Sabedoria de Deus para Tudo | Tiago 1.5

Sabedoria de Deus para Tudo

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1:5).

Você tem medo de ser sábio? Pois qual outro motivo te levaria a rejeitar a sabedoria senão o medo?

Todo aquele que busca sabedoria possui a humildade de reconhecer que precisa dela. Os orgulhosos não a buscam, porque dizem: Eu não preciso, já sou sábio! Isso é orgulho e tolice.

A boa notícia é que Deus quer te dar sabedoria. O Senhor esta esperando apenas você pedir. E por quê? Por que Deus espera que você peça?

Simples. É porque para pedir sabedoria é necessário baixar o nível de orgulho, ter humildade, mansidão, quebrantar o espírito e se achegar a Deus.

Em outras palavras. Pedir sabedoria a Deus já é uma grande e sábia decisão. A bíblia diz:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. (Mt 7:7,8).

É só pedir e Deus lhe dará. Dará uma sabedoria tal, que até você mesmo ficará impressionado com suas atitudes e comportamentos. Pois a sabedoria que vem de Deus não são palavras bonitas, mas sim um comportamento sábio. A bíblia diz:

Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.

Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa.

Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. (Tiago 3:13-17).

Esta bem claro, a sabedoria que vem do alto, isto é,  a sabedoria que Deus nos dá. Ela possui 7 características.

  1. Pura = Anda em santidade.
  2. Pacífica = Mansidão.
  3. Tratável = Adaptável, humilde, apto para aprender coisas novas.
  4. Cheia de misericórdia = Sabe se colocar no lugar dos outros.
  5. Bons frutos = Obras que glorificam a Deus.
  6. Imparcial = Justa.
  7. Sem hipocrisia = Sincera.

Tudo isso é sobre comportamento e não sobre palavras bonitas. Afinal, as palavras vêm do que tem em abundância no coração (Mt 12:34).

Logo, as palavras bonitas são uma consequência de quem tem o coração cheio de sabedoria, ou seja, coração cheio de pureza, paz, humildade, misericórdia, boas obras, justiça e sinceridade.

Muitos irmãos e irmãs que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos, ou que nunca tiveram boas notas na escola, ou ainda que foram humilhados quando criança duvidando de sua inteligência, acabam tendo timidez ao estudo e a sabedoria.

Eles pensam coisas como:

“Meu pai sempre me chamou de burro, então não adianta tentar estudar.”

“Não entra nada na minha cabeça, por isso não vou tentar ler a bíblia”.

“Não sou inteligente, estudar e ler não são pra mim”.

Meus queridos irmãos, a sabedoria verdadeira vem de Deus. A bíblia diz:

E, se clamares por entendimento, e por inteligência alçares a tua voz,
se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus.
Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.
(Provérbios 2:3-6)

Afinal, fica fácil resolver qualquer problema na vida quando seu coração estiver cheio de pureza, paz, humildade, misericórdia, boas obras, justiça e sinceridade. Isso é a verdadeira sabedoria que vem de Deus. (Tg 3:13-18).

Que o Santo Espírito encha seu coração com essa sabedoria divina, e sua vida será mais fácil e tranquila, as portas da liderança se abrirão para você, não por causa de diplomas, mas sim por causa da tua sabedoria.

O cristão é filho de Deus, portanto um representante do Senhor na Terra. Comece a pedir sabedoria hoje mesmo em nome de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este sitio web utiliza cookies para que usted tenga la mejor experiencia de usuario. Si continúa navegando está dando su consentimiento para la aceptación de las mencionadas cookies y la aceptación de nuestra política de cookies, pinche el enlace para mayor información.plugin cookies

ACEPTAR
Aviso de cookies