Ícone do site Pregador Manasses

Como vou saber se sou Profeta ou Profetiza de Deus?

Eis um assunto que sempre gera controvérsias, mesmo que você seja PHD em Teologia, sempre alguém vai discordar do seu ponto de vista. Falar de profetas e profecias é tão complexo que cada religião, seita, heresia etc tem um parecer diferente. Mas apenas quero explicar, com meu pouco conhecimento, o que exatamente revela um profeta, ou pelo menos o que todos Eles têm em comum.
Antes de qualquer coisa é necessário e fundamental responder algumas perguntas como:

 Se você sabe ou acha que sabe a resposta para essas perguntas e for diferente das que vou apresentar abaixo, deixe seu comentário, ora todos podemos aprender. Pois sabemos que existem mais de uma resposta a cada pergunta dessas, mas serei breve.

O que é um Profeta?
Não se aplica nessa resposta, voltarmos ao Grego e Hebraico. Porque queremos definir não a palavra “profeta” mas a pessoa do profeta, que não é a novela “O profeta” onde a mídia tentou transmitir uma imagem errada do que é um profeta. Pois este não é advinho, nem medium, nem tem nenhum dom natural de nascença. Profeta simplesmente é Porta voz do Deus Altíssimo.
Por quê Deus precisa ou prefere falar através de um homem? É simples, são os homens que tem a necessidade de serem preenchidos por Deus. Se você me perguntar o que sinto após ministrar a palavra e ser usado por Deus; Eu te responderia de boca cheia:
-Me sinto completo e Realizado!

O que faz um profeta?
Depende do que Deus quer fazer com ele, como também depende da intimidade do homem para com Deus.
A coragem do profeta pode fazer diferença na hora de Deus falar ao seu povo. Porque na maioria dos casos Deus vem para corrigir e exortar. Entenda que temos defeitos e cometemos muitos erros. Por isso, como crianças, precisamos de constante orientação. Se alguém se diz profeta e nunca trouxe palavra de orientação, conserto, exortação, repreensão e disciplina! Seu ministério deve ser questionado. Mas não confunda as coisas, por  exemplo, conheço um pregador que costumeiramente prega uma palavra ‘forte’ e após a mensagem os irmãos fazem fila para receber oração e ao orar, esse pregador, entrega inúmeras profecias, quase que uma profecia para cada irmão. Interessante é que todas são de bença e vitória. E ai? Devemos questionar esse ministério porque não entrega nenhuma profecia de correção? Evidente que não. Por quê?
Porque os irmãos que vem pedir oração não viriam se estivesse dando tudo certo em suas vidas. Esses irmãos, estão marcados com as pedradas e açoitados com as tribulações, é normal Deus usar seu servo para lhes dar uma palavra de ânimo e incentivo, renovando suas forças e esperanças. Agora, os que não pedem oração, geralmente, estão em cima de seus pedestais e acham que não precisam de oração ou tem medo do que vão ouvir.

Quem pode ser  Profeta?
Existem, conforme meu conhecimento, apenas um tipo de pessoa que pode ser profeta! Todo aquele que for chamado por Deus para o ofício. Mas todo aquele que, mesmo que só por um momento receber de Deus o seu Espírito, também vai profetizar. Como no caso dos setenta de Moisés que receberam uma porção do Espírito que estava em Moisés e profetizaram no momento. Mas depois nunca mais profetizaram. Semelhante ao caso de Saul que enviou soldados á Rama para lhe trazerem a Davi que estava com Samuel; e estes profetizaram! Saul enviou outros e estes também profetizaram, logo Saul foi, ele mesmo para Rama e ao se aproximar do lugar aonde estavam Davi, Samuel e outros profetas. Saul também profetizou.
Ref. Números 11:16 em diante! I Samuel 19:18 em diante.

O que é Dom de Profecia?
Faz parte de um dos nove dons espirituais dados pelo Espírito de Deus e listado por Paulo em I Coríntios 12.
Entenda que esses dons são ferramentas da parte de Deus para nós. E como ferramentas iremos usar no momento oportuno. Mas há ferramentas que só podemos usar se Deus intervir. E existe ferramenta que podemos usar no momento que quisermos. Exemplo, o dom de variedade de línguas! É um que podemos usar a qualquer momento. Você que é batizado com Espírito Santo e fala em línguas (por que falar em línguas é o único sinal do batismo com Espírito Santo), sabe que pode falar em líguas agora mesmo, seja aquelas primeiras que você recebeu no batismo ou ainda as demais que desceram posteriormente. Outro exemplo, seria o dom de interpretação, quem tem esse dom sabe que só pode interpretar líguas quando Deus deseja que isso seja feito.
Já o dom de profecia funciona das duas formas. Podemos profetizar quando quisermos e vamos profetizar sempre que Deus mandar! Mas cuidado com um detalhe! Para profetizar a qualquer momento você precisa estar com a sua vida no altar, caso contrário, suas palavras não terão efeito algum. Por outro lado, mesmo que sua vida não esteja no altar, quando Deus quer, ele vai te usar em profecia assim mesmo.(quando falo de vida fora do altar, não falo de pecado mas sim de relaxo na vida espiritual, como quando o crente ora menos, busca menos e etc).

Existem várias formas de saber, descobrir e entender se você é Profeta ou não.

1º Através de profecias. Deus sempre confirma suas palavras, por que os homens são falhos. Se você recebeu duas ou mais profecias de pessoas que não se conhecem ou que não te conhecem. Já podemos ter 30% de certeza que você é um profeta de Deus.

2º Através da bíblia. Deus fala através da sua palavra. E a palavra de Deus não precisa de julgamento como as profecias. A palavra de Deus também não precisa de confirmação. Mas como existe a possibilidade de interpretação errada ou de coincidência. Isso te dá 50% de certeza do seu chamado.

3º Através do Espírito Santo. Que fala e trabalha em seu coração. Como você se sente em relação a possibilidade de ser um Profeta do Deus Altíssimo? Pois todo aquele que foi chamado tem um desejo no coração de fazer a vontade do Senhor, pois isso vem do Espírito de Deus que esta em você! É ele quem convence o homem do pecado e da justiça. É o Espírito Santo que te faz sentir o chamado de Deus, e derramará a unção profética sobre você. Se você sente no seu coração essa vocação, ainda que profeta nenhum confirme em profecia, você já tem os 100% de certeza. Lembre-se do maior profeta já nascido de mulher, João Batista! Ninguém confirmou seu chamado, como então ele se descobriu um profeta de Deus?

Existem casos, onde a pessoa já é usada em profecia e fica se perguntando será que sou profeta! Para pessoas assim, digo que deviam levar o chamado mais a sério. Deus não é deus de confusão e não se deixa escarnecer.