Edificando o Templo do Espírito Santo | Estudo Bíblico

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1Co 3:1,16)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1Co 6:19).

Você já sabe que o seu corpo é templo do Espírito Santo. Porém, a pergunta é: Você sabe o que isso significa? Você sabe quais são as suas responsabilidades agora que você é morada de Deus? E sabe quais os problemas que surgem quando não edificamos o templo do Espírito Santo?

O que é edificar? É fazer crescer. Construir a partir de uma base. E isso significa, que saber que você é o templo do Espírito Santo, é apenas o começo. Isso é apenas a base. Saber disso não te faz maduro ou experiente, mas te responsabiliza e te impulsiona para amadurecer. De maneira que, entender que sou templo do Espírito Santo é o primeiro passo para começar a amadurecer na fé e no relacionamento com Deus através do Espírito Santo.

Tanto é, que Paulo chamou os irmãos em Corinto de meninos na fé e carnais (1Co 3:1,16) e disse: “Não sabeis…” Como um pai que precisa ficar lembrando o filho das coisas básicas da vida, até que ele aprenda, pois se não aprender isso, não irá crescer.

E agora que eu sei que sou o templo do Espírito Santo, o que eu devo fazer então? Primeiro, deve entender o que isso significa.

O que significa ser o templo do Espírito Santo?

Paulo diz: Não sois de vós mesmos. Quer dizer, seu corpo não é seu. Você é de Deus. E seu corpo agora é de Deus também. Você é uma alma. E sua alma esta habitando nesse corpo, porém, esse corpo não pertence a sua alma, esse corpo é morada do Espírito Santo. E isso significa que você mora de aluguel na casa que pertence a Deus.

Logo, tudo que você for fazer com este corpo, ou para este corpo, deve passar pelo crivo do dono da casa. Pois morando de aluguel, eu não posso fazer alterações na casa, sem consultar o dono. Quem tem essa consciência já entendeu o que significa ser morada do Espírito Santo.

Pois a partir daí, vamos nos preocupar com tudo que fazemos, e iremos perguntar: Posso fazer isso? Posso fazer aquilo? Deus permite? O Espírito Santo se agrada? É como esta escrito: Quer comais, quer bebais, fazei tudo para glória de Deus. (1Co 10:31).

Para quem tem comunhão com o Espírito Santo essas perguntas são respondidas automaticamente, pois o Espírito Santo testifica com o nosso espírito. (Rm 8:16). É por isso que, um irmão que não estudou teologia, sabe pelo Espírito Santo, que ele não pode sair em público na rua sem camisa. E a irmã que não conhece a bíblia toda, pelo Espírito Santo, sabe que não é agradável a Deus usar roupa curta ou fina transparente e colada demais.

Porém, essa comunhão com o Espírito Santo pode ser perdida, de maneira que, a pessoa só saberá a vontade do Espírito, se alguém a ensinar. Pois Paulo chama de carnais e meninos os mesmos que são morada do Espírito Santo.

Entenda, eles são morada do Espírito, eles tem o Espírito Santo. E mesmo assim são carnais e meninos. Ou seja, o sentido de ser carnal aqui não é ser vazio do Espírito como os ímpios que não temem a Deus. Ser carnal aqui é não entender que você é morada do Espírito Santo, e por causa disso, você não tem comunhão com Ele.

Olha o que Paulo diz: Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9).

Ou seja, se eu não tenho o Espírito Santo na minha vida, então eu não sou de Cristo. Somente aqueles que tem o Espírito Santo, são de Cristo. Mas nem todos os que tem o Espírito Santo são espirituais. Paulo esta falando com pessoas que tem o Espírito Santo, mas não sabem que tem, e por isso não valorizam o que tem, e não podem ter comunhão com o Espírito Santo.

Paulo diz mais: Não extingais o Espírito. (1 Tessalonicenses 5:19)

Quer dizer que, o Espírito Santo pode ser apagado da minha vida. Ele não sai da minha vida, eu sou de Cristo. Porém, se eu não me conscientizar que sou morada de Deus, logo eu vou diminuir a ação do Espírito Santo em mim sendo sempre um cristão carnal que não se deixa guiar pelo Espírito.

Então, o que significa ser morada do Espírito Santo?

Significa ser guiado pelo Espírito de Deus. E a forma como seremos guiados, é pela consciência aonde o Espírito testifica, mas também pela palavra de Deus, porque ela é a espada do Espírito (Ef 6:17) e isso quer dizer que, o Espírito Santo trabalha em nós usando a santa palavra que é:

… viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

Como Ser Guiado pelo Espírito Santo?

A forma básica como seremos guiados pelo Espírito, tem um princípio simples. Entenda que você só pode, ou só deveria fazer com este corpo, as coisas que agradam a Deus, o Espírito Santo.

Quando Paulo diz: E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (2 Coríntios 6:16)

Esta falando do alimento para a alma. Pois no contexto, ele se refere a jugo desigual, não de casamento, mas de relacionamentos, amizades. Pois as nossas amizades alimentam a nossa alma com sentimentos e moldam o nosso comportamento definindo assim o caráter. Pois como esta escrito: as más conversações corrompem os bons costumes. (1Co 15:33).

Ser guiado pelo Espírito começa por definir melhor as suas amizades. As pessoas com quem costuma conversar diariamente ou semanalmente. Pois que acordo há entre luz e trevas?

Então pergunte: Essa amizade agrada a Deus? Seguir essa pessoa na rede social agrada a Deus? Essas postagens agradam a Deus? É isso que o Espírito Santo gostaria de ver? É isso que o Espírito Santo gostaria de ouvir?

Porque se o corpo não é seu, então os olhos e ouvidos também não são. Tudo que você vê, ouve e fala deve ser do agrado do dono do corpo, o Espírito Santo.

Então devemos ter cuidado com o que alimenta a nossa alma cortando da nossa dieta tudo que pode ser tóxico. E não somente isso, mas também, o que fazemos com o nosso corpo deve passar pelo crivo da vontade do Espírito, a bíblia. Paulo diz:

Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. (1 Coríntios 6:15-17)

Isso é simples. Como o corpo não é meu, é de Deus, e embora minha alma esteja nesse corpo, ela não é dona dele, mas sim o dono é o Espírito Santo. Então não posso entregar o meu corpo para alguém que não é de Deus.

O meu corpo só pode ser entregue para alguém que é de Deus, nos moldes e padrões que Deus estabeleceu, o casamento. E não somente isso, toda vez que eu mostro demais o meu corpo, estou entregando ele para alguém. Porque Jesus disse que, pensar em fazer, equivale a ter feito, diante de Deus. Esta escrito:

Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. (Mateus 5:28)

Quer dizer que, para Deus, se você pensou em pecar, no seu coração já pecou. E diante de Deus você é um adúltero, ainda que diante dos homens você não tenha feito nada demais.

Pois para os homens nessa terra. Nada demais olhar para uma mulher. Nada demais fantasiar. Nada demais vestir roupas provocantes. Nada demais provocar desejo nos outros.

Mas diante de Deus, é pecado em cima de pecado. O Espírito Santo esta em você, tudo que você se permite ver, o Espírito esta vendo. E tudo que você se permite ouvir e pensar, o Espírito esta ouvindo. Logo, você tem o Espírito Santo dentro de si, mas esta permitindo o lixo do pecado entrar na mesma casa onde mora o Espírito. Isso é uma real profanação do templo de Deus.

Tanto aquele que cobiça, quanto aquele que provoca lascívia mostrando seu corpo, ambos estão se entregando a fornicação e adultério diante do Senhor. E não posso entregar o corpo de Cristo á uma meretriz.

Alguém poderá dizer: “A culpa é da mulher que mostra o corpo.” E alguém poderá dizer: “A culpa é do homem pervertido.” Porém, procurar culpados não importa, é tudo pecado, ambos estão pecando, esfriando o agir do Espírito, usando o templo do Senhor como se fosse um templo pagão, pois os deuses pagãos é que fazem cultos de orgias sexuais. Não podemos profanar o templo do Senhor com esses comportamentos ou pensamentos.

Você quer ser guiado pelo Espírito Santo? Então primeiro é preciso fazer uma faxina na casa. Uma purificação no templo, como fez Jesus, derrubando as mesas dos cambistas e dos que vendiam pombas… Faça uma faxina no templo do Espírito Santo, uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias.

E após fazer a faxina e tirar toda impureza, fica a pergunta: Com o quê vamos preencher o templo do Espírito? Jesus disse: “A minha casa será chamada casa de oração”.

Vamos preencher esse templo com oração, isto é, comunhão plena, absoluta e ininterrupta com Deus. Ora, Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (1 Coríntios 6:13)

E é por isso que Deus é apenas Espírito (Jo 4:24), porque já tem um corpo para habitar.

Como Alimentar o Templo do Espírito Santo

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.

Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis,

Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?

Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. (1 Coríntios 3:1-6).

Queridos, quando Paulo vai explicar o que significa ser templo do Espírito Santo, em 1 Coríntios 3, ele fala do alimento, aquilo que edifica o templo. Primeiro com leite, depois com alimento sólido.

O leite é forma de falar com carnais. O alimento sólido é a forma de falar com espirituais. Para os carnais e meninos em Cristo, damos leite, aquilo que é básico fundamental. Para os espirituais, damos alimento sólido.

Mas nenhum alimento fará efeito, se o seu coração estiver dividido dizendo: “eu sou de Paulo, e eu de Apolo”. Pois o cristão precisa entender que Deus dá o crescimento. E que o trabalho de Paulo e o de Apolo são parte de uma grande construção, ou de uma grande lavoura. Em outras palavras, são pequenos demais se comparado com a obra inteira á qual Deus esta fazendo crescer.

Ele diz: “eu plantei, Apolo regou.” Plantar é jogar sementes. E regar é jogar água. Ambas as coisas são inúteis sozinhas. Não adianta só jogar semente e não adianta só jogar água. É preciso fazer os dois de forma combinada. Por isso não dá para dizer: “Eu sou de Paulo, e eu de Apolo”.

A semente é um tipo legal da palavra de Deus, e se refere ao ensino e a pregação. E a água é um tipo legal do mover do Espírito Santo. De maneira que, precisamos de semente, palavra, mas também precisamos de água, mover do Espírito.

Precisamos ouvir estudos e ministrações, mas também precisamos mergulhar nas águas do Espírito Santo. Crescendo assim na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus.

Qual a Importância de Ser Morada do Espírito Santo?

Agora que já entendemos que devemos nos abster de tudo que não agrada a Deus, e devemos nos alimentar da semente e da água, graça e conhecimento andam juntas. Logo precisamos entender o motivo de tudo isso. E por que é tão importante o Espírito Santo morar em nós.

Se precisamos da semente e da água, logo você não pode buscar somente um, porque seu corpo precisa dos dois. Porém aqui entramos em xeque, porque esse alimento (semente e água) é para a alma e o espírito e não para o corpo em si. Então significa que, não somente o nosso corpo é morada do Espírito Santo, mas também a nossa alma e o nosso espírito. Como esta escrito:

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5:23).

Em outras palavras, todo nosso corpo, alma e espírito são morada de Deus. E pertencem a Deus. E de fato, em todos os sentidos, não somos de nós mesmos. Se você já entendeu que seu corpo não é seu, agora vamos subir o nível, entendendo também que nem a nossa mente é nossa, isto é, nossa alma é também morada do Espírito Santo e nosso espírito é também morada de Deus. Tudo em nós, é de Deus e para Deus. (Rm 11:36).

E qual a importância disso? Existe muita importância em pertencermos a Deus. Mas acredito que, a principal delas é a salvação. Salvação não é apenas ser perdoado por Cristo, ou ser lavado e remido pelo sangue de Cristo. Salvação plena é vida eterna. Quando entrarmos na vida eterna, então sim teremos alcançando a salvação das nossas almas. (1Pe 1:9).

Paulo ensinou aos Efésios que o Espírito Santo em nós, é garantia de vida eterna com Deus, quando disse:

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. (Efésios 1:13,14)

Sem o Espírito Santo, não é possível entrar no céu. Se você tem o Espírito de Deus em sua vida, logo seu lugar no céu esta guardado. Pois uma coisa é certa, aqueles que vivem apagando o Espírito, logo perderão a presença do Espírito. Pois não é possível viver apagando o Espírito sem acrescentar pecados no seu dia a dia, aqueles pequenos, que são mais perigosos, pois causam a ilusão de que “não é nada demais”.

Não podemos seguir o caminho de Saul, que insistiu na desobediência e apagou tanto o Espírito, que este se retirou dele. Por isso é importante andar no Espírito, ser guiado por Deus fazendo a vontade do Espírito Santo.

Pois é Ele quem garante que entraremos no céu para a vida eterna. Pois no dia do arrebatamento da igreja, é o Espírito Santo quem vai nos arrebatar, uma vez que essa função é somente dele.

  • Foi pelo Espírito que Enoque foi arrebatado. (Gn 5:24).
  • Foi pelo Espírito que Elias era arrebatado de um lugar a outro e depois ao céu. (1Rs 18:12. 2Rs 2:11)
  • Foi pelo Espírito que Filipe foi arrebatado de perto do Eunuco para Azoto. (At 8:39,40)
  • Foi pelo Espírito que Paulo foi arrebatado até o terceiro céu. (2Co 12:1-4).

Assim também é o Espírito Santo quem vai arrebatar a igreja, primeiro transformando o nosso corpo mortal em imortal, e fazendo tudo que é corruptível se tronar incorruptível. E depois nos levará pelos ares, voaremos pelos céus, ao encontro de Cristo e estaremos para sempre com o Senhor (1Co 15:51-58. 1Ts 4:15-18).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies