Como Montar uma Pregação Evangélica (Passo a Passo)

A paz do Senhor queridos leitores, hoje vamos ensinar como montar uma pregação evangélica passo a passo! E é importante transmitir a você um pouco de conhecimento básico necessário sobre Homilética, caso contrário, você não conseguirá elaborar uma mensagem e pregar a palavra de Deus.

A pregação em si, tem por objetivo ensinar princípios da palavra de Deus para que possamos utilizar em nossa vida nos dias de hoje. Ou seja, o desafio da pregação é justamente atualizar a bíblia para os dias de hoje sem perder a essência do texto sagrado!

Quando o pregador não consegue trazer o texto para os dias de hoje, a pregação vira estudo bíblico, ou comentário bíblico e ainda pode se tornar apenas um monte de palpites e opiniões sobre o texto.

E em muitos casos, o pregador acaba trazendo heresias sem nem ao menos perceber. Por isso, é importante o estudo da homilética, hermenêutica e exegese para não falhar nessa missão santa e tão fundamental para a igreja.

Como Montar uma Pregação Evangélica (Passo a Passo)

como montar uma pregação evangélica

É importante seguir o passo a passo corretamente para montar uma pregação evangélica, conseguindo obter bons resultados quando estiver pregando. Pois nada desanima mais do que pregar sem preparo e perceber que a pregação foi horrível.

Primeiro passo: Jejuar e Orar ao Senhor!

O jejum é a preparação para a oração fervorosa, como também é uma consagração se separando para uma missão especial. Você deve jejuar e orar ao Senhor pedindo para que ilumine sua mente, abra seu entendimento na bíblia, que você não cometa nenhum erro, não pregue heresias e que a palavra seja direta do trono, edificante e toque no coração dos ouvintes.

Não recomendo fazer apenas 1 jejum e 1 oração. A melhor coisa é manter uma rotina semanal de jejum e oração em prol do seu ministério, assim o inimigo é derrotado antes mesmo de você pegar no microfone. Veja mais sobre jejum aqui: Como Fazer um Jejum corretamente

Segundo Passo: Ler e Meditar na Bíblia

Talvez você não tenha dicionário bíblico, talvez não tenha comentários, nem atlas e nem arqueologia biblica! Mas se tem a bíblia, é o suficiente! Pois a palavra vem dela e não de livros paralelos. Embora as ferramentas de estudo sejam importantes, você não pode deixar de pregar por não tê-las.

Programe-se financeiramente para comprar regularmente livros que vão te ajudar a entender textos bíblicos. E enriquecer os seus sermões. Mas enquanto não os compra, comece com a bíblia somente. Você também pode usar da internet para fazer perguntas e procurar respostas, porém, precisa de sites confiáveis que sigam uma linha teológica pura e sem mistura, 100% arminiano ou 100% calvinista.

Cuidado com teologia da libertação, teologia da prosperidade entre outras linhas teológica que só complicam a palavra do Senhor.

Durante sua meditação, você poderá ter conclusões e interpretações próprias. Tome o cuidado de ter certeza da sua interpretação, para garantir que você não esta equivocado, entendendo errado ou trazendo heresias sem perceber.

Para isso, use as regras da hermenêutica ao seu favor. A principal regra é: A bíblia interpreta a própria bíblia! Logo sua conclusão sobre um texto bíblico, precisa ser confirmado em outro texto bíblico. Para te ajudar, entenda que o novo testamento interpreta o antigo testamento!

Terceiro passo: Começar a fazer anotações para elaborar o esboço

Você precisa anotar seus pensamentos sobre o texto bíblico, eles vão te ajudar a elaborar o esboço depois. Nós já falamos sobre esboço aqui no blog, não deixe de ler depois esse artigo: Esboço de Pregação Veja Como Fazer.

O esboço é importante pois permite ver a mensagem como um todo, dando a chance de analisar e perceber muitas coisas. Por exemplo; se ela esta coerente ou não! Se tem começo, meio e fim! Se tudo dentro da mensagem tem base bíblica, se o tema esta realmente concordando com a abordagem da mensagem e etc.

Quinto Passo: Deixar o Espírito Santo te guiar na Aplicação do Texto

A aplicação do texto bíblico é o que faz da sua apresentação uma pregação! A aplicação é quando o pregador traz o texto para os dias de hoje. E isso que fala com a igreja, por isso, você deve estar em comunhão plena com Deus para que ele te mostre o que deseja falar.

Veja esse vídeo pra entender melhor: O Pregador e o Espírito Santo – Trabalho em Equipe.

As aplicações são lições de vida na grande maioria dos casos. Então, você pode usar isso como base e procurar lições no texto. A pergunta é: O que o texto ensina? E como o cristão poderá colocar em prática no seu dia a dia?

Sexto passo: Elabore o Esboço!

O esboço agora pode ser feito, com as anotações que você fez, junto as aplicações (lições) encontradas no texto, você já tem o que precisa para elaborar seu esboço. Considere pegar o Guia Prático pra Elaborar Sermões do Clube de Pregadores.

Com o guia, você terá um modelo de esboço para elaborar e isso vai te ajudar muito em suas primeiras pregações. Se você quiser aprender muito mais sobre como montar uma pregação evangélica, acesse nosso canal.

Se quiser saber mais sobre como montar um esboço de pregação, baixe nosso guia gratuito aqui

Se quiser se aprofundar ainda mais em como preparar uma pregação evangélica, baixe o livro pregação pura e simples aqui

Nós ainda temos um curso completo de homilética avançada para quem deseja se aprofundar nesse assunto, visite o Clube de Pregadores .

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus.
Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *