Tiago 5:14,15 | A Oração que Cura o Doente

estudo em Tiago 5 como ministrar cura para os enfermos como orar pelos doentes

Tiago 5:14,15 | A Oração que Cura o Doente

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:14,15)

Você acredita que uma simples oração pode curar uma enfermidade que nem a medicina encontrou solução ainda?

Tiago ensina de forma simples, como ministrar a cura sobre os enfermos. Se estiver alguém doente, primeira coisa chamem os presbíteros da igreja. A pergunta é: Por que não chamar o pastor da igreja? Afinal, “pastor esta acima de presbítero”.

A resposta é simples. Nos tempos bíblicos, presbítero e pastor é a mesma coisa. (1 Pe 5:1). Quando Tiago manda chamar os presbíteros, trazendo para os dias de hoje é: Chamem os pastores da igreja!

Surge logo outra pergunta, hoje temos apenas 1 pastor para cada igreja, por que Tiago manda chamar “os presbíteros” dando a entender que são vários? A resposta é simples, é porque na igreja primitiva, cada igreja era comandada por uma equipe de pastores, ou seja, uma equipe de presbíteros. Por isso Paulo fala:

Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; (1 Timóteo 5:17)

Existem os presbíteros que trabalham na palavra; Significa os que pregam o evangelho, evangelistas! Trazem almas. E existem também os presbíteros que trabalham na doutrina;

Significa, os que ensinam a palavra, doutores e mestres. Porém, existem outros presbíteros que fazem outras coisas, e todos eles merecem dupla honra, mas principalmente esses 2, que trabalham na palavra e na doutrina.

Que bom seria se nossas igrejas hoje, seguissem esse modelo, ao invés de ter apenas um pastor, tivessem uma equipe de pastores.

Tiago fala para orar e ungir com óleo. Longe de sustentar a extrema unção, esta passagem trata de presbíteros (não sacerdotes) orando para a cura do enfermo; e nesse caso, o texto fala de óleo medicinal (é a mesma palavra grega usada também nessas passagens Mc 6.13; Lc 10.34),

Sabemos que o azeite era utilizado para preparar alguém para morte, quando Tiago manda ungir com óleo não é um preparativo mágico para a morte; mas é sim de cura e restabelecimento físico e espiritual, porque o azeite também era usado como remédio. Logo, trazendo para os dias de hoje, ficaria assim:

Esta alguém doente? Chamem os pastores, deem remédio e orem com imposição de mãos.

E embora o texto use o verbo: salvar! Não é salvação além do túmulo (pois a palavra grega sõzõ, “salvar”, “curar”,  é a mesma utilizada nessas passagens Mt 9.21,22; 14.30; 24.13, 22; Lc 7.50; 8.12, 36, 48, 50.). Que não trata de salvação da alma.

Portanto sim, Tiago esta dizendo: Esta alguém doente? Chamem os pastores, deem remédio ao enfermo, e então orem por ele com fé, e essa oração dará saúde, e se tiver algum pecado, será perdoado!

Portanto, oremos pela cura divina. Mas não rejeitemos o remédio e o tratamento! Pois o remédio e o tratamento também são dados por Deus, para nos curar.

Pregador Manassés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies