Como Deus Resolve os Problemas do Dia-a-dia – Pregação Evangélica

Como Deus Resolve os Problemas do Dia-a-dia

Então ela falou aos serventes: — Façam tudo o que ele disser. (João 2:5).

Caná da Galileia é o lugar onde Jesus realizou o seu primeiro milagre. Todo milagre na bíblia sagrada, possui suas características e fatores que levaram até o milagre.

Ou seja, nenhum milagre acontece sem uma causa, sem um motivo, isto é, cada milagre tem o seu caminho. E creio, que assim será este novo ano, viveremos milagres.

A festa de casamento é símbolo de muitas coisas na bíblia sagrada. Mas o principal, é da união de Deus com seu povo, a aliança que Deus faz com você, é um casamento.

Casamento é o começo de uma nova vida, uma nova fase, uma nova jornada, que será até a morte. Por isso, neste novo ano, devemos decidir ser mais fiéis a Deus do que antes e renovar os nossos votos.

Quando você se converte a Cristo, na verdade esta aceitando se casar com Ele. E ao começar seus milagres em um casamento, Jesus quer nos mostrar uma coisa simples. Nenhum casamento pode dar certo, sem Jesus.

Se vamos começar uma nova jornada, precisamos de Jesus. Este primeiro milagre serviu para mostrar como que Jesus pode pegar o que temos e desprezamos, e transformar de uma tal maneira, que passamos a dar valor e utilidade a isso.

A bíblia diz: Houve um casamento… Não diz quem eram os noivos, não diz se esse casamento era importante na cidade, se eram pessoas famosas, da alta sociedade, simplesmente diz: Houve um casamento…

Porque para Jesus entrar, agir, transformar e mudar toda história, não precisa ser importante, pode ser qualquer casamento, qualquer vida, qualquer pessoa. Ele entra e faz tudo mudar para melhor!

A Galileia era um lugar desprezado, tanto que chamavam de Galileia dos gentios (Mt 4:15).

Então, não importa se você é o ultimo da fila, só mais um na multidão, não importa se mora no pior lugar de todos, Jesus é bom, é amoroso, fiel, misericordioso e pode entrar em qualquer lugar, desde que seja convidado, veja:

Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. (Jo 2:2. Ap 3:20)

É engraçado, que ao entrar ali, Jesus não fez nada, até que pediram sua ajuda. E este é o problema de muitos crentes, Jesus já esta em sua casa, já esta em sua vida, o problema é que você não pede ajuda.

Devemos saber aproveitar a presença do mestre, pois ele esta bem aqui.

Maria já estava na festa, porque ela não era uma convidada e sim uma das pessoas que estava ajudando na festa. Como assim?

Ora, qual convidado se preocupa com a falta de vinho?

Se você vai a uma festa, certamente não esta nem aí se eles tem ou não aperitivos, se tem ou não dolly, se tem ou não fanta… Nenhum convidado faz isso, nós só queremos sentar, conversar e ser servidos, seja com o que for.

E qual convidado sai correndo para comprar mais bolos e salgados a todos na festa? Ou para comprar mais refrigerantes para todos? E qual convidado pode dar ordens nos garçons da festa?

Qual convidado vai dizer aos garçons: Parem tudo que estão fazendo, fiquem aqui e esperem as ordens dele; Façam tudo que ele disser… Quê convidado tem essa autoridade?

Somente alguém que faz parte da administração da festa tem esse poder. E era isso que Maria fazia nessa festa.

Na administração de Maria, o vinho acabou muito cedo. (Jo 2:3).

Na administração de Maria, o vinho não era tão bom assim. (Jo 2:10).

É assim nas nossas vidas, gostamos de estar no controle de tudo. Queremos cuidar de tudo sozinhos. E tal qual Maria, não temos tempo para sentar a mesa com Jesus e conversar um pouco.

As vezes é preciso o vinho acabar para que a gente se lembre que Jesus esta aqui. Sim, as vezes é preciso faltar alguma coisa, para que a gente olhe pra Jesus, corra pra Ele, busque por Ele, fale com Ele e diga o que estamos passando.

Jesus não deu nenhum sermão em Maria. E Ele podia fazer isso, ele podia dizer coisas como:

  • .. lembrou que eu existo? Se deu conta de que estou aqui?
  • Finalmente, pensei que não ia me chamar….
  • Que relacionamento é este que você quer ter comigo? Então… Só vem a mim quando a casa cai neh…
  • Então agora que deu tudo errado, você vem me pedir ajudar?
  • Então eu sou o que pra você? Na parte boa não me chama, mas na hora do abacaxi corre pra mim…

Esse tipo de comportamento não é de Deus. É nosso! Se fosse eu, ou você nessa hora, nós poderíamos falar coisas desse tipo e dar respostas grosseiras pra Maria… Por exemplo;

Quando me metia em problemas na infância e corria pra mamãe, muitas vezes já ouvi ela dizer: Ah menino, agora você lembra que tem mãe neh?

