mesmo: Onde esta a sua esperança? Onde esta a sua fé? Jesus o curou para mostrar que:

  • Ele não precisa ficar se fazendo de vítima;
  • Que deve ter esperança em Deus, e seu filho Jesus Cristo; (Jo 14:1)
  • Que deve confiar em Jesus Cristo, ele é o autor e consumador da nossa fé; (Hb 12:2)

A cura aconteceu somente com uma palavra de Jesus! Sendo o próprio Cristo o verbo vivo de Deus, sua palavra tem poder. Creia na palavra do Senhor, que te diz: Levanta! Toma a tua cama e Anda!

  • Levante-se: Significa que não precisa se vitimizar, o Senhor te dá forças para sair dessa situação sozinho.
  • Toma a tua cama: Significa que o Senhor te cura, e te dá condições de trabalhar provando que foi totalmente curado!
  • E anda: Significa que o Senhor não cura ninguém para viver parado, acomodado, estacionado, vendo a vida passar! O Senhor te cura para que você caminhe, ande, se mova, avance!

Você crê na cura divina? Então Levanta, levanta, levanta! Toma a tua cama e Anda!

Pregador Manassés

3 respostas para “João 5:7 | O Paralítico de Betesda – A Fé Vítima do Tanque”

  1. Avatar de Jocimar Matias
    Jocimar Matias

    Gloria a Deus por esse site!! Aleluia!!

  2. Avatar de Luis Carlos Zampronio
    Luis Carlos Zampronio

    Paz do Senhor
    Pregador sua mensagem e muito boa mesmo, mas uma ressalva Jesus não perguntou para o paralitico se queria andar, ele disse levanta e anda.
    Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.

    João 5:8

  3. Avatar de Crismacleiton
    Crismacleiton

    Boa a palavra do senhor a todo tempo mas ainda existe coisas no estudo explicado que não condiz com o texto. A graça e paz de Cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies