Esboços de Pregações – 3 Motivos para não Usar

Esboços de Pregações – 3 Motivos para não Usar

Que atire a primeira pedra quem nunca baixou esboços de pregações na internet para pregar, ou pelo menos tentar pregar… Geralmente os pregadores iniciantes fazem muito isso. E sim, já fiz muito isso também quando comecei. Mas minha experiência com esboços de pregação pronta não foi muito boa. Nunca conseguia pregar a mensagem de um esboço que baixei na internet.

Apelei para a compra de livros com centenas de esboço de pregações mas mesmo assim, não consegui ministrar nenhuma delas. Mas isso nunca é tempo perdido. Pois aprendemos muito sobre pregação apenas lendo esboços prontos. Ou melhor, aqueles que vem detalhados, porque os mais simples que tem apenas os tópicos não se aprende muita coisa quando você esta começando a pregar a palavra de Deus.

Hoje vamos falar sobre 3 motivos para não usar esboços prontos. E fique tranquilo, não estou dizendo que é proibido usar esboço de pregação de terceiros. Apenas saiba que, se for usar o esboço de outra pessoa, você precisa fazer isso pelos motivos certos, pois dependendo da situação em que você pretende usá-los, poderá ser uma péssima ideia.

esboços de pregações

Motivo 01 – Quando você não quer Ter o Trabalho de Elaborar seus Próprios Esboços de Pregações.

Se você tempo, disposição e tudo mais. Porém esta procurando um esboço pronto para não ter trabalho de elaborar o seu próprio sermão, então é hora de parar, respirar fundo e pensar um pouco sobre isso. Pois elaborar um sermão é tarefa exclusiva de um bom pregador. Pregar mensagens dos outros não é bem o que os melhores pregadores fazem.

Além disso, elaborar seu próprio esboço é gratificante, isso se você for um pregador de verdade. Todo pregador sente a palavra de Deus queimar seu coração e não há nada mais gostoso do que receber uma inspiração na bíblia e elaborar seu próprio sermão.

Porém, se você esta com preguiça de elaborar suas pregações evangélicas, isso pode significar que você não esta bem espiritualmente. Pois o trabalho de elaborar um sermão é gratificante para o pregador. É difícil e árduo, mas é gratificante. Então é hora de rever sua situação espiritual e talvez até o seu chamado para ministrar.

Motivo 02 – Quando você Não Sabe o que Vai Pregar

Se você esta procurando esboços de pregações já prontinhos justamente porque não sabe o que pregar… Só tem 2 respostas possíveis para isso. Uma, você não leu a bíblia! E isso é péssimo para um pregador. Duas, você leu a bíblia mas até agora texto nenhum queimou e nem ardeu em seu coração. E por isso você esta sentindo-se desmotivado a elaborar sua própria pregação.

Se for o primeiro caso, onde você não leu a bíblia, recomendo a leitura desse artigo: Como Estudar a Bíblia e Ler em 1 Ano . Pois um pregador precisa ter uma rotina de leitura da palavra de Deus para nunca ficar “vazio”!

Agora, se foi o segundo caso, onde você leu a bíblia mas não recebeu nenhuma inspiração da parte de Deus. A solução não é correr atrás de um esboço pronto, mas sim, verificar porque essa inspiração não veio. Pergunte-se a si mesmo:

  • Quando você leu a bíblia, você fez uma oração?
  • Você estava em um ambiente calmo e tranquilo?
  • Como você estava? Calmo ou estressado?
  • Você leu com pausas para meditar ou fez uma leitura direta?

Creio que essas perguntas podem lhe ajudar a esclarecer porque você não foi ou não se sentiu inspirado com o texto bíblico. Normalmente a palavra que queima em nosso coração é a que produz maior efeito quando pregamos. E se você preencher o vazio usando esboços de pregações dos outros, que efeito sua mensagem poderá ter?

Se você esta com um prazo curto para elaborar um sermão e no desespero recorreu aos esboços prontos, que tal procurar um esboço sobre um texto bíblico que já queimou em seu coração anteriormente? Isso será muito proveitoso do que escolher um esboço qualquer aleatoriamente.

Motivo 03 – Você pode ficar viciado em usar Esboço de Pregações prontas

Se toda vez que você estiver sem inspiração, com prazo curto, pouco tempo, desmotivado e etc, você recorrer a internet para baixar pregações prontas. O que será do seu ministério como pregador do evangelho? Eu digo o que será. Você deixará de ser uma voz para ser um eco.

Lembre-se, aquele que te chamou também te capacita. E quando usar o trabalho de terceiros, você não dependerá mais de Deus e seu Espírito Santo, mas apenas da internet. Deus se torna o plano b.

Então, quando for usar esboços de pregações baixados na internet, você tomar cuidado e se perguntar: Porque eu estou fazendo isso? Existe outra solução? Pois sair baixando esboços e escolhendo o que será pregado apenas no uni-duni-tê não faz de você um pregador, pense nisso.

Gostou desse artigo? Click Aqui para baixar em PDF e ou Imprimir.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

4 Comentários

  1. André de Oliveira Chagas

    Parabéns pelo artigo, Realmente quem está começando a pregar, assim com eu, é tentado a usar o esboço pronto de outros pregadores, isso acontece muitas vezes por causa da insegurança que não deixa de ser falta de fé de que Deus pode também te usar.

    View Comment
  2. Francisco Gaspar Dala

    eu sou crente mais tenho muitas dificuldades em estudar a Bíblia sagrada, ando muito fraco na fé e só estou pedir a vossa especial atenção nas vossas orações.

    View Comment
  3. BEATRIZ ROSA TEODORO DA SILVA

    LEGAL , EU PREFIRO NÃO FAZER ESBOÇO POIS ACHO QUE COM O TEMPO PODEMOS VICIAR , PREFIRO PEDIR AUXILIO AO ESPIRITO SANTO , É SÓ DEIXAR DEUS NOS USAR, POIS AQUELE QUE PREGA A PALAVRA DE DEUS E GUIADO PELO O ESPIRITO SANTO.

    View Comment
  4. Pingback: Esboço de Pregação - Veja Como Fazer - Pregador Manassés - Pregando a Palavra de Deus com Sabedoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *