Como Fazer uma Pregação para Jovens

Fazer uma pregação para jovens é sempre uma tarefa que levanta muitas dúvidas em qualquer pregador e pode ficar muito difícil se você não conhece o grupo de jovens e não faz a mínima ideia de qual fase eles estão vivendo e quais os assuntos ou temas da vida que eles precisam de orientação.

Afinal, quando se vai pregar para jovens é muito mais proveitoso trazer uma palavra que ensine fatos da vida do que uma mensagem evangelística ou de amor e perdão. E por que? Porque amor e perdão eles já escutam dos pregadores locais, o pastor e seus obreiros! Ou pelo menos deveriam. Então…

Como Pregar para Jovens?

pregação para jovens

Você como pregador, ao ministrar pra jovens, pense sempre em trazer mais uma palestra pra dar orientação do que simplesmente uma mensagem com profundidades bíblicas pra fazer eles gritarem dando glória a Deus e aleluia. E por quê, quando se trata de jovens é mais importante orientar?

Simples, porque eles estão naquela fase difícil da vida, cheios de dúvidas e ao mesmo tempo com cera nos ouvidos, de maneira que não escutam a orientação dos pais. É necessário alguém de fora pra lhes dizer o que devem e não devem fazer.

Não estou dizendo pra deixar a palavra de Deus de lado, isso nunca! Estou dizendo que deves se preocupar em trazer uma palavra de orientação, como pregar sobre a passagem de Sansão que se deu muito mal por optar por um relacionamento com “alguém de fora da igreja” Por exemplo!

Preocupe-se em Saber Como e Quem são os seus Ouvintes!

Em uma igreja conservadora por exemplo, os jovens podem não se importar muito com relacionamento por serem orientados sobre isso todo dia, mas podem ter sérias dúvidas sobre qual carreira seguir e até dúvidas se devem mesmo seguir uma carreira, porque foram ensinados desde pequenos que eles tem um chamado e isso é mais importante do que tudo! Logo a tendência é que eles coloquem o lado espiritual em tudo na vida e isso implica que os meninos só podem ser pregadores e as meninas devem ser cantoras.

Não estou criticando, defendendo e muito menos julgando, mas jovens tradicionais aprendem apenas a casar, ter filhos e ficar como obreiro na igreja até Jesus voltar… Tendo um emprego básico! Quando eles podem ser isso e muito mais do que isso, podem ser escritores, pregadores internacionais, diretores de escola ou de grandes empresas fazendo enorme diferença na vida de muitos e deixando um legado incrível! Eles só precisam da orientação certa!

Pensar somente no lado espiritual é prejudicial já que muitos jovens podem deixar de estudar, cursar uma faculdade ou seguir uma carreira por causa da obra de Deus e do chamado de Deus. Quando na verdade, até Jesus tinha uma profissão, ele não era apenas um pregador, mestre e profeta, mas sim, ele foi também um carpinteiro enquanto esteve aqui. E sua profissão veio antes do seu ministério.

Por outro lado em uma igreja liberal, os jovens podem ter sérios problemas de relacionamentos, namoros e etc. Isso significa que trazer uma palavra, um estudo ou uma palestra sobre carreira e profissão não vai fazer diferença na atual vida que eles estão levando. Nesse caso, obviamente você deve orientá-los em relação a sexo, namoro e casamento! Sim, coloquei o sexo antes do namoro e casamento porque é comum em igrejas mais liberais que os jovens estejam vivendo igual aos demais que estão no mundo. (não se escandalize, são os últimos dias).

Procure sempre conversar bastante com a pessoa que esta te convidando, pra saber o máximo possível sobre o público que você vai encontrar. Pergunte:

  • Qual a faixa etária?
  • São mais meninas ou mais meninos?
  • A maioria é do berço evangélico ou não?
  • Quais os maiores problemas que eles causam?
  • Tem alguém de disciplina e por quê?
  • Como é o jovem mais exemplar? E por que ele é considerado exemplar?
  • Qual o jovem que mais dá trabalho? E por que ele dá tanto trabalho?

Pesquise e analise o bairro onde a igreja esta localizada, pra ter uma noção do que eles podem enfrentar ou sofrer ao crescer e conviver naquele bairro ou cidade e quais as oportunidades que a cidade/bairro oferece aos jovens. Essas informações são altamente relevantes para que você consiga trazer uma palavra que verdadeiramente vai impactá-los e fazer a diferença na vida deles.

Jovens parecem saber o que querem, mas na verdade são as criaturas mais confusas do planeta Terra! Você precisa dizer pra eles quais são as opções que eles tem nessa vida!

Como Fazer uma Pregação para Jovens!

como pregar para jovens

Você já fez a sua pesquisa? Já levantou várias informações relevantes? Pois bem, agora estamos prontos pra preparar uma mensagem pra jovens.

Você já ouviu falar que Deus trabalha com o que nós temos? Só pra exemplificar… Não foi Deus que entregou a Moisés um cajado, mas sim, o cajado já estava na mão de Moisés que ele usava há vários anos pra pastorear o rebanho de ovelhas do seu sogro e Deus resolveu usar o que Moisés tinha nas mãos pra ser um sinal á Faraó. Em outras palavras, Deus usou o que Moisés tinha pra ser um sinal para os ímpios saberem que ele era um escolhido de Deus!

Da mesma forma o profeta Elias usou do pouco que a viúva tinha pra multiplicar na vida dela. Jesus não comprou comida, mas perguntou se alguém já tinha algo de comer e depois multiplicou os pães.

Falo isso, porque alguém talvez vai pensar que estou ensinando a manipular a mensagem ao pesquisar sobre os jovens, a igreja e o bairro. Isso não é manipulação, isso é apenas uma forma de você se equipar com ferramentas (informações), e Deus ao te revelar a mensagem, vai usar o que você tem, ou seja, o seu conhecimento bíblico e as informações que você adquiriu ao fazer a pesquisar sobre o seu público e isso será muito útil na hora da pregação para jovens.

Não se engane, se você for um pregador que conhece pouco de bíblia e possui pouco conhecimento secular, sua mensagem vai ser bem simples; afinal, você já viu um pregador de pouco conhecimento trazer uma mensagem super inteligente e incrível? Com certeza não, mas garanto que você já viu um pregador inteligente trazer mensagens marcantes e surpreendentes! Isso acontece porque Deus trabalha com o que nós temos, Ele vai lhe revelar mensagens na altura do seu conhecimento.

Veja os Sinais e Prenda-os no Início da Mensagem

Como já dissera,  jovens não escutam seus pais e na grande maioria das vezes eles não escutam nem o líder e muito menos o pastor. Eles apenas disfarçam e fingem estar escutando, te obedecem na sua frente, mas quando você não esta olhando, eles fazem tudo o que querem fazer.

Obedecem enquanto estão na igreja ou em qualquer ambiente cristão, mas no mundo lá fora eles agem como querem! Não se deixe enganar por um rosto bonito e boas maneiras, preste atenção nos sinais! Veja alguns:

  • Se o jovem fala uma ou outra gíria enquanto conversa na igreja, significa que ele fala muitas quando esta na escola ou no trabalho.
  • Se o jovem usa uma ou outra peça de roupa indecente, como saia curta, colar no pescoço, boné ou camisas de caveira, significa que fora da igreja ele se veste muito pior e com muito mais liberdade e indecência!
  • Se uma jovem usa saia muito curta na igreja, significa que no mundo ela usa calça legue apertada marcando todas as suas partes femininas. E por mais que muitas igrejas permitam isso, não podem negar de que é indecente!
  • A quantidade de conhecimento bíblico que um jovem tem, em muitos casos são a medida do quanto eles se interessam por Deus e valorizam sua vida Cristã. Se ele entende pouco de bíblia, em grande parte dos casos, significa que ele se interessa muito pouco nesse “lance de ser cristão.” Ir a igreja pra ele é mais um hobby.

Isso quer dizer que eles talvez olhem pra você durante a pregação, mas te ignorem totalmente! Olham pra você, mas estão viajando em pensamentos e não escutam nada do que você esta falando. Os sinais que eu citei acima, não são pra você sair julgando todo mundo, mas apenas pra não ser tão ingênuo quando for pregar pra jovens.

O problema não esta na forma como eles falam, se vestem ou nos “estilos” e “tipos” que eles gostam ou “curtem”. Você pode ser rippie, roqueiro, pagodeiro ou índio. Desde que você siga os mandamentos da palavra de Deus corretamente, não haverá problema nenhum!

O problema com os jovens é que eles se deixam levar por suas ações, se ele cai na tentação de usar um boné virado pra trás, camisas que parecem vestidos e calças largas, logo eles começam a pensar, inconscientemente, que são assim e que essa é a personalidade deles! Então eles olham para seus amigos e familiares na igreja, e percebem que ninguém se veste desse jeito, logo começam a nos rejeitar e pensar que nós não entendemos eles. E de fato, muitas vezes não entendemos mesmo!

Depois eles começam a olhar para os ímpios no mundo que usam vestidos e calças largas e começam a achar que eles devem também falar igual eles e frequentar os mesmos lugares! E é bem aí, que mora o pecado. Tudo por que eles não sabem o que é diversão e imaginam que diversão esteja relacionado a fazer parte de um grupo estranho.

Por causa de tudo isso, você como pregador, deve se preocupar em chamar a atenção deles logo no início da mensagem. Você precisa falar algo que realmente prenda a atenção dos jovens. Você pode contar algo engraçado, mas que não seja uma piada! Você pode dizer algo muito inteligente que pouca gente sabe, ou fazer uma citação sobre um assunto que talvez ninguém ousaria dizer ou comentar sobre isso dentro de uma igreja.

Agora Pregue Normalmente!

Depois que você despertou a atenção deles, fique tranquilo que eles vão prestar atenção em você até o final esperando que você fale algo absurdo ou fale outra coisa engraçada! Então nessa hora, deixe a mensagem fluir!

A mensagem é Deus que vai te revelar, mas você pode conferir o nosso artigo sobre: Como pregar a palavra de Deus.

Procure estar calmo e tranquilo, pois se você estiver suando, tenso, nervoso, tímido ou até com medo! Logo os jovens vão perceber e vão te ignorar totalmente.

Como Pregar a Palavra de Deus?

Inscreva-se Gratuitamente para receber atualizações do blog e Baixar o Guia Prático para Elaborar Sermões do Clube de Pregadores

Pregador Manasses

Sou apaixonado pelo Senhor Jesus e a sua palavra, compartilho nesse blog daquilo que o Senhor me tem dado, por isso trago pregações para jovens, estudos bíblicos e dou algumas dicas pra ajudar os irmãos a como pregar a palavra de Deus. Seja Bem vindo!

Website: https://pregadormanasses.com