Mas Jesus é amoroso, demais, demais mesmo. É difícil falar desse amor, porque é difícil compreendê-lo. Ele apenas disse: Calma, no tempo certo vou agir!

É isto que significa: “Não chegou a minha hora.”

Por isso que Maria decidiu esperar no tempo de Deus. E esperar no tempo de Deus não é ficar sem fazer nada, pelo contrário, quem espera no tempo de Deus, se prepara pra Ele.

E Maria se preparou dizendo: Fiquem aqui, façam tudo que ele disser. (Gn 41:55).

Este é o mandamento de Maria, fiquem aqui (na presença de Jesus), façam tudo que ele disser (obedeçam sua palavra). Por isso sou um seguidor de Maria, porque procuro colocar em prática este mandamento.

Ficar na presença do Senhor… Estar atento para obedecer quando Ele ordenar!

Obedecer é uma coisa. Questionar é outra. Pois mesmo sem entender, eles obedeceram Jesus. Eles poderiam questionar dizendo: Pra quê? Nosso problema é vinho, água temos bastante.

Alguns questionam tanto, que acabam tomando atitudes conforme seus próprios questionamentos. Por exemplo dizendo coisas como;

Não vou ficar aqui enchendo vasos de água, pois tem coisas mais importantes agora, preciso resolver a falta de vinho… Pelo visto, Jesus não quer ajudar, ele quer lavar as mãos. Ou vai servir água ao povo, sei lá…

Viu como é fácil reclamar do agir de Deus?

E você responde, mas é difícil, eu não entendo o que Ele esta fazendo… E a bíblia diz:

Mas quem é você, caro amigo, para discutir com Deus? Será que o objeto pode perguntar a quem o fez: “Por que você me fez assim?” (Rm 9:20).

E diz mais: Porventura, sabes tu como Deus opera?… (Jó 37:15).

Só nos cabe confiar, e obedecer. Encher aquelas talhas deu muito trabalho. Porque em cada uma cabiam cerca de 60 a 90 litros de água. E eram 6 talhas.

A lição aqui é que: Obedecer a Deus dá trabalho.

Mas é assim que Deus resolve várias situações e problemas da nossa vida. Nos dando trabalho, tarefas, missões, coisas a realizar. É assim que Deus trabalha, colocando seu povo para trabalhar também.

Se você não esta fazendo nada, então o milagre também não vai chegar. Pois foi necessário encher talhas, até em cima. Depois tirar. Depois levar. Pense no tempo, no peso, e que durante todo esse processo Jesus estava só olhando…

Nessas horas, algum servente poderia dizer: Ei Jesus, não vai fazer nada não? Vai ficar só olhando mesmo?

Seu povo aí se matando pra encher talhas, tirar, levar… E você sentado assistindo?

O Senhor poderia pelo menos pedir aos teus discípulos (pastores, igreja) pra ajudar?

Os discípulos não ajudaram, ou seja, eles são uma figura da liderança da igreja. O trabalho é você quem tem que fazer, porque o milagre é seu.

  • Quem é que vai ficar sem emprego não tendo nada pra servir?
  • Quem é que vai ser demitido com a falta de vinho?

É você? Então o trabalho é seu, encha as talhas sem reclamar, obedeça teu Deus, confia, Ele sabe o que faz.

Pare de querer que teu pastor faça algo, que a igreja faça algo, o milagre é seu, então o trabalho é seu. O caminho do seu milagre só você pode percorrer.

Porque para fazer milagres em nossas vidas, Jesus usa o que temos.

  • Se temos só uma botija com resto de azeite, é com ele que Deus vai nos sustentar.
  • Se temos só 300 homens pra enfrentar milhares, é com eles que Deus vai dar vitória.
  • Se para lutar na guerra, só temos uma velhinha disposta, é esta Débora que Deus vai mandar pra liderar.
  • Se temos só uma funda, é com ela que o gigante vai cair.
  • Se temos só um cajadinho torto, é com ele que vamos abrir o mar.

O que é que você tem aí? O Senhor esta dizendo: Calma, eu vou agir no tempo certo! Fique atento aí crente, pra quando Deus bradar!

A transformação da água em vinho, é o que jesus faz em nossas vidas.

  • Pega o que ninguém quer, e faz com que todos queiram.
  • Pega o que esta sem cor, e deixa colorido.
  • Pega o que esta sem gosto, e coloca sabor.
  • Pega o que esta sem cheiro, e põe um aroma suave.

E estes pequenos detalhes que Deus faz, mudam toda nossa história para sempre. Apenas consagre tua vida, tem milagres que vão chegar este ano. Creia.

 

 

Uma resposta para “Como Deus Resolve os Problemas do Dia-a-dia – Pregação Evangélica”

  1. Avatar de Conceição Junero João
    Conceição Junero João

    Muito bom, quero fazer parte do clube dos pregadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies