Santa Ceia! Ou Ceia do Senhor?

Olá meus irmãos! A paz do Senhor.

Alguns jovens certa vez, me questionaram a respeito do termo correto para definir a mais importante liturgia que o Senhor Jesus nos ensinou a praticar.
Um dizia que devemos sempre nos referir a essa liturgia como ceia do Senhor, pois é assim que esta escrito na bíblia. Outro porém discordava, já que essa liturgia é por demais, importante e não pôde ser tratada de qualquer forma! Até porque esta na bíblia também.

Então agora quero tirar essa história a limpo. O apóstolo Paulo em nenhum momento fala, ou pronuncia a palavra “santa” antes de “ceia”. Mas, algumas bíblias descrevem assim no título do parágrafo que esta no capítulo 11 de coríntios entre os versículos 17 e 34. Então, qual termo é mais correto utilizar?
Santa ceia ou ceia do Senhor?
Partindo do princípio de que a bíblia ou a carta aos Coríntios não tem em sua escrita original, capítulos e nem versículos e muito menos títulos nos parágrafos! A frase mais correta é como Paulo escreve: Ceia do Senhor!
Também devemos considerar que quando falamos: “Santa ceia”. Estamos “catolizando” uma determinada refeição. Porque ceia é uma refeição comum entre família ou amigos.
Se você ungir o seu almoço já poderá chamà-lo de santa ceia. E isto é bem diferente de Ceia do Senhor. Em outras palavras, ceia de Deus, ou ceia de Jesus.
De qualquer forma posso estar errado em algum ponto. Se você tem algo a acrescentar, comente!
Deus vos abençoe..

16 respostas para “Santa Ceia! Ou Ceia do Senhor?”

  1. 5 Erros que a Igreja Comete na Ceia do Senhor

    […] referir a qualquer ceia que alguém resolveu chamar de santa. Mas chamar pelo nome correto que é ceia do Senhor; já diz exatamente de quem pertence essa […]

  2. Avatar de leonice eigenmann
    leonice eigenmann

    Santa Ceia também é correto.É o mesmo que ninguém mais quer usar o nome de Deus Geová,pelo fato das T.G.No entanto isso não muda um dos nones de Deus.Os católico usam assim…os T.G.usam assim etc… e todos separando o corpo de Cristo,criando seus próprios caminho.Sou de Paulo…Apolo etc…irmãos… irmãos somos um em Cristo Jesus.

    1. Avatar de Rodrigo Martins da Silva
      Rodrigo Martins da Silva

      Pode até estar certa querida mais Jeová se escreve com Jota não com Ge ok são as Testemunhas de Jeová ou simplesmente TJ

      1. Avatar de Joao baldoino dos santos filho
        Joao baldoino dos santos filho

        A paz a todos, esse tema tem uma importancia muita grande na forma da sua expressão, santa ceia seria algo muito forte que poucas pessoas na igreja sabem, como algumas igrejas ja fazem dificultando o acesso das pessoas nesse memorial, o termo ceia do Senhor é encontrado nos versiculos acima citados,partindo do principio de que a ceia do Senhor partiu do proprio Jesus quando Ele celebrava a ceia da pascoa .
        *Em EX12 a pascoa so participavam os circuncidados na carne. Rm Paulo fala que hoje somos circuncidados no coraçâo.
        * A ceia confirma o uns dos rituais de uma aliança, por isso o termo santa originalizada pelos romanos e não modificados pelo protestantismo trouxe toda essa confusão ate nos dias de hoje,e a tornando-a de dificil acesso,quando era para ser um dia de celebração de festa e alegria pois Jesus ta vivo e ta vindo ai fique na paz e um dia abençoado a todos.

    2. Avatar de Pr. Cleto Carlos da Silva
      Pr. Cleto Carlos da Silva

      O que a ceia do Senhor tem de santa?

      1. Avatar de Cleudarina
        Cleudarina

        A ceia não é santa ,santo é o dono da ceia .

        1. Avatar de Torres
          Torres

          perfeito!

    3. Avatar de Torres
      Torres

      ta precisando ler mais a Biblia

  3. Avatar de João Francisco
    João Francisco

    Que maldade Rodrigo, creio que foi desnecessário. Só para lembrar o termo usado aqui: “catolizando”. Os católicos não utilizam nem Santa Ceia e nem Ceia, eles utilizam o termo “eucaristia”.

  4. Avatar de rogério
    rogério

    Na verdade “santo” na Bíblia é traduzido do original por “separado”. Separado são os que creem em Jesus e passam a fazer parte da família de Deus pela maravilhosa graça por adoção, em Cristo Jesus. A Ceia é um Memorial (“… em memória de mim” – Lucas 22.19).

  5. Avatar de JOSE MAURICIO MARTINS SARAMAGO
    JOSE MAURICIO MARTINS SARAMAGO

    Concordo, quando falamos “Ceia do Senhor” ao invés de santifica-la. Os que compartilham do sangue e do corpo de Jesus são “santos” porque assim ele nos chamava. Santos na esfera espiritual como “separados” Nele. Nada fora disso é correto. Infelizmente alguns cristãos, ainda santificam esse memorial. Fazei isso em memoria de Mim. Portanto Jesus informou que a Ceia seria para lembrarmo-nos Dele.

  6. Avatar de eliel
    eliel

    ‘Santa Ceia do Senhor’ é assim definida exatamente pelo que representa, ‘corpo e sangue de Jesus’. Essa discussão dentre tantas hoje no meio teológico, apenas desconstrói o princípio de reverência aos ítens pertinentes ao reino de Deus. É certo que é um memorial. Mas, para quem é esse memorial?
    Não faz sentido outra nação comemorar a páscoa, já que é um memorial ligado aos hebreus que sairam do egito. Assim também não faz sentido algum quem não saiu das trevas participar da ‘ceia do Senhor’. É portanto um ato especial para quem já está em Cristo. Sendo assim é exclusiva, separada, de onde se extrai o termo ‘santa'(consagrado, separado).
    Talvez o intuito de muitos em não reconhece-la assim, seja banaliza-la: ‘quem come e bebe indignamente, o faz para a sua própria condenação’. ( se é capaz de trazer condenação… melhor rever esses conceitos teológicos)

  7. Avatar de Elias Vargas
    Elias Vargas

    Seria interessante iniciar Bíblia com letra maiúscula

  8. Avatar de BETO GONÇALVES
    BETO GONÇALVES

    Se formos nos ater ao que diz explicitamente a palavra de Deus, o termo correto é CEIA DO SENHOR.

  9. Avatar de BETO GONÇALVES
    BETO GONÇALVES

    Se formos nos ater ao que diz explicitamente a palavra de Deus, o termo correto é *CEIA DO SENHOR* (1Co.11:23-32).
    Há nas pessoas, muitas vezes, o desejo de “ajudar a Deus” naquilo que ele não disse ou que não está escrito nas sagradas escrituras.
    Alguns cristãos evangélicos chamam de “SANTA CEIA” por considerarem o termo “Ceia” muito comum, achando que pode ser confundido com outras Ceias populares, como a Ceia de Natal, da Páscoa ou de alguma data comemorativa, insistem num diferencial. Outros chamam assim, por acharem que é importante dar mais ênfase, enfatizando um caráter mais místico-sobrenatural. Os católicos dão esta ênfase com a Doutrina da Transubstanciação, acreditando que, de forma sobrenatural, ao comer o pão, ele se transforma na “carne de Cristo” e ao beber o vinho, ele se transforma no “sangue de Cristo”. Cristãos evangélicos não acreditam nisso.
    Na verdade a Ceia do Senhor é um memorial. Ela nos faz olhar para o Passado (cruz de Cristo), para o Presente (confessando nossos pecados), para o Futuro (aguardando a volta de Jesus), tudo em amor e comunhão com nossos irmãos. Não precisamos ver, nem sentir nada, apenas crer. Não é nada místico.
    Portanto chamar a Ceia do Senhor de “Santa Ceia”, não é pecado, mas um termo desnecessário não encontrado na bíblia. Não existe o Santo Templo, o Santo Altar, o Santo Louvor, o Santo Batismo. Na bíblia quem é chamado de Santo é o Senhor nosso Deus e todos aqueles que entregaram as suas vidas e ele e fazem parte do seu Corpo.
    Graça e Paz. Deus abençoe a todos.

    1. Avatar de victorya vask
      victorya vask

      muito om seu comentário! ele está bem claro e explicado. ainda estava em dúvidas em relação ao artigo mas o seu comentário o completou, muito obrigadah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies