Marcas Principais de um Discípulo | Estudo Bíblico para Novos Convertidos

Marcas Principais de um Discípulo | Estudo Bíblico para Novos Convertidos

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:35)

Só existem 2 tipos de pessoas no mundo. Os que são discípulos de Cristo, e os que não são discípulos de Cristo.

Os discípulos são reconhecidos, destacados, diferenciados, pelas marcas, ou seja, pelas características que só um autêntico discípulo de Cristo tem. Existem várias marcas. Porém, quero destacar as 3 que considero principais.

Esse texto (Jo 13:35) revela claramente que a marca traz reconhecimento automático. Cristo diz: “Nisto” quer dizer, nessa marca, nessa característica, todos irão perceber, irão reconhecer, irão notar que sois meus discípulos.

Isto faz parte da vontade de Deus, que todos olhem para você e digam: Este aí é diferente. Este é verdadeiramente um homem de Deus, ou uma mulher de Deus. E é Jesus quem nos ensina isso dizendo:

Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mateus 5:16)

É fato que Deus quer que seus filhos façam a diferença no mundo. É fato que Jesus quer que seus discípulos deixem uma marca por onde passarem, por isso diz a bíblia:

Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou. (Isaías 41:20. Cf 1Re 8:60)

Em outras palavras, um verdadeiro discípulo de Cristo, deixa marcas que glorificam a Deus. Realiza obras que glorificam a Deus. Vive de uma forma que sempre glorifica a Deus.

A primeira marca, portanto é a fé.

A marca da Fé

Pois sem fé, é impossível agradar a Deus. (Hb 11:6). Pois o discípulo de Cristo vive para glória de Deus, logo a fé é fato principal. (Rm 6:10. 14:7,8. 2Co 13:4. Jo 11:26. Gl 2:20).

A pergunta é: Fé em quê?

  • Fé em Jesus, como sendo o Messias, enviado por Deus, para nos salvar. (Jo 4:25,26).
  • Fé no fato de que Jesus é Deus que veio como homem e jamais pecou, morreu por nós e ressurgiu para nossa justificação. (Gl 4:4. Fl 2:8. Jo 10:31. 14:8,9. 1Jo 3:5. Rm 4:25)
  • Fé na obra da cruz, de que Jesus morreu em nosso lugar, para nos dá a sua vida, ou seja, aquela vida perfeita sem pecado que ele viveu aqui, agora é também nossa, pelo sangue que Jesus derramou, quando o justo juiz, que é Deus, olha para você: Ele vê a inocência de Cristo. Por isto, estando em Cristo, não há condenação para ti. (Hb 4:15. 2Co 5:15. Rm 5:8. 8:1,34).
  • Fé no poder da cruz, que somos inocentados diante de Deus por causa de Cristo. E por isso, a salvação nos aguarda. (Ef 2:13. 1Jo 1:7. Lc 1:77)
  • Fé na nova vida que Cristo nos garante, pois estamos mortos para o pecado e agora vivemos para Deus. (Gl 6:15. 2Co 5:17. Rm 6:7,8).
  • Fé no poder de Cristo, que pode salvar qualquer pecador, por pior que seja, se este se arrepender. (Lc 5:32

Em outras palavras, tudo isso se resume em fé na bíblia sagrada, que é a palavra de Deus.

Quem duvida da bíblia, por não entender uma ou outra coisa, esta se desviando da fé. Pois é normal não entender alguma coisa de um ser divino, sendo que somos criaturas limitadas, enquanto Deus e sua palavra são eternos.

As outras 2 marcas são: Santidade e Amor das quais vamos falar mais a frente. Pois quem tem essa fé, certamente não irá viver de qualquer forma, mas viverá pelos princípios da palavra de Deus que te levam a uma vida de santidade.

Ao mesmo tempo, que viverá do amor de Deus e compartilhará desse amor ao próximo, pois este é o principal mandamento do Senhor. (Jo 13:35). E assim, mesmo que não queira fazer diferença, se seguir a palavra, vai se destacar de qualquer jeito.

Portanto, é fato que só os verdadeiros filhos de Deus farão diferença no mundo. É fato que só os autênticos discípulos de Cristo deixam essas marcas acima citadas por onde passam.

A Marca da Santidade

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; (1 Pedro 1:15)

Santidade é um reflexo de Cristo em nós. É uma busca natural do cristão que deseja imitar a Cristo em tudo. Santidade faz parte do cristão em tudo que ele faz, 24hrs por dia.

Santidade é um chamado de Deus. É uma missão dada pelo Senhor. É um mandamento bíblico. É resultado de arrependimento sincero, é a marca do verdadeiro discípulo de Cristo. É um estilo de vida.

Santidade não pode ser confundida com religiosidade.

E o que é religiosidade?

É colecionar ações, frases, chavões e atitudes que todo mundo faz, e segui-las, fazê-las sem saber ao certo porque fazem.

É entrar na igreja e orar, porque todo mundo ora, mas você não sabe ao certo porque você esta orando!

Religiosidade é condenar coisas sem analisar, fazer ou deixar de fazê-las sem que aja uma reflexão do motivo. Religiosidade, é responder ao jovem que pergunta: “Por que fazemos isto na igreja?” Dizendo apenas: Porque somos crentes!

Isso é religiosidade, ir a igreja por que é costume, orar e jejuar porque lhe disseram pra fazer isto, ler a bíblia, mas não saber por quê nem para quê esta lendo. Vestir uma roupa, porque todo mundo veste, mas não ter nenhuma base bíblica para isto.

De maneira que não tem amor em nada do que faz, e não faz nada por gratidão a Cristo, mas faz tudo para manter uma aparência religiosa.

Em resumo, quando alguém tenta ser cristão sem estudar a bíblia, vira um religioso. E santidade não tem nada a ver com isto.

Pedro diz: Sede santos em toda a vossa maneira de viver. Logo, é um estilo de vida santa! Onde não existe separação entre o Cristão e Deus em nenhum momento do dia. Não existe separação entre espiritual e físico.

Religiosos fazem isso o tempo todo. Vivem separando o que é “sagrado” do que não é. Vivem separando os “momentos espirituais” dos que não são.

Mas o cristão que leva uma vida santa, sabe que Deus esta com ele em todos os momentos (Sl 139. Mt 28:20), que não há separação! Portanto, todo momento, ainda que seja uma roda de piadas em família depois do almoço, é um momento espiritual e santo, porque Deus esta presente ali.

O religioso pensa que Deus condena ir a praia, rir com os amigos ou a família, ou mesmo ir a um cinema. Ele pensa que só os momentos dentro da igreja é que importam. Ele não tem equilíbrio, por isso não sabe separar as coisas, sendo que a bíblia diz: Há tempo para tudo debaixo do sol. (Ec 3).

Você identifica um religioso porque ele tenta espiritualizar tudo.

  • Você diz: Vou levar meus filhos ao parque, para eles correrem um pouco, fazer um piquenique.
  • O religioso diz: Não há tempo a perder, precisamos evangelizar e ganhar almas.
  • Você diz: vamos fazer uma reforma no templo, para que tenhamos mais conforto nos cultos e um templo bonito.
  • O religioso diz: Não sei para quê gastar dinheiro com o templo, sendo que tem muitos aí passando fome.

Não seja um religioso. Seja santo. Aprenda a viver de forma equilibrada como ensina a palavra de Deus. Sabendo que o equilíbrio, a temperança, que são domínio próprio; faz parte do fruto do Espírito Santo. (Gl 5:22).

Santidade é separação do mundo.

Olhe para Jesus. Ele não combina com este mundo em nada. É totalmente diferente do mundo. É impossível misturar Jesus ao mundo. Veja:

Jesus frequentava festas? A bíblia diz que ele foi em um casamento, e participou em alguns banquetes (Jo 2:1,2. Lc 5:29). Mesmo assim, é impossível imaginar que Jesus frequentaria certas festas de hoje em dia.

A bíblia diz: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15. Cf Rm 12:1. Tg 4:4.Jo 17:16).

Ser santo não é apenas mudar as suas práticas, suas ações, mas sim, mudar o coração. Isto é, a conversão, o arrependimento te faz mudar totalmente de pensamento e por sua vez, com novo pensar surgem novas atitudes que marcam um novo estilo de vida.

São muitas as perguntas sobre santidade. O que pode e o que não pode são as dúvidas mais frequentes. Porém, é fundamental entender um princípio.

Ser cristão é ser um seguidor de Cristo, aquele que morreu por nós. Portanto, não é questão de “poder ou não poder.” É questão de gratidão pelo que Cristo fez.

Você não é proibido a nada, pois somos chamados a liberdade (Gl 5:13. 1Co 8:9). Porém, se você realmente se converteu, vai desejar saber as coisas que agradam e as que não agradam a Deus, para levar uma vida que agrada a Deus, e isto tem a ver com gratidão.

  • Somos gratos ao Senhor, por isso queremos viver para glória Dele. (Sl 116:12).
  • Amamos ao Senhor, por isso queremos ser parecidos com Ele.
  • Obedecemos ao Senhor, porque nossa vida não é mais nossa, uma vez que ele nos salvou, vivemos por Ele e para Ele. (Rm 6:10).

Por isso, somos santos, porque Ele é santo.

A Marca do Amor

Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. (Lucas 7:47)

O amor vem de Deus, porque Deus é amor. E nós apenas sentimos e desfrutamos esse amor em nós, para então refletir esse amor no próximo.

É impossível amar ao próximo como a ti mesmo, sem primeiro amar a si mesmo. E é impossível amar a si mesmo, se não sentir-se amado por Deus.

Se você aceitou a Cristo recentemente, foi por um motivo forte. Certamente você sentiu o quanto Deus ama você. E é importante permanecer nesse “primeiro amor” que na verdade é, o único amor que só vai crescendo com o tempo.

Deus não ama mais e nem menos. Porém seu amor cresce em nós com o tempo, porque nossa percepção do amor de Deus aumenta a cada dia. Ser amado por Deus cura todas as feridas da alma.

Sinta-se amado por Deus, e todas as coisas ruins perdem o valor, deixam de fazer sentido, porque afinal, o Todo Poderoso ama você! E ele provou isso morrendo na cruz em seu lugar. E ele continua provando que te ama, porque continua perdoando seus pecados.

Nesse texto bíblico (Lc 7:47) vemos que Jesus faz uma revelação incrível. Ele conta uma parábola onde um senhor tem 2 credores, um com dívida pequena de 50, outro com dívida grande de 500. E então ele perdoa os dois. (Lc 7:40-43).

A pergunta é: Qual dos dois irá amar mais ao senhor? A resposta é simples, será aquele que tinha a dívida maior de 500.

A revelação de Cristo é: Quanto maior é a sua dívida, mais você valoriza o perdão de Deus. E quanto mais você valoriza o perdão de Deus, mais você ama a Deus por ter perdoado você.

Porém temos um cheque mate aqui. Pois para Deus não existe pecado grande, ou pecado pequeno porque para Deus pecado é pecado. Quem coloca tamanho no pecado somos nós.

Assim como para aquele senhor, não faz diferença a dívida de 50 ou a de 500. Dívida é dívida.

Mas para os credores o valor da dívida faz toda diferença. Pois o que devia 50 deve pensar: Minha dívida é pequena, por isso, qualquer um poderia perdoar. E assim ele despreza o perdão que recebeu.

Enquanto que o outro que devia 500 deve pensar: Minha dívida é enorme, e se ele perdoou, é porque me ama e me quer bem. Conhece a minha necessidade, sabe que não posso pagar, e então para não me ver sofrendo, ele me perdoa. Por isso o amo!

Esse é o cheque mate. Pois você é um pecador. A pergunta é: Você é o tipo de pecador que pensa que esta devendo só 50? Ou você é o tipo de pecador que sabe que deve 500?

O tamanho que você dá ao seu pecado que foi perdoado, vai definir o quanto você sente o amor de Deus.

Pois quem se acha santo, deve pensar que não custa nada para Deus perdoá-lo. Enquanto que o outro que se acha um terrível pecador, deve expressar imensa gratidão pelo perdão que recebeu.

  • Se você não percebe o quanto Deus te perdoou,
  • Se você não tem noção do tamanho da sua dívida cujo preço é sangue,
  • Então como você irá sentir o amor de Deus que perdoa você todo dia?

Pois amor na bíblia é mais que sentimento. Amor na bíblia se expressa com atitudes. E a atitude de perdoar você, de ter misericórdia de você, de ser bom com você mesmo você sendo mal, essa atitude prova o amor de Deus por ti.

A atitude de te salvar, mesmo você não merecendo, de te dar o céu quando deveria receber o inferno, de te abraçar quando deveria te destruir… Essa atitude prova o amor de Deus.

Pois é somente assim, recebendo o amor de Deus, que você poderá dar amor ao próximo e a todos ao seu redor, deixando a marca do amor por onde passar.

Por isso disse Jesus: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. (João 13:35)

Outras Marcas importantes dos Discípulos de Cristo

As marcas de um discípulo de Cristo são parte de sua identidade, ou seja, só é possível identificar um Cristão pelas marcas que revelam sua semelhança com Cristo.

As principais são amor, santidade e fé. Porém existem outras marcas que são importantes como obediência, comunhão e missão. E todas essas marcas são essenciais porque revelam a sua conversão e salvação.

  • Não é possível ser salvo se não houver amor. (Rm 13:10. Jo 15:10. 1Jo 4:16)
  • Não é possível ser salvo se não houver santidade. (Hb 12:14)
  • Não é possível ser salvo se não tiver fé. (Hb 11:6)
  • Não é possível ser salvo se não for obediente. (Lc 6:46. Mt 7:21)
  • Não é possível ser salvo se não houver comunhão com Deus. (Rm 5:1. 1Co 1:9. At 2:42. 1Jo 1:6. Ap 3:20)

Entenda isso: Essas marcas não são exigências para salvação. Elas são resultado da salvação. Elas devem aparecer na sua vida pouco a pouco na medida em que você conhece mais a Deus. Ou seja, através desse curso, você já deve estar percebendo essas marcas surgindo em você, como sementes que irão crescer.

Isto é, se de fato você esta salvo em Cristo. Mas se parecer que ainda não esta salvo em Cristo. Tenha calma, pois estamos só começando, e é normal que você esteja confuso e que suas conclusões não sejam corretas agora. Até o final do curso, você saberá discernir melhor seu relacionamento com Deus.

Marca da obediência

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem; (Hebreus 5:9)

Só pode ser discípulo aquele que obedece ao mestre. Pois o objetivo do discípulo é ser igual ao seu mestre, não melhor, não superior, mas igual ao Mestre (Lc 6:40. Jo 13:16).

Portanto, alguém que se diz discípulo de Cristo, mas não o obedece, certamente não é discípulo dele, mas é falso, engana-se a si mesmo e engana aqueles que não sabem identificar um discípulo de Cristo.

Esse é o problema de muitos que estão na igreja, mas que não são discípulos de Cristo. E vivem a escandalizar o evangelho. E é desses falsos discípulos que vem os tristemunhos e maus exemplos, as difamações e todas aquelas confusões dentro das igrejas que fazem os ímpios nos odiarem. (Rm 16:17. Mt 18:7. 2Co 6:3. 1Co 8:9. 10:32. Fl 1:10).

São esses falsos discípulos que causam escanda-los e depois saem da igreja falando mal de todos que estão lá. Por isso, é fundamental que todos que levantam a mão para Cristo, façam um curso discipulado, e sejam sinceros caso percebam que não se converteram de verdade.

Pois aquele que ainda não se converteu, pode e deve continuar frequentando a igreja e ouvindo a palavra. Porém, não deve participar do corpo de Cristo, nem se batizar, nem tomar ceia, muito menos ter cargos e funções na igreja até que se converta de verdade e saiba disso por si mesmo, não pelos outros. (Ef 5:27. 2Co 11:2).

O texto do autor aos Hebreus diz que a salvação é para todos que obedecem a Cristo. E isto é normal, afinal, se converter a Cristo é trocar de vida com Ele.

  • Se converter a Cristo é assumir que a forma como você estava vivendo é incorreta, e agora com Cristo você irá aprender a andar retamente.
  • Se converter a Cristo é aceitar que sua natureza é pecaminosa (Rm 3:23), por isso, você precisa de uma nova natureza, a natureza santa de Jesus!
  • Se converter a Cristo é morrer para este mundo vil, e nascer de novo para Deus.
  • Se converter a Cristo é coloca-lo em primeiro lugar na sua vida, dando a Ele prioridade total.

Por isso, o discípulo é alguém que houve a palavra do seu mestre e procura meditar nela para que possa colocar em prática na sua vida. E não somente isto, o discípulo aprende com diligência para que possa ensinar a outros depois.

Ensinar a outros é a estabilidade do discípulo, ou seja, ele continua aprendendo por toda a vida, mas agora já pode também ensinar. Jesus fez a comparação entre o discípulo que pratica e o discípulo que não pratica.

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
(Mateus 7:24-27)

  • Ser discípulo é escutar as palavras de Jesus e praticar.
  • A casa é figura da sua vida.
  • A construção da casa, é a sua vida passando, acontecendo, amadurecendo.
  • A rocha é Jesus Cristo.
  • A areia é tudo que não é Cristo. Pois só Cristo é o caminho, a verdade e a vida. (Jo 14:6).
  • As chuvas são as surpresas da vida, grandes problemas que aparecem de tempos em tempos.
  • Os rios correndo são os problemas e dificuldades constantes que fazem parte da vida comum.
  • Os ventos são os problemas e dificuldades espirituais que fazem parte da vida com Deus. Eles tentam derrubar sua construção.

Veja que não é só o vento que derruba a casa. Não é só a chuva. Não é só o rio. Mas todos eles juntam derrubam a casa ao longo do tempo. Por isso, é importante que você aprenda e pratique a palavra de Cristo.

A cada culto, a cada aula na escola bíblica, a cada palestra bíblica e afins, você vai aprendendo mais e mais e este aprendizado é o que fortalece sua casa, isto é, sua vida te mantendo firme na Rocha.

E quando finalmente o discípulo começa a ficar parecido com seu mestre, é hora de fazer discípulos também. Quando esse tempo chegar, lembre:

Esqueça os grandes números. Existem muitos exageros hoje nos testemunhos. Se você fizer 1 discípulo por ano, já estará de bom tamanho.

Marca da comunhão com Deus

Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. (1 Coríntios 1:9)

Não existe discípulo de Jesus que não tenha comunhão com Ele. E se Jesus é Deus, como João afirma no evangelho (Jo 1:1), não existe discípulo de Jesus que não tenha comunhão com Deus. Afinal, foi isso que Jesus veio fazer, nos religar com Deus. (Rm 5:1).

Qual é a comunhão de Jesus a qual Paulo fala que nós fomos chamados para tal? Ora, o próprio Jesus explica dizendo:

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:21).

Quando Jesus fala: “como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti”. O que ele quer dizer? Ele fala da comunhão que tem com o Pai, e é esta mesma comunhão que Jesus deseja que você tenha com Ele e também com o Pai. É você, o filho e o Pai em comunhão.

E onde fica o Espírito Santo? Dentro de ti. Pois a comunhão só é possível por causa do Espírito Santo que faz a ligação, ou como Paulo fala, a unidade! (Ef 4:3. 1Co 6:17). Por isso diz:

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23).

Isso tudo é muito lindo espiritualmente falando. A pergunta é: Como isso acontece na prática? No meu dia a dia, como posso ter comunhão com Deus sabendo que estou em comunhão com Ele?

Primeiro, precisamos entender o que é comunhão na prática. Então eu pergunto: Como você tem comunhão com sua família? Com o cônjuge? Com seus amigos?

É simples. Comunhão simples na prática é fazer uma refeição juntos.

Se vocês são próximos ao ponto de se sentarem para comer juntos, significa que vocês tem comunhão. Por isso os fariseus ficavam irritados ao ver Jesus sentando a mesa de publicanos e pecadores. (Mc 2:16. Lc 7:34).

A palavra “ceia” significa janta. A ceia do Senhor é a comunhão que temos com Cristo. (1Co 10:16. At 2:42. Jo 6:50).

A falta de comunhão afasta naturalmente as pessoas. E isso acontece na igreja. Se você puder se sentar para jantar na casa dos irmãos vez ou outra e vice versa, será muito mais feliz.

Pois a comunhão nos une, nos conecta, nos faz amigos e irmãos. Mas a falta de comunhão nos torna estranhos uns aos outros.

  • Por que não conversamos, não nos entendemos.
  • Por que não nos entendemos, julgamos mal aos irmãos por quaisquer coisas que eles fazem.
  • Por que julgamos mal, fabricamos inimigos e com o tempo os tratamos como tal.

É natural que o discípulo que tem comunhão com Cristo deseje, queira, anseie por ter comunhão também com seus irmãos na igreja. (1Jo 2:9). Por isso diz:

O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. (1 João 1:3)

Sem comunhão, você vai acabar por interpretar qualquer atitude e qualquer outra coisa que outro membro fale ou faça, como sendo uma tentativa de rebaixar você ou atingir você.

E como é a comunhão de um discípulo com Cristo? Ora comunhão é partilhar uma refeição.

Logo, você deve partilhar refeições com Cristo. Isto não se refere somente a ceia do Senhor. Mas também a leitura e meditação da palavra de Deus, pois ela é o nosso alimento.

E o próprio Jesus disse: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. (João 6:56).

Ora, Jesus é a palavra, o verbo de Deus. (Jo 1:1. Ap 19:13). Então hoje o discípulo tem comunhão com Cristo através da meditação na palavra de Deus. Isto é, ler e depois pensar sobre o que Deus esta falando para você. Por isso diz o Senhor:

Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:4)

Seja um discípulo de verdade, que tem comunhão com Cristo, que lê a bíblia todo dia, que medita nela dia e noite. E que por isso, tem prazer em ter comunhão com o povo de Deus.

A Marca da missão

Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. (João 4:14).

Você aceitou a Cristo e agora você esta com uma alegria que não se pode explicar? (Is 12:3. At 13:52. Sl 35:9. Rm 14:17). Sentindo uma paz que não se pode entender? (Fl 4:7. Jo 14:27). Isso é maravilhoso. (Mc 12:11).

Acontece com todos que aceitam a Cristo, que entregam suas vidas a Ele. Eles começam a sentir um alívio muito grande porque não tem mais o peso da culpa pelos pecados. (Is 43:25. Mt 11:28. 1Jo 3:5. 2Co 5:21).

E não somente isso agora há esperança na vida, (Sl 39:7. Rm 15:13) sabendo que Deus esta conosco para nos ajudar em tudo, em cada fase, em cada área, seja material, espiritual, profissional e até financeira. (Pv 10:22. Sl 72:12. Is 41:13. Rm 8:1,16,28,31,33,35-39).

E já não tememos a morte, porque nosso pai nos espera do outro lado (Mt 10:28. 25:34. Lc 16:22a. Jo 14:1,2). E não somente isso, até no sofrimento temos esperança sabendo que Deus converterá toda dor em bênçãos e que seus planos são perfeitos para nós. E ficamos gratos por fazer parte do plano de Deus, ainda que na dor passageira desse mundo. (2Co 4:17. Fl 1:20).

Esse é o efeito para quem bebe da água que só Jesus pode dar. E não somente isso, mas ele diz: “a água que eu lhe der, se fará nele uma fonte a jorrar para vida eterna”.

Quem aceitou a Cristo e esta sentindo alegria da salvação, paz de espírito, gratidão na alma, e vive sorrindo porque toda a vida faz sentido agora, tudo esta perfeito; este alguém não vai conseguir conter as águas…

Sim a água que você bebeu e que produz esse efeito em você, ela vai começar a jorrar e você sentirá um impulso maravilhoso para falar de Jesus a todos que você ama e quer bem. Você perceberá o Espírito Santo te chamando para falar das maravilhas de Deus.

Foi o que aconteceu com a mulher samaritana. O texto pode parecer enigmático, porém, é possível perceber a transformação. Veja:

Mulher samaritana antes de beber a água de Cristo:

  • Tinha preconceitos e era antissocial (Jo 4:9)
  • Não conhecia o poder de Cristo, por isso o achava limitado (Jo 4:11)
  • Escondia seus pecados e problemas (Jo 4:17,18)
  • Vivia confusa quanto a questões religiosas (Jo 4:20)

Porventura não é assim todo aquele que ainda não conhece Jesus de verdade? Quem sabe você mesmo era assim, cheio de preconceitos culturais, de dúvidas sobre religião, escondendo seus defeitos, pecados e problemas. Mas veja:

Mulher samaritana depois de beber a água de Cristo:

  • O primeiro gole mostrou a ela sua necessidade, ela tinha muita sede (Jo 4:10,13-15)
  • O segundo gole, confrontou seus pecados para que ela pudesse abandoná-los (Jo 4:16,18)
  • No terceiro gole ela conheceu a Deus pai e teve esperança no filho que é o Messias (Jo 4:21-25)
  • No quarto gole ela conheceu Jesus, o salvador (Jo 4:26)
  • E agora tendo bebido dessa água, deixou o cântaro, isto é sua vida antiga, e saiu para a nova vida anunciando a Jesus o Cristo (Jo 4:28-30).

Jesus não a mandou evangelizar. Jesus não a mandou anunciar sobre ele. Porém, ela sentiu sua vida mudar e passou a anunciar a Jesus por gratidão ao que Ele fez por ela.

A marca da missão é isto, o que você faz para Deus, o faz por gratidão. Não saímos às ruas evangelizando porque o pastor pediu. Não falamos de Jesus aos amigos por obrigação.

Nós fomos marcados por Cristo, temos essa água que não para de jorrar, por isso o anunciaremos ao mundo. Todo discípulo tem essa marca, de espalhar a palavra, independente de ser pastor, evangelista, profeta, mestre, diácono, não importa!

Agora você sabe por que tem essa vontade enorme de trabalhar para Deus, de ajudar na igreja, de fazer a diferença. É a marca da missão.

E você que já aceitou a Jesus faz tempo, ainda tem a marca da missão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies