07 Motivos para Não Comemorar o Natal (refutados)

07 Motivos para Não Comemorar o Natal (refutados)

Examinai tudo. Retende o bem. (1 Tessalonicenses 5:21)

Como crentes em Cristo, podemos comemorar o natal? Vejamos 7 motivos que são dados por aqueles que defendem que é proibido, pecado ou idolatria comemorar o natal.

Motivo 1 – Jesus nasceu durante a festa das Cabanas (Sukot) entre setembro e outubro.

Esse motivo quer dizer que Jesus não nasceu em dezembro, por isso não devemos comemorar seu nascimento em dezembro. Mas o máximo que esse motivo pode defender, é que o natal deveria ser em setembro.

Data não é importante, mas sim o propósito. Por exemplo, quando alguém vai fazer uma festa de aniversário, e o dia cai em uma terça, ou quarta-feira, muda-se propositalmente o dia da festa para o fim de semana, porque realmente a data não importa, o que vale é a comemoração, o motivo da festa.

Motivo 2 – Jesus era judeu e os judeus não comemoram o natal.

Esse motivo tenta colocar uma regra em nós, de que devemos imitar os judeus, só porque Jesus era judeu. A verdade é que sim, Jesus era judeu, mas não veio só para os judeus, veio para todo o mundo. E outra verdade é que Jesus não tentou converter ninguém ao judaísmo, pelo contrário, ele convertia as pessoas a Deus.

E não vemos no novo testamento nenhuma obrigação de se converter ao judaísmo, ou seja, podemos servir a Deus mesmo não seguindo as tradições, culturas e comportamentos judaicos.

Motivo 3 – Não há relatos bíblicos referentes a esta festa.

Esse motivo, declara que devemos decidir comemorar algo somente se estiver na bíblia.

Porém, nosso aniversário não esta na bíblia, e mesmo assim comemoramos. A data do nosso casamento não esta na bíblia, nem a bíblia diz para comemorar casamento, bodas de 30, 40 e 50 anos, mesmo assim o fazemos. A bíblia também não diz para comemorar formatura depois de vários anos estudando em uma faculdade, mesmo assim o fazemos.

Veja como é ridículo deixar de fazer algo, só porque não esta na bíblia. Examinai tudo, retende o que é bom! Podemos examinar e ficar com aquilo que é bom do natal. A reunião da família, os presentes, o amor, a alegria, a ceia em família entre tantas outras coisas boas dessa data.

Motivo 4 – Os seguidores de Jesus não comemoravam seu aniversário.

Isso é verdade, nem nós também não comemoramos o aniversário de Jesus, ninguém coloca 2018 velas em bolo para Jesus soprar, não estamos festejando o fato de Jesus já ter mais de 2 mil anos de idade. Até porque, Cristo é eterno!

Nós comemoramos o fato de Deus ter enviado seu filho ao mundo para nos salvar. Então comemoramos isso, Deus deu o seu melhor (Jo 3:16), e ele não veio como Deus trovejando, nem como anjo reluzindo, mas veio igual a nós. E isto é maravilhoso aos nossos olhos.

Motivo 5 – Esta é uma festa sem nenhuma relação com o Messias.

Esse motivo não confere com a verdade. Dizer que o natal não tem relação com Cristo é anti-bíblico. Pois o natal comemora o nascimento de Jesus, e na bíblia quando Jesus nasceu, foi comemorado por anjos, por pastores, por reis magos que lhe trouxeram presentes e até pelo universo, pois o dato de uma estela ter guiado os pastores, mostra o universo organizado por causa do nascimento de Jesus, o salvador.

Motivo 6 – Em 25 de dezembro se comemorava o dia do deus sol, que foi substituído pelo natal.

Esse motivo quer dizer que porque se comemorava (no passado), coisas ruins no mesmo dia 25, então não deveríamos comemorar o nascimento de Cristo. Ora, ninguém deixa de comemorar o aniversário de casamento, só porque tem coisas ruins acontecendo no mesmo dia.

Ninguém deixa de comemorar algo bom, só porque outras pessoas comemoravam coisas ruins nesse mesmo dia. Pelo contrário, o fato do dia 25 ter sido escolhido para festas pagãs no passado, nos dá mais motivos para comemorar uma festa cristã hoje, fazendo cair no esquecimento o paganismo, para lembrar cada vez mais o nascimento de Cristo.

Motivo 7 – É uma tradição pagã, veio do paganismo. É uma tradição dos homens, feita pelos homens.

É um erro condenar algo apenas pela sua origem. Assim como nós viemos do mundo, dos vícios, da idolatria, e Cristo nos converteu, também foi mudado o foco dessa festa. Tiramos o papai Noel e colocamos Cristo!

Ou seja, nossa origem é de pecadores, porém em Cristo vamos entrar no céu. Se for pra condenar algo por causa da origem, nós todos estamos condenados porque nossa origem é vil. Pois é verdade que a origem do natal é muito complexa e duvidosa, mas também é verdade que a forma como é feito o natal hoje, não tem nada a ver com paganismos do passado.

Examinai tudo, retende o que é bom! Pergunte-se a si mesmo: É bom reunir a família? É bom dar presentes? É bom fazer valer o nascimento de Cristo e lembrar que Ele esta no centro da nossa vida? Certamente sim.

Obviamente, devemos tratar o papai Noel como ele é, um faz de conta. Assim como tratamos o Batman, o homem aranha e tantos outros, que nossas crianças já sabem que não existem. E nem por isso ficamos brigando para não ter esses personagens na nossa vida, pois hoje até os adultos vão ao cinema ver os vingadores, e todos sabem que isso não significa idolatria.

Há quem pense que ter uma árvore de natal é pecado ou paganismo. Essas pessoas precisam aprender a valorizar a bíblia, ao invés de ficarem valorizando o que o paganismo diz. E a bíblia diz que todas as árvores foram criadas por Deus, portanto eu posso tê-la em casa.

Porque o pecado não esta no objeto, mas na intenção. Qual sua intenção ao ter uma árvore, luzes, enfeites e etc? Tenho certeza que sua intenção não é adorar algum deus pagão, mas apenas enfeitar o ambiente e fazer a alegria das crianças.

Assim sendo, feliz natal a todos!

Vimos 7 motivos para não comemorar, todos refutados. Vamos ver alguns poucos 10 motivos para comemorar o natal:

1 – O natal é um elemento bíblico porque é fato que Jesus nasceu, natal significa nascimento, por isso, não é errado decidir comemorar o nascimento de Jesus, pois isso é uma forma de lembrar e pregar que o verbo se fez carne e habitou entre nós.

2 – Essa comemoração dá poder e expressa a grandeza da encarnação de Jesus, sendo gerado pelo Espírito Santo, única forma de vir ao mundo sem pecado.

3 – Vivemos em uma época onde querem excluir tudo que é bíblico ou religioso. Por isso, devemos fortalecer cada vez mais festas cristãs. Pois o mundo tenta tirar tudo que é religioso do meio da sociedade, não podemos ser a favor disso, devemos fortalecer tudo que faz lembrar a palavra de Deus, e o natal proporciona essa oportunidade incrível.

4 – O forte do natal é a reunião da família, a ceia, e os presentes. E podemos e devemos fortalecer isso, pois é bíblico reunir a família, ter comunhão no partir do pão e abençoar o próximo seja com presentes, seja com favores.

5 – O Natal é reconhecido no mundo todo como tendo seu foco no nascimento de Jesus, e é a época perfeita para pregar a palavra de Deus alcançando aqueles que são mais difíceis de alcançar durante o ano, aproveitando que nessa época as pessoas estão mais amigáveis e disponíveis a ouvir sobre o nascimento de Jesus, logo estão disponíveis para ouvir a palavra.

6 – O papa Julio primeiro, desviou o foco da festa dos romanos, para ao invés de celebrarem o “sol invicto”, passem a celebrar o Verdadeiro Sol da Justiça.

Se o seu filho estiver comemorando a vitória de heróis fictícios, não é correto você mudar o foco dele para comemorar a vitória do rei dos reis e Senhor dos Senhores? Bom seria se a gente conseguisse mudar o foco de todas as festas para inserir a bíblia na nossa cultura como um todo.

Por isso, assim como nós inserimos a bíblia no nosso dia a dia, e deixamos Cristo fazendo parte da nossa vida, também o CRISTO foi inserido na cultura do povo, e é lembrado seu nascimento até hoje!

7 – Devemos comemorar o natal porque isso é cultura, esta inserido na mente do povo, mas nós que tivemos nossos olhos abertos para a verdade, devemos olhar além da cultura, e aproveitar o momento para espalhar a Cristo!

Como fez Paulo: Me fiz de fraco para ganhar os fracos! 1Co 9.22.

8 – Podemos comemorar o natal, porque podemos celebrar o nascimento de Cristo. Ou seja, não há nenhum mal em celebrar o nascimento de Cristo, por isso, não há nenhum mal em celebrar o natal, que significa nascimento.

  • Pensar que o dia 25 é pagão, é esquecer que foi Deus quem criou todas as coisas, incluindo dias, meses e anos, e ele viu que era bom. Portanto, quem é o homem para dizer que algo feito por Deus é pagão ou ruim? Desfrutemos de cada dia que o Senhor nos dá.
  • Pensar que árvore é pagã, é esquecer que foi Deus quem criou as árvores. Novamente, desfrutemos da criação de Deus.
  • Pensar que ter uma árvore decorada em casa vai chamar atenção de algum deus pagão ou levar de alguma forma adoração para eles, é esquecer que fomos chamados a liberdade, que Cristo nos libertou de toda essa superstição.

Então não há problema em decorar uma árvore, pintar a sala, colocar quadros na parede, vestir uma roupa nova, reunir todo mundo, lembrar que o verbo se fez carne e sorrir!

Se ter uma árvore decorada é um problema, por causa de alguma religião do passado, então devemos estudar todas as religiões para saber quais são seus costumes e superstições para viver sempre evitando fazer alguma coisa relacionada a elas,,, dessa forma viveríamos debaixo do jugo dessas religiões ao invés de desfrutar da liberdade que o Senhor nos deu.

9 – Devemos comemorar o natal porque até os ímpios sabem que é da vontade de Deus reunir a família e partir o pão. Então como nós seguidores de Cristo poderíamos ser contra essa prática?

10 – Devemos comemorar o natal porque ainda hoje, tem muitos que o fazem de forma incorreta, olhando só para os presentes, comidas e bebidas, esquecendo de Cristo, e por isso, aqui nós estamos para ser luz em meio as trevas e fazer a diferença! Servindo de bom exemplo a todos!

Que Deus os abençoe grandemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies