O que são Vícios? E como entram nas nossas vidas? – Pregação Evangélica

O que são vícios? E como entram nas nossas vidas?

Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes  desejar bebida forte. (Provérbios 31:4).

A bíblia não fala de todos os tipos de vícios que existem hoje em dia. Por exemplo, drogas, masturbação, jogos de azar, entre outros.

Porém, a bíblia fala sobre o pai dos vícios, que é a bebida. Os motivos pelos quais as pessoas caem nesse vício são os mesmos pelo qual caem em qualquer outro vício.

Falta de expectativa na vida, tentativa de esquecer os problemas, sensação de vazio tentando preenchê-lo com o vício, ilusão de mudança de vida sem fazer nada esperando cair algo do céu. A busca de um propósito ou de aplausos dos outros.

O livro de provérbios era utilizado pelos reis para ensinar os jovens príncipes que se tornariam os futuros reis.

No capítulo 31 vemos a rainha ensinando o futuro rei Lemuel, entre seus ensinos ela diz:

Que para ser um rei de verdade, não pode se deixar dominar pela bebida. Em outro livro também vemos algo sobre isso:

Feliz é você, ó terra cujo rei é filho de nobres e cujos príncipes se sentam à mesa a seu tempo para refazer as forças e não para se embriagar. (Eclesiastes 10:17).

A pergunta é: Quem é o Rei? A resposta é simples.

É você.

Todos nós somos chamados a reinar de várias formas. Reinar significa governar, exercer  domínio. Em outra palavras reinar quer dizer TER DOMÍNIO PRÓPRIO, EQUILÍBRIO. (Gl 5:22).

Deus disse a Adão: Domine! Domine sobre as aves, sobre os animais, sobre os peixes… Domine! (Gn 1:28).

Isto significa, reine, governe, domine as circunstâncias ao seu redor.

Deus disse até para Caim: O pecado esta a porta te esperando, mas você deve dominá-lo!

Vença o pecado Caim. (Gn 4:7).

Isso significa não deixe o pecado tomar sua coroa, domine, governe, reine sobre ele.

Até mesmo no casamento, a bíblia coloca o homem como rei, cabeça da família. E a mulher como rainha.

Somos chamados para começar a reinar aqui e agora. (Sl 115:16). E em ultimo lugar, todos reinaremos com Cristo um dia. (Ap 20:6).

Se somos chamados para reinar, então os vícios são como bastardos querendo tomar o nosso trono! Inimigos da coroa, inimigos da realeza humana.

O dicionário classifica o vício assim: Dependência que leva ao consumo irresistível.

A bíblia classifica o vício como algo que vem para nos dominar, como esta escrito: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1Co 6:12).

Esta bem claro no texto que não é Deus, nem Jesus, nem o Espírito Santo quem vai impedir você de ser dominado por alguma coisa. O texto diz: MAS EU… EU NÃO ME DEIXAREI DOMINAR.

Porque o que Deus faz é libertar, mas é você quem deve se manter livre. A bíblia diz: Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão. (Gl 5:1).

Os vícios são armas que satanás usa para cumprir os seus propósitos. Ele vem para roubar, matar e em ultimo lugar destruir.

E o vício é uma arma de destruição, porque o vício tira você do trono, te faz perder todo o controle, dominando toda sua vida e te destruindo aos poucos, como também te usando para prejudicar os que estão ao seu redor.

Só existe uma forma dos vícios entrarem na vida de alguém. Pecado + Pecado = vício.

Alerta: Os pecados que você comete hoje, e pensa que são pequenos demais, podem se tornar o vício de amanhã.

Por isso o cristão precisa todo dia combater o pecado, lutar contra ele, se afastar dele, correr para Deus, buscar e viver em santidade. A bíblia diz:

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26:41).

O vício entra na nossa vida de forma simples, pequena e inofensiva. É através de “pecadinhos”  que começam pequenos e vão crescendo, até que se tornam vícios.

Aceitar ser amigo de alguém que não teme a Deus pode ser o primeiro passo para se tornar um viciado lá na frente.

Aceitar ir a uma festa, onde na “brincadeira” você é desafiado a beber ou fumar, pode ser o primeiro passo para se tornar um viciado lá na frente.

Admirar pessoas incríveis, que são famosas, tem tudo que você gostaria de ter, ou são aquilo que você quer se tornar… E se nessa admiração você também admirar seus defeitos, ou não julgá-las quando fazem coisas erradas, é também um passo para se tornar como elas.

Por exemplo; Um menino admira um grande ator de televisão.

E quando vê esse ator fumando na vida real, não julga, não classifica como sendo algo errado… Isso é um passo na direção do
vício!

Pois um dia você pode chegar no mesmo lugar que esse ator chegou.

E quando estiver fumando também, seu pensamento vai ser igual, não irá se julgar, nem se culpar, mas vai deixar isso te dominar pouco a pouco… Achando que precisa fazê-lo se quiser ser igual ao seu ídolo.

A bíblia mostra que o objetivo do pecado é se transformar em vício, pois ele vem para nos dominar, impedindo você de reinar sob sua própria vida. Como esta escrito:

Portanto, não permitam que o pecado reine em seu corpo mortal, fazendo com que vocês obedeçam às suas paixões. (Rm 6:12).

Mais uma vez, a bíblia mostra que é nossa responsabilidade impedir que o pecado reine sobre nós. E caso o pecado esteja reinando na sua vida, lembre-se disso:

Se a morte reinou pela ofensa de um e por meio de um só, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. (Rm 5:17).

a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reinasse pela justiça que conduz à vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. (Rm 5:21).

Em outras palavras.

Nós podemos tomar o controle de nossas vidas novamente, graças ao
sacrifício de nosso Senhor Jesus, por meio Dele, podemos ser livres para reinar em vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies